Patrulhas Costeiros Classe "Tejo"

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perdadetempo

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Re: Patrulhas Costeiros Classe "Tejo"
« Responder #420 em: Novembro 29, 2016, 02:10:55 am »

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Radar de busca de superfície: Scanter 6000 (o melhor do mercado e os camiões Iveco da GNR/BF do sistema de vigilância da costa têm idênticos, embora de uma geração anterior)
Sistema EO: SeaFLIR 280HD (é um sistema de última geração acessível e com grande capacidade)
Canhão de 30mm Marlin (a marinha de Malta e uma série de guardas costeiras de países pequenos o têm é porque não deve ser assim nenhuma coisa transcendente).

O canhão é mais fácil de entender para um leigo... mas podem, pf, explicar o que se ganhava (ou o que não se consegue fazer) com este radar / EO e com o que vamos ter instalado? Que capacidades não temos?

Já agora, os NPO têm alguma capacidade de patrulha SIGINT? O que seria necessário?

LM

Radares Terma Scanter
https://www.terma.com/security-surveillance/radar-systems/naval-radar-surveillance/
Sistema FLIR
http://www.flir.com/surveillance/display/?id=64523

Para as missões de policiamento das águas territoriais, missões de busca e salvamento, vigilância discreta de embarcações, os equipamentos terão as seguintes vantagens:

Radar Scanter: Pertence à família dos radares LPI (low probability of intercept) e basicamente permite com um muito baixo valor de potência de emissão de sinal fazer a localização dos alvos. A vantagem disto é o alvo localizado poder nem sequer se aperceber que está ser vigiado, imaginemos um radar de controle de velocidade na autoestrada mas  que o detector que algumas pessoas põem no carro não conseguia reconhecer. No caso particular desta família de radares também tem uma resolução para apanhar um bote de borracha com  uma pessoa a bordo ou uma balsa salva vidas  a uma distância de vários km. Para os Tejo não interessa tanto mas também tem capacidade de identificar alvos a voar a baixa altitude, permitindo a direcção de helicópteros.

Sistema FLIR: Permite a pesquisa de um alvo pela sua radiação térmica, seja um navio, um náufrago na água ou outro objecto, e no caso deste equipamento, penso que também permite fazer a pesquisa automática por sectores até encontrar um alvo, em condições de visibilidade fraca ou praticamente nula. Actualmente praticamente todos os aviões, helicópteros e embarcações SAR  têm um sistema destes por motivos óbvios.

O equipamento do TEJO está descrito sumariamente na revista da marinha http://www.revistademarinha.com/index.php?option=com_content&view=article&id=3605:ih-distinguido-em-concurso-internacional&catid=101:actualidade-nacional&Itemid=290  e parece que a embarcação custou 6MILHÕES a arranjar  :o :o :o

Como apenas se diz que têm dois radares Kelvin Hughes Banda I e um sistema electro-óptico, a única coisa que se pode fazer é  adivinhar, mas tendo em conta que eu pelo menos não consegui encontrar qualquer referência nos contractos públicos à aquisição de radares para a Classe Tejo

http://www.base.gov.pt/Base/pt/ResultadosPesquisa?type=contratos&query=texto%3DCLASSE%2BTEJO%26tipo%3D0%26tipocontrato%3D0%26cpv%3D%26numeroanuncio%3D%26aqinfo%3D%26adjudicante%3D%26adjudicataria%3D%26desdeprecocontrato_false%3D%26desdeprecocontrato%3D%26ateprecocontrato_false%3D%26ateprecocontrato%3D%26desdedatacontrato%3D%26atedatacontrato%3D%26desdedatapublicacao%3D%26atedatapublicacao%3D%26desdeprazoexecucao%3D%26ateprazoexecucao%3D%26desdedatafecho%3D%26atedatafecho%3D%26desdeprecoefectivo_false%3D%26desdeprecoefectivo%3D%26ateprecoefectivo_false%3D%26ateprecoefectivo%3D%26pais%3D0%26distrito%3D0%26concelho%3D0

e que o único contracto que não aparecia nesta lista era o de aquisição das embarcações  http://publicos.pt/contrato/id1927886, parte-se do principio que foram buscar os radares Kelvin Hugues 1007 aos Cacines abatidos ao serviço. Este radar nas suas várias versões era um bom equipamento à cerca de 20 anos.

https://www.forecastinternational.com/archive/disp_old_pdf.cfm?ARC_ID=1828

Quanto ao equipamento electro-óptico se fôr o que aparece com a referência DPA080 e com o valor de 58600,00€ mesmo considerando que é o valor de um único equipamento o melhor que se deve conseguir arranjar será algo deste género: http://www.nautiradar.pt/pt/products/raymarine/camara-de-visao-termica-dupla-t473sc-com-giro-estabilizador
o que até poderia ser uma boa solução mas para instalar numa lancha salva-vidas ou semi-rigido do ISN.

Em relação às capacidades SIGINT do NPO espero que alguém melhor informado e com melhor capacidade de síntese saiba a resposta.

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Re: Patrulhas Costeiros Classe "Tejo"
« Responder #421 em: Novembro 29, 2016, 08:48:46 am »
 Caro amigo o radar Scanter não tem caracteristicas LPI. Cumptos
 
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Re: Patrulhas Costeiros Classe "Tejo"
« Responder #422 em: Novembro 29, 2016, 10:11:22 pm »
Caro amigo o radar Scanter não tem caracteristicas LPI. Cumptos

Tem razão o Scout MK3 da Thales é que pertence a esse grupo https://www.thalesgroup.com/en/scout-mk3-medium-range-covert-surveillance-radar, o Scanter é um radar banda X com muita boa definição e possibilidade de programar a potência e frequências. Isso não faz dele um radar LPI nem a Terma o publicita como tal.

Para quem tiver interessado está aqui um link com as características a que deve obedecer um radar LPIR
http://www.radartutorial.eu/02.basics/LPI%20radar.en.html

Cumprimentos
 

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LM

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Re: Patrulhas Costeiros Classe "Tejo"
« Responder #423 em: Novembro 30, 2016, 10:31:01 am »
Um radar LPI é "simplesmente" mais caro mas com as mesmas (restantes) capacidades dos "outros" ou perde capacidades? Nesse caso é usual ter 2 radares instalados, mesmo em OPV "musculados"?

LM
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Re: Patrulhas Costeiros Classe "Tejo"
« Responder #424 em: Novembro 30, 2016, 02:20:33 pm »
O Scout das nossas BD (Mk1 ou Mk2, não tenho a certeza) também é LPI.
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Re: Patrulhas Costeiros Classe "Tejo"
« Responder #425 em: Novembro 30, 2016, 04:29:37 pm »
O Scout das nossas BD (Mk1 ou Mk2, não tenho a certeza) também é LPI.

Os radares SCOUT LPI das BD são Mk.1. Já existe o Mk.3 que foi lançado há 2 anos.
 

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Major Alvega

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Re: Patrulhas Costeiros Classe "Tejo"
« Responder #426 em: Dezembro 08, 2016, 04:54:11 am »
 Isto é no mínimo hilariante. A Marinha foi buscar num rebocador 5 cascos de navios só com os motores que estavam a apodrecer num cais há 3 anos, trouxe-os para Portugal, deu-lhes uma pintura nova exterior, uma limpeza interior. Depois foram á loja de artigos náuticos comprar umas "bugigangas" baratas para o equipar (aquele "entroncho" côr de laranja atrás é do melhor) e agora não têm dinheiro para "modernizar" os outros 3.

Este CEMA só se queixa quando soube que já tinha recebido a guia de marcha, antes era só salamaleques e conversetas de chacha para agradar o poder político (aliás como quase todos). Eu não concordo em quase tudo com este governo, mas acho que esteve muitíssimo bem em não reconduzir este incompetente que sujeitou a marinha e o país a esta humilhação e à chacota dos parceiros da NATO com esta decisão de um amadorismo confrangedor que foi esta operação desastrosa com os navios abatidos dinamarqueses.
Ainda por cima tem o desplante de chamar a esta operação, "aquisição de novos meios" e á pintura "modernização". Que gente patética!
O sôr Almirante Macieira teria sido competente e de certa forma inteligente (que não o é comprovadamente) e igualmente prestado um grande serviço ao país se deixasse estar tudo como estava, deixando os Cacine "rolarem" até eles berrarem todos de uma vez (o que já não falta muito) e ia abatendo-os. Até um dia não haver navios para patrulhar e assim o poder político teria de ser chamado à pedra e ser responsabilizado pela situação.

 Para alguns daqui que acreditam no pai Natal, 300 e tal milhões um orçamento para uma Marinha da NATO??  Só se for para uma Guarda Costeira da América Central. Isto é gozar com tudo mas pelo visto temos aquilo que merecemos.

 Como é que é? Não há dinheiro? Dizem alguns inocentes úteis que andam por aqui. Na semana passada apareceram da noite para o dia 815 milhões (quase o triplo do orçamento total da marinha para 2017) para enterrar na empresa de camionetas de Lisboa. E depois sou eu que digo mal...
« Última modificação: Dezembro 08, 2016, 06:19:16 am por Major Alvega »
 

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Re: Patrulhas Costeiros Classe "Tejo"
« Responder #427 em: Dezembro 08, 2016, 10:58:00 am »
Não sejas ignorante, não é por usares linguagem agressiva que passas a ter razão.

Se houve alguém que meteu o dedo na ferida -> http://www.rtp.pt/play/p1764/e209473/linha-da-frente
 

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Re: Patrulhas Costeiros Classe "Tejo"
« Responder #428 em: Dezembro 08, 2016, 11:00:31 am »
E pior vai ser quando o Metro, Transtejo, etc passarem para o Município e as dívidas ficam do lado do Estado (o resto do país paga para andarem quase de borla em Lisboa. Eu pago 300€ por mês para me deslocar para o trabalho que fica a 17Km! E não sei o que é isso de transportes públicos, no interior do país não existe isso!!!). A gestão vai passar para o município, com mais serviços, mais endividamento e..... se a coisa corre mal, quem é que vai mais uma vez assumir o passivo?
 
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Re: Patrulhas Costeiros Classe "Tejo"
« Responder #429 em: Dezembro 08, 2016, 01:51:03 pm »
Já sabemos que para tudo existe dinheiro, inclusive nos tempos da Troika, quando se cortavam ordenados e reformas, um ex primeiro ministro torrou (segundo o tribunal de contas), com o aval da mesma Troika (aquela que mesmo com os Gregos com a corda na garganta não lhes corta o orçamento de defesa  ;D ), 360 milhões em Popós para o Estado. Agora, quando se chega a título de exemplo, ao ridículo de querer comprar helicópteros para a FAP por 20 milhões mais Iva, e para a Marinha um abastecedor por 20 milhões mais Iva (já para não falar dos 26 milhões para os Tejo que afinal só uma ínfima parte foi disponibilizada), parece evidente que existe dinheiro para tudo (facilmente perceptível  por um conjunto de exemplos dados pelos diversos foristas), menos para as F.A. (e vamos ver se os milhões para os 4x4 não passam também a 20 milhões mais Iva)  ;D .

Saudações
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Re: Patrulhas Costeiros Classe "Tejo"
« Responder #430 em: Dezembro 26, 2016, 11:40:44 pm »
Lá vai ele para a Madeira...  ;D ;)
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O primeiro navio desta classe (NRP TEJO ) inicia amanhã o serviço e com destino à Madeira

https://www.facebook.com/groups/171295294376/?hc_ref=NEWSFEED

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Re: Patrulhas Costeiros Classe "Tejo"
« Responder #431 em: Dezembro 27, 2016, 12:57:17 pm »
Lá vai ele para a Madeira...  ;D ;)
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O primeiro navio desta classe (NRP TEJO ) inicia amanhã o serviço e com destino à Madeira

https://www.facebook.com/groups/171295294376/?hc_ref=NEWSFEED

Saudações

Até que enfim, deveríamos ter duas unidades desta classe operacionais até ao fim deste ano, mas......é sempre a mesma história....... dinheiro para tudo há, menos para as FFAA !!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: Patrulhas Costeiros Classe "Tejo"
« Responder #432 em: Dezembro 27, 2016, 07:25:36 pm »
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NRP Tejo larga amanhã rumo à Madeira para primeira missão
AGÊNCIA LUSA / LISBOA / 26 DEZ 2016 / 16:40 H



A Marinha assinala terça-feira a largada do NRP Tejo, o primeiro dos quatro patrulheiros comprados à Dinamarca, rumo à zona marítima da Madeira, onde cumprirá a sua primeira missão após ter sido modernizado nos estaleiros do Alfeite.

O NRP (Navio da República Portuguesa) Tejo é o primeiro dos quatro patrulhas de costa da classe Stanflex 300 comprados à Dinamarca em 2014 para substituir progressivamente os atuais navios patrulhas da classe Cacine, em serviço há mais de 40 anos.

O navio chegou a Portugal no dia 12 de maio de 2015, foi modernizado e equipado nos estaleiros do Arsenal do Alfeite e acrescentado ao efetivo dos navios da Marinha em maio passado, cumprindo a partir de terça-feira a sua primeira missão na zona marítima da Madeira, durante três meses.

Segundo um comunicado da Marinha, na cerimónia de terça-feira no Alfeite será entregue ao NRP Tejo o símbolo da Autoridade Marítima Nacional, entidade civil que utiliza as unidades navais da Marinha para o cumprimento das suas funções.

O NRP Tejo está destinado a operar junto a zonas costeiras em missões de vigilância, patrulha e defesa e, após as intervenções de modernização de que foi alvo no Arsenal do Alfeite, apto para funções de segurança, para exercer a autoridade do Estado no mar e guarnecer o dispositivo naval padrão da Marinha, segundo o comunicado.

O reforço da capacidade de resposta a situações de busca e salvamento, contribuir para o esforço de fiscalização marítima e apoio aos órgãos de proteção civil regionais em situações de calamidade ou catástrofe naturais estão também entre as missões do NRP Tejo.

A compra dos quatro navios permitiu adiar o projeto das Lanchas de Fiscalização Costeira até estar concluído o “processo prioritário de construção dos restantes navios de patrulha oceânica” (NPO), segundo o despacho que autorizou a aquisição, assinado pelo anterior ministro da Defesa, Aguiar-Branco, em outubro de 2014.

Com baixos custos de manutenção do casco e dos equipamentos e sistemas de plataforma, os Stanflex 300 tem uma “vida útil residual de pelo menos dez anos”.

Na última entrevista antes de terminar o mandato, à Agência Lusa, o ex-chefe do Estado-Maior da Armada, Macieira Fragoso disse que o programa de modernização dos restantes três navios “está atrasado” porque “os fundos pensados e planeados têm vindo a ser libertados de forma mais lenta” do que o desejável.

http://www.dnoticias.pt/madeira/nrp-tejo-larga-amanha-rumo-a-madeira-para-primeira-missao-BI648737
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Charlie Jaguar

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Re: Patrulhas Costeiros Classe "Tejo"
« Responder #433 em: Dezembro 27, 2016, 08:01:37 pm »
Ao vê-lo a meio desta tarde a sair a barra do Tejo, era inevitável a comparação entre os seus tempos na Dinamarca e agora por cá. Nota-se que está um navio muito mais arejado e limpo...  ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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mafets

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Re: Patrulhas Costeiros Classe "Tejo"
« Responder #434 em: Dezembro 28, 2016, 02:44:43 pm »
Para patrulhas costeiros os Tejo ainda bem viajados (da costa de Portugal continental à Costa da Madeira)  ;D . Aposto que ainda acabam a patrulhar desde a costa de Porto-Santo à costa das Ilhas Desertas.  ;D :P



Saudações  8) :D
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