Companhia Independente Caçadores Especiais 89- RI2 Abrantes

  • 5 Respostas
  • 6743 Visualizações
*

routechecker

  • Membro
  • *
  • 93
  • +0/-0
Companhia Independente Caçadores Especiais 89- RI2 Abrantes
« em: Junho 13, 2007, 07:15:37 pm »
Santas tardes,

Algum dos experts em historia militar me pode dar alguma indicação sobre onde encontrar infos relativas à  Companhia referida no titulo?
O meu pai foi Cabo enfermeiro nela em Angola no iniçio das Campanhas Ultramarinas no periodo 1961/1963.
Tenho procurado informação na net, no entanto tém sido infrutifero.
Estranho, já que foi uma das primeiras companhias a ser enviadas para o teatro por meio aéreo.
A àrea de operações duranto os dois anos de comissão inclui Quitexe, Santa Eulàlia, Carmona e Luso.
Agradecimentos antecipados.
rgds
When people speak to you about a preventive war, you tell them to go and fight it. After my experience, I have come to hate war. War settles nothing: Dwight David Eisenhower : 34th president of the United States, 1890-1969
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2456
  • Recebeu: 894 vez(es)
  • Enviou: 3093 vez(es)
  • +534/-73
(sem assunto)
« Responder #1 em: Junho 14, 2007, 12:18:06 pm »
O site de uma outra companhia, a 4ª CCE pode ser um início se contactar o webmaster talvez ele tenha alguma informação ou contacto de militares das CCE's existentes na altura.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

Artic Fusion

  • Membro
  • *
  • 148
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Junho 14, 2007, 08:27:34 pm »
Hum...não conhecia essa companhia, pensei que a única independente era a 201.   :?
 

*

routechecker

  • Membro
  • *
  • 93
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Junho 15, 2007, 05:20:39 pm »
Outra questão "bizarra".
Nas listas das unidades que operaram em Angola durante todo o conflito em http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria: ... e_Portugal sò a 89 é identificada com a expressão C.At (C.Caç 89/1ª C.At).
Alguma luz sobre a abreviação e sobre ser a unica a ter ?

rgds
When people speak to you about a preventive war, you tell them to go and fight it. After my experience, I have come to hate war. War settles nothing: Dwight David Eisenhower : 34th president of the United States, 1890-1969
 

*

NaVeG

  • 25
  • +0/-0
CCac89/RI2-Abrantes - Angola, Abr61>Abr63
« Responder #4 em: Agosto 01, 2008, 02:13:27 am »
A Companhia de Caçadores Especiais nº89, também conhecida por 1ªCAt do RIL (Companhia de Atiradores do Regimento de Infantaria de Luanda, anos depois designado RI20), desembarcou no aeroporto Craveiro Lopes (Luanda) em 19Abr61, juntamente com: cerca de uma centena de militares mobilizados pelo RI6-Porto e que constituíam o 1ºCmdOp (Comando Operacional do Congo, a ser imediatamente instalado em Carmona sob comando do coronel de infantaria Joaquim Luciano Marafusta Marreiros); e o 2º contingente de tropas pára-quedistas (que iria constituir a 2ªCCP do BCP21), comandado pelo tenente pára-quedista José Guilherme Rodrigues Rosa Mansilha (com 25 anos de idade).
Ainda no dia 19Abr61, o 1ºCmdOp, a CCE89 e a 2ªCCP foram aerotransportadas para o AB3-Negaje e dali para a capital distrital, Carmona.
A CCE89 era comandada pelo capitão Sampaio Nunes, coadjuvado pelo alferes (actual coronel de infantaria 'comando') Raul Miguel Socorro Folques; este, em 12Jul-05Dez62 fez parte do corpo de instrutores da 1ª Instrução de Comandos no CI21-Zemba (perto da Roça São Paulo, região Calunga-Samba no sector D/ZIN, a leste da fazenda Santa Eulália, em plena selva dos Dembos), e em 28Jul73-12Jun74 comandou na Guiné o BCmds-Brá.
Reproduz-se um dos testemunhos prestados pelo coronel Folques (a pp.695 de "A Guerra de África"»):
- «Em [finais de Junho de] 1961, quando chegámos a Aldeia Viçosa, encontrámos fornos de pão que estavam atulhados. Como tínhamos padeiros na companhia [CCE89], o comandante [capitão de infantaria Sampaio Nunes] achou que era boa ideia desatulharmos um forno para fazermos pão. Quando começámos a desatulhar o forno, começaram a aparecer ossos de crianças. Posteriormente, soubemos que eles [terroristas da UPA] tinham comido crianças bailundas. [...] Os terroristas eram bacongos. Não sei se eram antropófagos ou não. [...] Estou-me a lembrar de termos passado pela Fazenda Santa Isabel, uma fazenda grande [a oes-sudoeste do Quitexe, entre a Fazenda Liberato e o Cólua] no caminho para Aldeia Viçosa. Não me lembro do nome do proprietário mas sei que a um dos homens que ia connosco tinham-lhe matado a família toda. Encontrámos os esqueletos lá. Os esqueletos deviam ser dos brancos que trabalhavam na fazenda, mas também devia haver de muitos bailundos. Eram mortos à machadada.»
«antes morto, que español... »[/b]
 

Re: Companhia Independente Caçadores Especiais 89- RI2 Abran
« Responder #5 em: Março 09, 2014, 07:21:33 pm »
Prezados

Estou a prepara um documentário em vídeo para homenagear os militares de Vila Nova da Barquinha que faleceram na 1ª Grande Guerra e na Guerra de África.
Um desses soldados foi Manuel Gonçalves Curado da Companhia de Caçadores Especiais 89, que faleceu no dia 10/10/1961, a 8km de Vista Alegre para a Ponte Nova do rio Dange.
Solicito informações sobre a dita companhia; alguém que tenha pertencido a esta companhia, alguém que se lembre do ataque e do soldado condutor Manuel Gonçalves Curado.
O contacto pode ser feito para imagensa2@gmail.com ou 960190504.
Cordialmente,

carlos alberto