PT disponível para aquisição amigável da brasileira Telemar

  • 1 Respostas
  • 5678 Visualizações
*

comanche

  • Investigador
  • *****
  • 1779
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Citar
A Portugal Telecom (PT) informou ontem o mercado que não apresentou qualquer proposta de compra da operadora brasileira Telemar. Contudo, a empresa liderada por Henrique Granadeiro está disponível para um entendimento amigável com aquela operadora.

Em declarações ao DN, o presidente da PT (que ontem se encontrava no Brasil), afirmou que "não fizemos uma oferta sobre a Telemar" e não "passa pela cabeça" da PT fazer uma proposta "hostil". Granadeiro sustentou, porém, que está disponível para um "entendimento amigável" com a brasileira Telemar, que pode envolver a troca de participações entre as duas empresas.

Depois de um encontro com o regulador das comunicações brasileiro (Anatel), o presidente da PT afirmou, em Brasília, à agência Lusa, que um entendimento com a Telemar "é uma entre as várias hipóteses" para o alargamento da actuação da PT no sector das telecomunicações no Brasil. O responsável admitiu que já houve conversas com accionistas da operadora brasileira. Granadeiro revelou ainda que um entendimento com ma Telemar não obriga à venda da participação na Vivo.

O Diário Económico noticiou ontem que a PT está a preparar uma oferta amigável sobre a Telemar, uma das maiores operadoras do Brasil, e que o conselho de administração da empresa tinha já aprovado a base da proposta de aquisição. Após um pedido de esclarecimentos por parte da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a PT informou "não ter apresentado qualquer proposta de compra de acções a qualquer accionista da Tele Norte Leste Participações (Telemar)". Porém, a PT destacou que "o mercado brasileiro assume particular relevância dada a participação importante que o grupo aí possui, o que obriga a uma recorrente análise do posicionamento competitivo e desempenho operacional dos activos actualmente detidos, bem como estudo de eventuais opções estratégicas que criem valor para o grupo e seus accionistas".

O Diário Económico referiu que "o objectivo da operadora nacional é lançar uma oferta amigável sobre a empresa brasileira, que opera mais de 40 milhões de linhas em 15 dos 26 estados do Brasil", acrescentando que o sucesso da operação depende de um acordo com o grupo que controla 40% da Telemar.

A informação prestada pela PT estava ontem, ao final do dia, a ser analisada pelo regulador do mercado de capitais, tendo fonte oficial da CMVM admitido que poderão ser pedidos esclarecimentos adicionais à empresa.

Henrique Granadeiro esteve ontem em Brasília, onde se reuniu com o ministro das Comunicações, Hélio Costa, e com o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O presidente da PT pediu às autoridades brasileiras agilidade na promoção de concursos para a concessão de licenças de telefonia móvel. O objectivo é conseguir novas licenças para a Vivo, nomeadamente em Minas Gerais e vários estados do Nordeste.

"O regulador disse-nos que vai acelerar o processo", disse ao DN Henrique Granadeiro.
 

*

|FIT|_Benny

  • 25
  • +0/-0
Re: PT disponível para aquisição amigável da brasileira Telemar
« Responder #1 em: Setembro 06, 2010, 01:10:09 pm »
Ahhhhh
Esse é outro assunto que muito me interessa.
Eu além de estar cursando universidade de Geografia, sou técnico em telecomunicações, e trabalho nessa área desde 1998, quando ainda existia o sistema Telebrás.

A Telemar tem uma concessão do governo, isso quer dizer, caso haja interesse do governo, ao final do contrato de concessão a mesma possa voltar a ser estatal. (Mesmo que eu não aceredite nisso).

A PT Telecom pode sim ter participação na mesma, aliás, qualquer um pode, a Telemar tem suas ações negociadas na BOVESPA.

Outra coisa, é que o mercado de telecomunicações no Brasil é um dos mais lucrativos do mundo. Não é a toa que o Mexicano Carlos Slim está tentando dominar esse mercado e se firmar de vez como o  homem mais rico do mundo. Ele não é empresário das  telecomunicações, é investidor em telecom, se um dia as telecomunicações passarem a não dar mais lucro, o mesmo saí e vai vender bananas, se assim for interessante.

No Brasil, as pessoas quanto mais se tem dinheiro, mais fazem render o mesmo. Já os menos favorecidos, ficam estagnados sem opções cabíveis.

Abçs.
Benny
"...Há amigos mais chegados que um irmão..." Provérbios 18.24
Viajar é viver: http://www.penaviagem.blogspot.com