Estaleiros de Viana recebem 2,9 milhões

  • 2 Respostas
  • 2495 Visualizações
*

antoninho

  • Analista
  • ***
  • 678
  • Recebeu: 108 vez(es)
  • Enviou: 7 vez(es)
  • +10/-10
Estaleiros de Viana recebem 2,9 milhões
« em: Setembro 09, 2006, 10:11:06 pm »
Estaleiros de Viana recebem 2,9 milhões


Paulo Julião

Em Viana do Castelo       
Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) viram aprovada uma ajuda financeira, por parte do Estado, de quase três milhões de euros, para a construção, até 2008, de sete navios porta-contentores. O apoio está, ainda, dependente de autorização comunitária, mas em 2005, devido a um "engano" nos dados enviados pelo Governo português para Bruxelas, um subsídio idêntico, no valor de 2,5 milhões de euros, ficou por liquidar.

A ajuda financeira aos estaleiros - controlados pela holding pública de defesa Empordef envolve 2,9 milhões de euros de comparticipação à construção de sete navios porta- -contentores - um para a Mutualista Açoreana e seis para dois armadores alemães. Este subsídio está previsto no "mecanismo temporário de defesa do sector da construção naval", segundo proposta da Direcção-Geral da Empresa e na sequência de "um pedido de apoio financeiro solicitado pelos ENVC".

Para receber os auxílio, a empresa terá de concretizar a entrega das construções nos prazos inicialmente contratados, entre 4 de Fevereiro e 31 de Março de 2008. Este tipo, cujo pagamento depende ainda da aprovação de Bruxelas, de apoio é atribuído regularmente e está previsto pela Comissão Europeia, de forma a ajudar os estaleiros de velho continente a contrariar a oferta asiática, com custos de construção normalmente mais reduzidos.

Contactada pelo DN, a administração dos ENVC rejeitou prestar declarações sobre o assunto, mas recentemente, admitiu que devido a um "engano" nas contas enviadas em 2005 para Bruxelas pelo Governo Português, essa compensação acabou por não ser atribuída. Em causa está um apoio de 6% nos contratos celebrados pelos diferentes Estados da UE e no caso dos ENVC, representaria 2,5 milhões de euros.

A empresa de Viana do Castelo conta uma carteira de encomendas que ronda os mil milhões de euros, recentemente valorizada com o reforço das construções para o armador alemão Jungerhans. Para este grupo, os estaleiros vão construir, até 2008, oito porta-contentores, num negócio de 115 milhões de euros também subsidiado por estes apoios. No plano nacional, concorreu à construção de um ferryboat para os Açores. Mas os principais negócios até 2012, são com a Marinha, com a construção de dez Navios de Patrulha Oceânica, um Navio Polivalente Logístico e cinco Lanchas de Fiscalização Costeira.


p.s- O estado português dá dinheiro para se construir porta-contentores para a Alemanha, agora pergunto se não o poderia fazer para os npo atravé do pidac ou o diabo que o valha, pelos vistos temos que dar subsidios aos transportadores navais alemães.....
Alguma alma caridosa me explique que eu cada vêz percebo menos....
 

*

Yosy

  • Especialista
  • ****
  • 1079
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Setembro 09, 2006, 11:41:47 pm »
^^^^^pode ser uma contrapartida nossa: os alemães já nos ajudam-nos com armas e com a construção dos 2 novos submarinos.

Além de que navios mercantes são muito, muito diferentes de navios de guerra.
 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
Re: Estaleiros de Viana recebem 2,9 milhões
« Responder #2 em: Setembro 10, 2006, 03:13:53 am »
Citação de: "antoninho"
p.s- O estado português dá dinheiro para se construir porta-contentores para a Alemanha, agora pergunto se não o poderia fazer para os npo atravé do pidac ou o diabo que o valha, pelos vistos temos que dar subsidios aos transportadores navais alemães.....
Alguma alma caridosa me explique que eu cada vêz percebo menos....


Eu penso que os ENVC também receberam ajudas relativamente aos NPO. Só não percebo é porque o Estado ajuda os ENVC a produzir 8 navios num espaço num ano, ao mesmo tempo que os NPO se atrasam 1 ano. Até parece que os ENVC simplesmente contam que encomendas da Marinha estão "no papo" e podem esperar o tempo necessário..

Já agora, alguém me pode dizer se os ENVC têm mão-de-obra para construir os NPOs e os porta-contentores ao mesmo tempo? E o LPD?