Programa de substituição do C-130

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Charlie Jaguar

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #945 em: Setembro 29, 2017, 03:08:06 pm »
Segura? Os mesmos C-130 que a RAF queixava-se quando os adquiriu e que levaram uma forte porrada com anos e anos de guerras em cima?! Aposto que têm mais horas de voo que os nossos.

Sim! Segura. Ao alcance da nossa "bolsa". Ou estás convencido que virão esses "Ká-Cês"?
Estas aeronaves não estiveram ao serviço das forças aéreas das Filipinas, Bangladesh, Equador, Indonésia ou mesmo Portugal. Estiveram ao serviço da Royal Air Force. São aeronaves impecavelmente mantidas.
Os austriacos, polacos e romenos adquiriram C-130 da versão antiga à RAF e vieram em muito bom estado, tendo igualmente participado em guerras (Falklands, Iraque etc.)
Tive a oportunidade de ler algures na net há cerca de 2 anos num documento oficial que os planos para o futuro dos C-130J's seria vender os de versão alongada e os da versão normal seriam convertidos exclusivamente para missões de operações especiais. Não sei se ainda essa intenção se mantém hoje.

Da AFM de Setembro:
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Service life extension for Hercules

THE UK Ministry of Defence (MOD) has announced a servisse life extension for the RAF’s C-130J Hercules fleet. The programme will include a structural upgrade and will keep the airlifters in service until 2035. The £110m contract announced on July 14 includes replacing the centre wingboxes on its 14 Hercules C4 (C-130J-30) aircraft. Marshall Aerospace and Defence Group will undertake the work at Cambridge Airport. According to Marshall:“The [replacement] units provide durability enhancements and allow sustained centrewing service life that is two to three times longer than the original centre wingboxes.”

Da Jane's:

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Bahrain to get ex-RAF C-130Js
Jeremy Binnie - IHS Jane's Defence Weekly
30 August 2017

Bahrain has bought two ex-Royal Air Force (RAF) C-130J transport aircraft, the UK Ministry of Defence has confirmed. It told Jane's on 30 August the two aircraft are currently being refurbished at the Marshall Aerospace and Defence Group facilities at Cambridge Airport under the government-to-government deal. It said the value of the sale is commercially sensitive and cannot be released.

The RAF’s 10 C-130J C5 aircraft are being retired early, but 14 more heavily used, shorter-body C4 variants are being retained and upgraded.
http://www.janes.com/article/73437/bahrain-to-get-ex-raf-c-130js

 :conf:

Do DefenseWorld:

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Bangladesh To Buy Two RAF C130J Transport Planes
02:41 PM, July 8, 2017

Bangladesh has entered into a Government-to-government deal with the United Kingdom to purchase two C-130J C5 tactical transport aircraft to boost transport capabilities of its air force. Financed under the FY 2017-2018 defense budget, Bangladesh will become the ninth operator of the C-130J C5 in Asia, bdmilitary.com reported Thursday. However, the details are not known yet. Dhaka currently has four Lockheed C-130E Hercules aircraft and two Let L-410 Turbolet Transport aircraft in its transport aircraft fleet.

The C5 variant of the C-130J has been modified and upgraded to include new Allison AE turboprop engines and Dowty Aerospace six-bladed composite propellers. The C-130J is used for tactical operations, parachute insertions and air dispatch of cargo.

http://www.defenseworld.net/news/19809/Bangladesh_To_Buy_Two_RAF_C130J_Transport_Planes#.Wc5RS7SouHs

A este ritmo de vendas não sei se sobrariam (sobrarão) muitos C-130J passíveis de ser comprados para a FAP. E do que conheço e ouço falar, infelizmente neste momento muito dificilmente o KC-390 não deixará de ser o substituto dos C-130H/H-30 na Esquadra 501.


P.S. Uns quantos Hawk T.2 para substituir os Alpha-Jet A é que era...  ;D ;)
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #946 em: Setembro 29, 2017, 03:35:39 pm »
E os Hawk T2 ainda estarão em condições e com tempo de vida util ou seria mais uma medida de "desenrasque!?
 :snipersmile:
 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #947 em: Setembro 29, 2017, 06:23:41 pm »
E os Hawk T2 ainda estarão em condições e com tempo de vida util ou seria mais uma medida de "desenrasque!?
 :snipersmile:

O T.2 é o mais recente (Hawk Mk.128), que entrou ao serviço há poucos anos atrás. Não é o T.1 que milita na RAF desde 1976 porque para isso mantínhamos os Alpha-Jet.  ;)

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #948 em: Outubro 04, 2017, 11:45:18 am »
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Governo prevê dotação de 270 ME para Programação Militar em 2018
Agência Lusa / País / 02 Out 2017 / 18:03 H.

O Governo vai inscrever uma dotação de 270 milhões de euros no reequipamento e modernização das Forças Armadas em 2018, ano em que a Lei de Programação Militar será revista para vigorar a partir do ano seguinte. Tal como nos dois anos anteriores, a Lei de Programação Militar (LPM) não sofrerá cativações em 2018, adiantou à Lusa fonte do Ministério da Defesa Nacional. A lei estabelece a programação do investimento público das Forças Armadas em armamento e equipamento, visando a modernização do sistema de forças dos ramos e será revista em 2018 para entrar em vigor em 2019.

Para o próximo ano, os principais projectos são a aquisição de serviços de desmilitarização de munições e explosivos, a manutenção dos helicópteros EH-101, cujo processo de negociação do contrato de manutenção dos motores ainda decorre, e a modernização dos C-130 para prolongar a vida útil das aeronaves até à sua substituição pelos KC-390. O Governo espera as primeiras três aeronaves KC-390 a operar em fase de adaptação até ao final de 2021. A equipa que foi nomeada em agosto para estudar as opções de financiamento das aeronaves, custos associados e calendário, tem de apresentar ao ministro da Defesa um relatório até ao próximo dia 26 de outubro. Sem falar em valores, o ministro da Defesa, Azeredo Lopes, referiu no passado dia 04 de setembro que a aquisição de cinco ou seis aviões de carga KC-390 representa um “investimento pesado” do Estado português. “Por enquanto”, não está prevista qualquer verba na LPM do próximo ano para este projeto, confirmou fonte do Ministério da Defesa.

A construção dos dois Navios Patrulha Oceânica que a Marinha espera que entrem ao serviço até ao final de 2018, a modernização de “meia vida” das fragatas, dos cinco helicópteros Lynx da Marinha, a modernização dos sistemas de comunicações e a revisão intermédia dos dois submarinos, previsivelmente na Alemanha, mas “com intenção de incluir `know-how´ do Arsenal do Alfeite”, são outros projectos para este ramo militar.

A aquisição de viaturas ligeiras blindadas, de equipamento individual, incluindo arma ligeira, de sistemas de informação e comunicações incluindo viaturas, rádios e módulos, o projecto de artilharia antiaérea e a substituição dos helicópteros da Força Aérea Alouette III, em serviço desde 1963, estão também previstos. A substituição dos helicópteros Alouette III foi autorizada pelo Governo em março passado, prevendo-se um investimento de 20,5 milhões de euros entre 2018 e 2020. Em 2017, a dotação para a LPM foi de 250 milhões de euros.

http://www.dnoticias.pt/pais/governo-preve-dotacao-de-270-me-para-programacao-militar-em-2018-EE2116134
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #949 em: Outubro 04, 2017, 12:03:45 pm »
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Governo prevê dotação de 270 ME para Programação Militar em 2018
Agência Lusa / País / 02 Out 2017 / 18:03 H.

O Governo vai inscrever uma dotação de 270 milhões de euros no reequipamento e modernização das Forças Armadas em 2018, ano em que a Lei de Programação Militar será revista para vigorar a partir do ano seguinte. Tal como nos dois anos anteriores, a Lei de Programação Militar (LPM) não sofrerá cativações em 2018, adiantou à Lusa fonte do Ministério da Defesa Nacional. A lei estabelece a programação do investimento público das Forças Armadas em armamento e equipamento, visando a modernização do sistema de forças dos ramos e será revista em 2018 para entrar em vigor em 2019.

Para o próximo ano, os principais projectos são a aquisição de serviços de desmilitarização de munições e explosivos, a manutenção dos helicópteros EH-101, cujo processo de negociação do contrato de manutenção dos motores ainda decorre, e a modernização dos C-130 para prolongar a vida útil das aeronaves até à sua substituição pelos KC-390. O Governo espera as primeiras três aeronaves KC-390 a operar em fase de adaptação até ao final de 2021. A equipa que foi nomeada em agosto para estudar as opções de financiamento das aeronaves, custos associados e calendário, tem de apresentar ao ministro da Defesa um relatório até ao próximo dia 26 de outubro. Sem falar em valores, o ministro da Defesa, Azeredo Lopes, referiu no passado dia 04 de setembro que a aquisição de cinco ou seis aviões de carga KC-390 representa um “investimento pesado” do Estado português. “Por enquanto”, não está prevista qualquer verba na LPM do próximo ano para este projeto, confirmou fonte do Ministério da Defesa.

http://www.dnoticias.pt/pais/governo-preve-dotacao-de-270-me-para-programacao-militar-em-2018-EE2116134

Ou seja já está mais que decidido que são os C390 que para cá, vem !!!!!!
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #950 em: Outubro 04, 2017, 01:53:20 pm »
 Espera haver o primeiro apertãozinho nas contas públicas a ver se eles vêm.
 

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mafets

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #951 em: Outubro 04, 2017, 02:55:01 pm »
Quem não se lembra dos NH90 e Ec...  ::) :P  Voam que nem uma maravilha, na nossa imaginação (e nas notas dos contribuintes gastas sem que o equipamento cá esteja). Por isso "até ao lavar dos cestos é vindima".  ;) 8)




Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #952 em: Outubro 04, 2017, 10:55:56 pm »
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Governo prevê dotação de 270 ME para Programação Militar em 2018
Agência Lusa / País / 02 Out 2017 / 18:03 H.

O Governo vai inscrever uma dotação de 270 milhões de euros no reequipamento e modernização das Forças Armadas em 2018, ano em que a Lei de Programação Militar será revista para vigorar a partir do ano seguinte. Tal como nos dois anos anteriores, a Lei de Programação Militar (LPM) não sofrerá cativações em 2018, adiantou à Lusa fonte do Ministério da Defesa Nacional. A lei estabelece a programação do investimento público das Forças Armadas em armamento e equipamento, visando a modernização do sistema de forças dos ramos e será revista em 2018 para entrar em vigor em 2019.

Para o próximo ano, os principais projectos são a aquisição de serviços de desmilitarização de munições e explosivos, a manutenção dos helicópteros EH-101, cujo processo de negociação do contrato de manutenção dos motores ainda decorre, e a modernização dos C-130 para prolongar a vida útil das aeronaves até à sua substituição pelos KC-390. O Governo espera as primeiras três aeronaves KC-390 a operar em fase de adaptação até ao final de 2021. A equipa que foi nomeada em agosto para estudar as opções de financiamento das aeronaves, custos associados e calendário, tem de apresentar ao ministro da Defesa um relatório até ao próximo dia 26 de outubro. Sem falar em valores, o ministro da Defesa, Azeredo Lopes, referiu no passado dia 04 de setembro que a aquisição de cinco ou seis aviões de carga KC-390 representa um “investimento pesado” do Estado português. “Por enquanto”, não está prevista qualquer verba na LPM do próximo ano para este projeto, confirmou fonte do Ministério da Defesa.

http://www.dnoticias.pt/pais/governo-preve-dotacao-de-270-me-para-programacao-militar-em-2018-EE2116134

Ou seja já está mais que decidido que são os C390 que para cá, vem !!!!!!

Esta noticia deixa me preocupado!

Uma vez que o dinheiro no proximo ano vai inteiramente para o EH101 será que os outros programas ficaram em banho maria?
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #953 em: Outubro 05, 2017, 12:17:01 pm »
E, para o que interessa neste tópico, fico é curioso para saber a extensão da suposta modernização dos C-130H/H-30 que nos restam.  ::)
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #954 em: Outubro 21, 2017, 02:29:14 pm »
Primeiro incidente conhecido com o KC-390.

http://www.cavok.com.br/blog/incidente-com-aeronave-kc-390-durante-voo-de-certificacao/

Citar
(...) Apesar do Flight Radar 24 não ter a precisão necessária para analisar esse voo, uma fonte muito próxima da Embraer e que não quer se identificar, nos afirmou hoje que o avião militar voava a cerca de 20 mil pés quando sofreu a queda e desceu verticalmente em cerca de um minuto, chegando a pouco mais de 3 mil pés – sobre terreno com aproximadamente dois mil pés de altitude – e os altímetros a bordo travaram no máximo – a fonte afirmou que não é possível avaliar a velocidade máxima atingida pelo avião durante essa queda, que superou quatro G negativos – o suficiente para torcer sua estrutura a ponto de inutilizar o avião para novos voos. A fonte disse ainda que ele soltou pedaços, durante a queda.

https://caixapretadasolange.blogspot.pt/2017/10/plantao-caixas-preta.html

 :o

Go, KC-390... ::)
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #955 em: Outubro 21, 2017, 02:53:14 pm »
Venham 6 pelo menos, para combater os fogos  ??? ::) ::) ::) ::) ::)
 

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Tikuna

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #956 em: Outubro 21, 2017, 08:22:24 pm »
Primeiro incidente conhecido com o KC-390.

http://www.cavok.com.br/blog/incidente-com-aeronave-kc-390-durante-voo-de-certificacao/

Citar
(...) Apesar do Flight Radar 24 não ter a precisão necessária para analisar esse voo, uma fonte muito próxima da Embraer e que não quer se identificar, nos afirmou hoje que o avião militar voava a cerca de 20 mil pés quando sofreu a queda e desceu verticalmente em cerca de um minuto, chegando a pouco mais de 3 mil pés – sobre terreno com aproximadamente dois mil pés de altitude – e os altímetros a bordo travaram no máximo – a fonte afirmou que não é possível avaliar a velocidade máxima atingida pelo avião durante essa queda, que superou quatro G negativos – o suficiente para torcer sua estrutura a ponto de inutilizar o avião para novos voos. A fonte disse ainda que ele soltou pedaços, durante a queda.

https://caixapretadasolange.blogspot.pt/2017/10/plantao-caixas-preta.html

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A Aeronave estava testando Stalls com formação de gelo sobre as asas. Imagine só que essa deve ser a configuração mais complexa de se controllar. De qualquer forma, do Defesanet:



Testes de estol do KC390: pouso não foi uma emergência

Citar

Um protótipo do avião de transporte multimissão KC-390 realizou na manhã de quinta-feira, 12 de outubro, ensaios em voo para situação de estol, que resultam em perda de altitude da aeronave, devido à diminuição da força de sustentação, como parte da campanha de testes para certificação.

Em razão das manobras efetuadas e seguindo os protocolos estabelecidos, a tripulação solicitou retorno antecipado à base, pousando normalmente no aeródromo da companhia em Gavião Peixoto (SP) onde a campanha de ensaios é realizada.

Em caso de real necessidade, os protótipos podem contar com um equipamento de segurança instalado na cauda (na cor laranja) capaz de retornar a aeronave a uma atitude normal de voo, caso entre em perda

Esse procedimento, normal para uma aeronave protótipo que está abrindo seu envelope de voo durante o testes, foi interpretado por pessoas que estavam copiando a frequência rádio de Gavião Peixoto como uma situação de emergência, o que absolutamente não ocorreu.

A reportagem de T&D entrou em contato com a Embraer, e o assunto foi esclarecido através desse comunicado. Tratou-se apenas de mais um dia na atribulada vida de voos de teste realizados pelos dois protótipos.

A entrada em serviço do KC-390 está prevista para acontecer em 2018, conforme o cronograma do programa. Atualmente, dois protótipos do KC-390 somam mais de 1.300 horas de voo.[/s
ize]

Atualmente, dois protótipos do KC-390 somam mais de 1.300 horas de voo.

FONTE: http://tecnodefesa.com.br/testes-de-estol-do-kc390-pouso-nao-foi-uma-emergencia/
 
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #957 em: Outubro 21, 2017, 09:54:53 pm »
Só por curiosidade, alguem me pode dizer qual é o equipamento de emergencia que se vê em cor de laranja na traseira do KC?
 

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Tikuna

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #958 em: Outubro 21, 2017, 11:50:31 pm »
Só por curiosidade, alguem me pode dizer qual é o equipamento de emergencia que se vê em cor de laranja na traseira do KC?

Em um stall (perda de sustentação da aeronave) ou spin (descontrole da aeronave com superfícies não respondendo), as superfícies de control podem ficar inoperantes, fazendo a recuperação ser muito difícil. Aquilo é um SSPRS (SPIN/STALL PARACHUTE RECOVERY SYSTEMS). Um paraquedas é ejetado e dá a aeronave certo arrasto e condições para que retorne ao seu voo controlado.

Um exemplo:



Nos testes a aeronave é levada ao extremo, como nesses últimos que está fazendo de stall, levando a aeronave atá a velocidade minima de sustentação, ainda com "gelo artificial" sobre as asas, justamente para se conhecer seus limites. Por isso a necessidade de equipamentos como este.


Grande abraço
« Última modificação: Outubro 21, 2017, 11:58:35 pm por Tikuna »
 
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« Responder #959 em: Outubro 23, 2017, 10:00:23 pm »
Primeiro incidente conhecido com o KC-390.

http://www.cavok.com.br/blog/incidente-com-aeronave-kc-390-durante-voo-de-certificacao/

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(...) Apesar do Flight Radar 24 não ter a precisão necessária para analisar esse voo, uma fonte muito próxima da Embraer e que não quer se identificar, nos afirmou hoje que o avião militar voava a cerca de 20 mil pés quando sofreu a queda e desceu verticalmente em cerca de um minuto, chegando a pouco mais de 3 mil pés – sobre terreno com aproximadamente dois mil pés de altitude – e os altímetros a bordo travaram no máximo – a fonte afirmou que não é possível avaliar a velocidade máxima atingida pelo avião durante essa queda, que superou quatro G negativos – o suficiente para torcer sua estrutura a ponto de inutilizar o avião para novos voos. A fonte disse ainda que ele soltou pedaços, durante a queda.

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Curioso... várias pessoas com quem falei disseram-me peremptoriamente que a aeronave declarou emergência. Isso também fazia parte do plano de voo do dia em questão?  ::)

É conhecido que aviões com cauda em "T" entram em perda de sustentação (stall) com maior facilidade, e caso se tenha tratado mesmo de um incidente desse género, e por conseguinte não planeado, não vejo porquê estar a escondê-lo. É uma aeronave nova, jovem, "verde", tem de ser obviamente levadas aos seus limites, e se houver coisas a corrigir o tempo é agora.
« Última modificação: Outubro 24, 2017, 11:56:51 am por Charlie Jaguar »
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