LNEC assina hoje protocolo com Universidade de Macau

  • 0 Respostas
  • 2603 Visualizações
*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
LNEC assina hoje protocolo com Universidade de Macau
« em: Março 30, 2006, 11:10:21 am »
Citar
LNEC assina hoje protocolo com Universidade de Macau

Os docentes e investigadores da Universidade de Macau que pretendam realizar estágios ou acções de especialização no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) terão inscrição gratuita no âmbito de um protocolo entre as duas instituições.


O protocolo de cooperação, hoje assinado em Lisboa pelo reitor da Universidade de Macau, Iu Vai Pan, e pelo presidente do LNEC, Carlos Matias Ramos, prevê que a universidade também faculte estágios gratuitos aos técnicos e investigadores do LNEC.

Vocacionado para a formação científica e técnica, transferência de tecnologia e documentação e informação, o protocolo, a que a agência Lusa teve acesso, abrange as áreas de estudos e projectos de investigação e desenvolvimento tecnológico e o apoio logístico.

Ao nível da cooperação técnica, as acções a desenvolver destinam-se a complementar as potencialidades das duas instituições através da colaboração inter-institucional, nomeadamente ao nível da engenharia, nas áreas de estruturas, materiais de construção, edifícios, transportes, geotecnia, hidráulica, metrologia, qualidade da construção e ambiente.

A participação conjunta em estudos para a construção, observação, conservação ou reabilitação de grandes estruturas ou infra-estruturas, a prestação de consultoria avançada e o apoio na preparação de regulamentação e normalização no âmbito da engenharia civil são também abrangidos pelo protocolo.

A cooperação entre o LNEC e a Universidade de Macau contempla ainda cursos, seminários e encontros técnicos.

No que respeita aos estudos e projectos de investigação e desenvolvimento tecnológico, as acções abrangem aspectos da realidade de Portugal ou da Região Administrativa Especial de Macau desde que apresentem interesses mútuos para ambos os países.

Promover a transferência de tecnologia entre os dois organismos, com vista ao reforço de cada uma são ainda contempladas pelo protocolo, que permite ainda a permuta de publicações e outros documentos de carácter técnico editados pelas duas instituições.

Relativamente ao apoio logístico, o LNEC concedê-lo-á aos investigadores da Universidade de Macau que se encontrem em Portugal a desenvolver trabalhos integrados, tal como a Universidade de Macau o dará aos técnicos do LNEC.

O protocolo será gerido por uma comissão coordenadora composta por dois representantes de cada instituição e será preparado até 15 de Novembro.

O documento entra imediatamente em vigor e tem a duração de cinco anos.

Diário Digital / Lusa

30-03-2006 7:30:01


de:
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=221576
   
Macau..terra que com o passar dos anos ouve cada vez menos o português.. :cry: