Submarino Delfim a caminho de Viana

  • 16 Respostas
  • 9337 Visualizações
*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10329/-0
Submarino Delfim a caminho de Viana
« em: Novembro 03, 2010, 11:09:57 pm »
Citar
Paulo Julião    

Viana do Castelo vai dispor em 2011 de um submarino de guerra. Tudo não passa de uma aposta cultural do município e que já tem o aval da Marinha. O submarino Delfim vai ter assim uma última missão, depois de 40 anos de serviço em águas de todo o mundo. Assim, a marinha portuguesa vai ceder à Câmara de Viana do Castelo, dentro de meses, o submarino Delfim que agora vai avançar para a fase de desmantelamento para depois constituir um novo pólo de visita a navios-museu, na cidade, confirmou à Geice fonte daquele ramo militar.


 


 

“Em virtude do submarino NRP “Delfim” ter sido abatido ao efectivo dos navios de guerra no presente ano, está a ser reiniciado o respectivo processo de cedência, para fins museológicos, à Câmara Municipal de Viana do Castelo”, explicou o Comandante João Barbosa, porta-voz da Marinha. Com a chegada do novo submarino à Marinha Portuguesa e o início do desmantelamento do “Delfim”, a Câmara de Viana do Castelo reiterou o interesse, em Setembro, junto do Chefe do Estado Maior da Armada. Nesse sentido já foram constituídas equipas técnicas entre a autarquia e a Marinha, envolvendo os próprios Estaleiros Navais de Viana do Castelo, que vão apoiar logisticamente a operação para encontrar e preparar o local de exposição do “velhinho” submarino. “São questões que esta comissão vai agora articular, tendo nos estaleiros navais um apoio essencial, o que sabemos é que o queremos colocar junto ao à marginal, próximo de outro pólo importante que é o navio Gil Eannes”, explicou José Maria Costa, presidente da autarquia. Segundo a Marinha, seguem-se agora os trabalhos a realizar no submarino, “para o fim a que se destina” e que “decorrerão sobre a responsabilidade da Câmara, proporcionando a Marinha o apoio operacional que for julgado necessário e relacionado com a sua movimentação até ao destino”. À autarquia caberá ainda o pagamento de 50 mil euros à Marinha, para suportar os custos de preparação técnica e ambiental no âmbito do seu desmantelamento. Todos os trabalhos e preparação do Delfim já estão em curso e em breve será celebrado o protocolo, entre Marinha e Câmara, para a cedência do submarino. Nesta altura a única dúvida consiste em decidir se o navio será exposto dentro ou fora de água. “Depende do estudo técnico que vamos fazer e sobretudo da opinião que os estaleiros nos vai dar sobre a localização. Há pessoas que entendem que tem maior visibilidade, da sua geometria, fora de água, outros que diz que devem estar emerso, para se sentir a realidade do navio. Ainda vamos estudar bem isso”.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18174
  • Recebeu: 5483 vez(es)
  • Enviou: 5843 vez(es)
  • +7118/-9505
Re: Submarino Delfim a caminho de Viana
« Responder #1 em: Novembro 04, 2010, 08:53:41 am »
Citar
Museus
Submarinos reformados passam a museus em Viana e Cascais

por PAULO JULIÃO
21 Outubro 2010



Autarquias apostam na preservação náutica. Locais de exposição ainda por definir.

Viana do Castelo vai dispor em 2011 de um submarino de guerra. Tudo não passa de uma aposta cultural do município e que já tem o aval da Marinha. O submarino Delfim vai ter assim uma última missão, depois de 40 anos de serviço em águas de todo o mundo. O interesse dos municípios nos "submarinos-museus" estende-se a Cascais, com a autarquia a já ter um princípio de acordo para ficar com o Barracuda.

Assim, a Marinha Portuguesa vai ceder à Câmara de Viana do Castelo, dentro de meses, o submarino Delfim, que agora avança para a fase de desmantelamento para depois constituir um novo pólo de visita a navios-museus, na cidade, confirmou ao DN fonte daquele ramo militar.

"Em virtude de o submarino NRP Delfim ter sido abatido ao efectivo dos navios de guerra no presente ano, está a ser reiniciado o respectivo processo de cedência, para fins museológicos, à Câmara Municipal de Viana do Castelo", explicou ao DN o comandante João Barbosa, porta-voz da Marinha.

O DN sabe que com a chegada do novo submarino à Marinha Portuguesa e o início do desmantelamento do Delfim, a Câmara de Viana do Castelo reiterou o interesse, em Setembro, junto do chefe do Estado-Maior da Armada. Nesse sentido já foram constituídas equipas técnicas entre a autarquia e a Marinha, envolvendo os próprios Estaleiros Navais de Viana do Castelo, que vão apoiar logisticamente a operação para encontrar e preparar o local de exposição do "velhinho" submarino.

"São questões que esta comissão vai agora articular, tendo nos Estaleiros Navais um apoio essencial, o que sabemos é que o queremos colocar junto à marginal, próximo de outro pólo importante que é o navio Gil Eannes", explicou José Maria Costa, presidente da autarquia.

Segundo a Marinha, seguem-se agora os trabalhos a realizar no submarino, "para o fim a que se destina" e que "decorrerão sobre a responsabilidade da Câmara, proporcionando a Marinha o apoio opera- cional que for julgado necessário e relacionado com a sua movimentação até ao destino".

À autarquia vianenses caberá ainda o pagamento de 50 mil euros à Marinha, para suportar os custos de preparação técnica e ambiental no âmbito do seu desmantelamento.

Todos os trabalhos e preparação do Delfim já estão em curso e em breve será celebrado o protocolo entre Marinha e câmara para a cedência do submarino. Nesta altura, a única dúvida consiste em decidir se o navio será exposto dentro ou fora de água.

"Depende do estudo técnico que vamos fazer e sobretudo da opinião que os Estaleiros nos vão dar sobre a localização. Há pessoas que entendem que tem maior visibilidade, da sua geometria, fora de água, outros que dizem que deve estar imerso, para se sentir a realidade do navio. Ainda vamos estudar bem isso."

Depois de retirado todo o armamento, o submarino poderá estar em condições de navegar para Viana do Castelo nos próximos meses e a sua exposição pública em 2011.

"Traduz-se na nossa aposta na cidade náutica, com o nosso ícone que é o antigo navio Gil Eannes e outros pontos de interesse que já temos. O Delfim vai reforçar o roteiro dos que nos visitam e assim permitir o acesso a pessoas que nunca pensaram em entrar num submarino", concluiu o autarca de Viana do Castelo, José Maria Costa, sublinhando a "aposta na preservação da tecnologia marítima e valorização doa assuntos ligados ao mar" que está a ser feita no município.

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/inter ... id=1691558
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

teXou

  • Perito
  • **
  • 431
  • +0/-3
Re: Submarino Delfim a caminho de Viana
« Responder #2 em: Novembro 04, 2010, 10:39:49 am »
:G-beer2:
"Obviamente, demito-o".

H. Delgado 10/05/1958
-------------------------------------------------------
" Não Apaguem a Memória! "

http://maismemoria.org
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10329/-0
Re: Submarino Delfim a caminho de Viana
« Responder #3 em: Novembro 04, 2010, 11:43:08 am »
Boas!

 É sem dúvida a melhor  última missao que os velhinhos submarinos poderiam ter!

Em Viana do Castelo ja temos o Gil Eanes, Navio hospital, da frota bacalhoeira e neste momento e um dos principais pontos  turisticos  da cidade

Sem dúvida o Delfim será outro sucesso!

Numa  proxima Assembleia da Camara Municipal sera discutida a possibilidade da Camara comprar alguma das corvetas que serao abatidas quando os NPO`s começarem  a ser entregues!

Algumas das sucatas da Marinha serão afundadas ao largo de Portimao para formar um museu subaquatico para mergulhadores

Citar
O afundamento de quatro antigos navios de guerra da Armada Portuguesa vai dar origem ao primeiro museu subaquático do país, ao largo da Praia da Rocha, disse o presidente da Câmara, Manuel da Luz. A câmara espera atrair 90 mil turistas por ano com a nova infraestrutura.

Entre os 12 e os 15 metros de profundidade, os navios - o oceanográfico "Almeida Carvalho", a Fragata "Hermenegildo Capelo", a Corveta "Oliveira do Carmo" e o navio-patrulha "Zambeze" - vão constituir "roteiros subaquáticos acessíveis a qualquer mergulhador", explicou à Lusa o autarca.

A Câmara de Portimão já recebeu luz verde do Ministério da Defesa para criar o Museu Subaquático, uma infraestrutura que deverá atrair cerca de 90 mil turistas por ano e que será criado ao largo da Praia da Rocha. O projeto deverá dar um retorno de 226 milhões de euros à região algarvia

http://www.boasnoticias.pt/index.aspx?MenuId=1467&ParentId=20&p=MenuDetail

:G-beer2:
 

*

Nuno Calhau

  • Perito
  • **
  • 342
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Submarino Delfim a caminho de Viana
« Responder #4 em: Novembro 04, 2010, 08:06:51 pm »
Finalmente!!!

A consciencialização da preservação da nossa história, parece ter chegado ao rectângulo à beira mar plantado! Tardiamente é certo, mas como diz o adágio; "mais vale tarde que nunca."

Num panorama tão desolador, valha-nos notícias desta natureza para nos aliviar o espírito

Um Abraço.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18174
  • Recebeu: 5483 vez(es)
  • Enviou: 5843 vez(es)
  • +7118/-9505
Re: Submarino Delfim a caminho de Viana
« Responder #5 em: Janeiro 03, 2012, 04:17:23 pm »
Marinha: Submarino Delfim pronto para ser entregue a Viana, câmara ainda estuda processo

Alto Minho

    * 2011-12-20

A câmara de Viana do Castelo garantiu hoje esperar 'desenvolvimentos' em 2012 sobre a entrega do submarino Delfim ao município, tendo em conta a prevista reconversão em núcleo museológico na cidade.

'Estamos numa fase de estudos técnicos sobre o processo e esperamos desenvolvimentos em 2012. O interesse do município mantém-se, tudo depende destes estudos', disse hoje à Agência Lusa o presidente da câmara, José Maria Costa.

O submarino já foi desmantelado para constituir um novo polo de visita a navios-museu, em Viana do Castelo, encontrando-se nesta altura 'pronto para ser entregue' ao município, indicou à Lusa fonte da Marinha.

Foi, entretanto, 'abatido ao efetivo dos navios de guerra' e 'está em curso o respetivo processo de cedência, para fins museológicos, à câmara municipal de Viana do Castelo', acrescentou a Marinha.

Segundo a câmara de Viana do Castelo foram constituídas equipas técnicas com a Marinha e os Estaleiros Navais de Viana do Castelo para apoio logístico à operação e para encontrar e preparar o futuro local de exposição do submarino, que será instalado fora de água, junto à marginal da cidade.

À autarquia caberá o pagamento de 50 mil euros à Marinha, para suportar os custos de preparação técnica e ambiental no âmbito do seu desmantelamento, mas esse valor deverá aumentar substancialmente.

Há ainda custos não quanti ficados com o reboque do navio entre Lisboa e Viana do Castelo, a eventual dragagem de um canal de acesso na cidade, pelo rio Lima, e toda a logística para a colocação em terra e a sua acessibilidade ao público.

Um processo que terá encargos superiores ao da entrega do submarino Barracuda, da mesma classe do Delfim e desativado em 2009, ao município de Almada, onde também será transformado, em 2013, em um núcleo museológico aberto ao público, a instalar na zona ribeirinha do Farol de Cacilhas.

O submarino Delfim operou até 07 de dezembro de 2005, quando realizou a última operação, após ter estado ao serviço da Marinha 37 anos.

Trata-se de um dos submarinos da classe Albacora e foi lançado pela primeira vez à água a 23 de setembro de 1968, em Nantes, tendo entrado ao serviço em Portugal a 01 de outubro 1969, sob o comando do então Capitão Tenente Costa Monteiro.

Segundo a Marinha, durante a sua atividade operacional navegou 44.307 horas, das quais 30.743 em imersão, entre os mares do Atlântico e Mediterrâneo, além de ter participado em vários exercícios nacionais e NATO.

Realizou operações 'típicas' da Guerra Fria até 1989, passando depois a ações 'de vigilância, de recolha de informações estratégicas para o Estado Português, missões de suporte e infiltrações de Forças Especiais, de operações de apoio avançado à Força Naval', explicou ainda a Marina.

http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=57908
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

MarcaPistola

  • 12
  • +0/-0
Re: Submarino Delfim a caminho de Viana
« Responder #6 em: Março 11, 2013, 12:26:50 pm »
Houve uma altura que se falou no forum se o submarino devia ficar dentro ou fora de água, deixo um video do museu da Marinha Holandesa. que mostra um submarino para visitas.


 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10329/-0
Re: Submarino Delfim a caminho de Viana
« Responder #7 em: Março 27, 2013, 02:39:59 am »
ja esta decidido que o Delfim vai ficar  exposto fora de àgua  para minimiar os custos de manutenção futuros

 por falar em submarinos ..............

 ja temos um dentro de agua   em Viana do Castelo  mesmo e frente do Gil Eannes

 Um cafe e uma Bola de Berlin no Natario para o forista que identificar este submarino  :mrgreen:  


 

 
 

*

miguelbud

  • Analista
  • ***
  • 763
  • Recebeu: 38 vez(es)
  • Enviou: 29 vez(es)
  • +13/-1
Re: Submarino Delfim a caminho de Viana
« Responder #8 em: Março 27, 2013, 09:30:08 am »
Citação de: "chaimites"
Um cafe e uma Bola de Berlin no Natario para o forista que identificar este submarino  :mrgreen:  

Ainda está lá? mas afundou-se há 2 anos. Chama-se Inépcia dos tribunais portugueses, capitania de Viana e Associaçoes ambientalistas.

Já nao vou a Viana há muitos anos, mas este Verao vou lá, deixa a bola e o café pagos para o Miguelbud. Acho que no meu tempo havia 2 zé natário, mas para mim a verdadeira é a que fica ao pé da av dos combatentes da grande guerra.

(Lírios do Neiva)
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10329/-0
Re: Submarino Delfim a caminho de Viana
« Responder #9 em: Março 27, 2013, 08:43:57 pm »
Avisa-me quando fores a Viana do Castelo  teras la o cafezinho e a bola de berlim a tua espera !
  Palavra de Chaimites!
  O caso do navio de peca que afundou em frente do Gil Eannes e de facto o retrato do nosso Pais
  O Armador parece que abriu insolvencia e espera-se decisão do tribunal e das Autoridades Maritimas  para o retirar o local
  Como não ha  minguem para pagar a factura.......................
 

*

miguelbud

  • Analista
  • ***
  • 763
  • Recebeu: 38 vez(es)
  • Enviou: 29 vez(es)
  • +13/-1
Re: Submarino Delfim a caminho de Viana
« Responder #10 em: Março 31, 2013, 11:37:03 am »
Esquece lá a bola de berlim e o café.  :D

Li aqui há tempos esta notícia. http://noticias.sapo.pt/nacional/artigo ... _5330.html . Uma boa forma de pagar a remoçao do lírios do neiva sem custos para os contribuintes, seria através do patrocínio de centros de mergulho aí da zona e depois afundarem-no num local apropriado para mergulho de modo a criar riqueza aí na regiao. Até porque pelo que tenho lido, Viana vai abrir (ou até já abriu) três centros desportivos a pensar no título de capital da náutica.

Se conheceres o senhor José Peixoto, dá-lhe uma palavrinha sobre o lírios do Neiva, vai com certeza ficar mais barato do que trazer um aviao da russia para Portugal.
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10329/-0
Re: Submarino Delfim a caminho de Viana
« Responder #11 em: Abril 01, 2013, 07:50:08 am »
Sim, conheço o Peixoto da escola de mergulho
  O investimento é privado e ha dinheiro para afundar!
 
   
A empresa vai gastar 1.5 milhões de euros na compra e preparação da aeronave
O avião vai ser comprado na  Russia  ou Estados Unidos    porque a empesa não obteve resposta da Força Aérea Portuguesa para a venda  de uma aeronave.

 Ou a FAP não tem sucatas ou estâo a nadar em dinheiro  :|



Entretanto
   as obras do centro de mar de viana continuam  e devem estar concluidas ate ao final do ano
   Centro de  vela  
   acolherá mais de 80 atletas federados do Clube de Vela de Viana do Castelo, assim como praticantes de vela numa vertente recreativa.



  Centro de canoagem
 servirá 40 atletas federados e 600 praticantes na vertente de recreação. Prevê-se que entre em funcionamento em maio de 2013.


 
  e centro de remo

Servirá de imediato 70 atletas e terá capacidade para acolher praticantes de remo profissionais ou na vertente de turismo e lazer

 

 em funcionamento esta ja omcentro de alto rendimento de surf que serve  de apoio aos desportos náuticos como o surf, o bodyboard, o windsurf e o kitesurf. Vai ser dotado de salas de formação, de apoio médico, de exercício, e ainda dormitórios e refeitório, para além de armazéns para material.



 PS: os promotores do projecto de afundamento do avião para mergulho tiveram á espera de licenciamento desta carrada de  #&%$"%#&#

  Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território,
  Agência Portuguesa do Ambiente (APA),
  Instituto Nacional dos Recursos Biológicos (INRB),
  IPIMAR,
  Direcção Geral dos Recursos Naturais,Segurança e Serviços Marítimos  
  Direcção Geral dos Recursos  Marítimos (DGRM),
  Autoridade Marítima Nacional –
  Capitania do Porto de Viana do Castelo,
 e, ainda da .,,,,Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte (CCDRN).

 Como e possível este pais ir para a frente !! assim e impossível!

Se o investidor  tiver "amigos"  a quem possa dar uma notas por baixo da mesa para despachar rapido,  em cada um destes ministerios,  intitudos e direções gerais,   e como esta cadeia Burrucrática funciona em serie, no minimo demora 2 anos a ter o seu projecto no final da linha
 
Isto se tiver "amigos" la dentro, caso contrario o projecto acaba sempre perdido em alguma secretárria   e tem que voltar ao inicio da linha  porque entretanto as licenças anteriores ja caducaram

 Uma vergonha
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11074
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3258 vez(es)
  • +740/-1031
Re: Submarino Delfim a caminho de Viana
« Responder #12 em: Abril 01, 2013, 11:27:19 pm »
Citação de: "chaimites"
O avião vai ser comprado na  Russia  ou Estados Unidos    porque a empesa não obteve resposta da Força Aérea Portuguesa para a venda  de uma aeronave.

Ou a FAP não tem sucatas ou estâo a nadar em dinheiro  :mrgreen: .
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12768
  • Recebeu: 3105 vez(es)
  • Enviou: 7608 vez(es)
  • +792/-1317
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Submarino Delfim a caminho de Viana
« Responder #13 em: Abril 01, 2013, 11:30:27 pm »
Para o mergulho são preferíveis aeronaves grandes, tipo Dakota ou Nordatlas.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

miguelbud

  • Analista
  • ***
  • 763
  • Recebeu: 38 vez(es)
  • Enviou: 29 vez(es)
  • +13/-1
Re: Submarino Delfim a caminho de Viana
« Responder #14 em: Abril 02, 2013, 12:47:24 pm »
Citação de: "HSMW"
Para o mergulho são preferíveis aeronaves grandes, tipo Dakota ou Nordatlas.
Acho que os Noratlas e DC 6 que estao no depósito em Alverca estao a ser levados para Alcochete de modo a nao se deteriorarem mais. Pelo menos o PV2, o B-26 e a tia Ju já foram. Também li que os DC 6 estao em muito mau estado já para lá da recuperaçao.

Olhando para as aeronaves da FAP o melhor seria mesmo um P-3P caso os planos da FAP para estes apenas passem por vendas a sucateiros. No entanto, e como praticante de mergulho, tenho as minhas sérias dúvidas em relaçao a este projecto, uma vez que na zona de Viana o mar rebenta com tudo.

Chaimites, diz lá ao senhor Peixoto que o lírios do Neiva ficaria muito bem ao lado do aviao afundado. Até se poderia criar o mito urbano de que o aviao se despenhou provocando o afundamento deste. :D