Investigação criminal GNR

  • 1 Respostas
  • 853 Visualizações
*

Francisco Cardoso

  • Membro
  • *
  • 3
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
Investigação criminal GNR
« em: Janeiro 10, 2023, 08:47:21 pm »
Saudações.
Gostava de saber o que Núcleo de Investigação Criminal(NIC) da GNR faz ao certo. A PJ é a principal unidade de investigação criminal em Portugal e isso leva-me a questionar o que o NIC investiga. Crimes mais leves aos quais a PJ é desnecessária? Ou podem investigar todo o tipo de crimes? Como é que são treinados para a investigação? São "ajudantes" da PJ?
Espero que me possam esclarecer.
 

*

mifisarte

  • Membro
  • *
  • 18
  • Recebeu: 9 vez(es)
  • Enviou: 7 vez(es)
  • +3/-2
Re: Investigação criminal GNR
« Responder #1 em: Janeiro 13, 2023, 10:49:00 pm »
Saudações.
Gostava de saber o que Núcleo de Investigação Criminal(NIC) da GNR faz ao certo. A PJ é a principal unidade de investigação criminal em Portugal e isso leva-me a questionar o que o NIC investiga. Crimes mais leves aos quais a PJ é desnecessária? Ou podem investigar todo o tipo de crimes? Como é que são treinados para a investigação? São "ajudantes" da PJ?
Espero que me possam esclarecer.

À Investigação Criminal compete:

Coordenar o funcionamento das actividades da Guarda em matéria de investigação criminal, nas vertentes operativa, criminalística e de análise de informação criminal;
Elaborar, difundir e assegurar o cumprimento das normas técnicas no âmbito da actividade de investigação criminal;
Apoiar tecnicamente as unidades, propondo e difundindo instruções, em especial relativamente a crimes de maior gravidade, complexidade ou dispersão territorial, que justifiquem a gestão concentrada da investigação;
Assegurar o funcionamento de uma unidade operativa de pesquisa e recolha de informações de natureza criminal, centralizando os principais meios e recursos especiais de pesquisa, de recolha de prova e de apoio tecnológico às investigações;
Realizar perícias criminalísticas e garantir o apoio às unidades nas actividades de polícia técnico-científica e do uso de meios centralizados;
Proceder ao tratamento da informação criminal em coordenação com a direcção de informações e assegurar a difusão de notícias e elementos de informação;
Acompanhar a evolução da criminalidade e o surgimento de novas tácticas e técnicas aplicáveis à investigação criminal;
Assegurar, no âmbito das suas competências, a coordenação com outras entidades, designadamente em matéria de polícia científica;
Assegurar o funcionamento das actividades de negociação em apoio às unidades;
Assegurar o desenvolvimento de outras atribuições que, no âmbito das suas competências, lhe forem superiormente cometidas.


https://www.gnr.pt/atrib_invCriminal.aspx