LPD- Navio Polivalente Logístico

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3135 em: Março 20, 2019, 07:34:23 pm »
They read my mind

https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/ciclone-idai--portugal-envia-militares-para-mocambique-para-apoiar-populacao?ref=HP_Grupo1

Pensava que já sabias e que no post anterior estavas apenas a ser irónico. A 501 tem guia de marcha para Moçambique desde as 08h. ;)

É verdade que o fala-barato do Santos Silva disse que estaríamos na linha da frente de um apoio internacional humanitário mais vasto, ou algo assim do género, mas um C-130 nosso pelo menos se já não descolou deves estar prestes a fazê-lo para Maputo, ao que tudo indica, porque ainda não há muitos dados concretos sobre a situação na Beira.

Tinha luzes mas não certezas. Sai pela meia-noite do AT1 com duas tripulações e amanhã provavelmente outro
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3137 em: Março 20, 2019, 07:57:21 pm »
 O tipo que preenche o lugar de MNE acabou de anunciar pela TV em directo, que vai uma "FORÇA de REACÇÃO RÁPIDA": um C-130 com 35 fuzileiros e 3 zebros. Outros, segundo avançou, partem em vôos comerciais amanhã. É o país indigente que somos. Um Estado fundador da NATO e membro da UE não pode ser isto. Que foi ainda há poucas décadas uma potência colonial e que não possui meios para socorrer uma zona que já foi parte do seu território durante 5 séculos.

O povo (já não falando dos estratos sociais mais desfavorecidos) mesmo o licenciado é ignorante e desinstruído, nem sequer percebe isto e o que está acontecer ao país. Empobrece consecutivamente há 4 décadas e é um dos mais endividados do mundo e não percebe porquê. Em duas décadas passou do meio da tabela das economias da UE para o pelotão dos 4 ou 5 últimos e vai a caminho de ser um dos 3 mais pobres da UE e não quer saber.
Um C-130 com 40 anos e sistemas de navegação com 50 anos + 35 fuzileiros e 3 zebros. É a que tudo isto se resume, se não fosse triste seria no mínimo cómico.
« Última modificação: Março 20, 2019, 08:01:54 pm por Major Alvega »
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3138 em: Março 20, 2019, 08:07:17 pm »
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https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/ciclone-idai--portugal-envia-militares-para-mocambique-para-apoiar-populacao?ref=HP_Grupo1

Pensava que já sabias e que no post anterior estavas apenas a ser irónico. A 501 tem guia de marcha para Moçambique desde as 08h. ;)

É verdade que o fala-barato do Santos Silva disse que estaríamos na linha da frente de um apoio internacional humanitário mais vasto, ou algo assim do género, mas um C-130 nosso pelo menos se já não descolou deves estar prestes a fazê-lo para Maputo, ao que tudo indica, porque ainda não há muitos dados concretos sobre a situação na Beira.

Tinha luzes mas não certezas. Sai pela meia-noite do AT1 com duas tripulações e amanhã provavelmente outro

Vão ser enviados dois C's o 2º Sai amanhã, já está decidido !

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3139 em: Março 20, 2019, 08:19:33 pm »
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https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/ciclone-idai--portugal-envia-militares-para-mocambique-para-apoiar-populacao?ref=HP_Grupo1

Pensava que já sabias e que no post anterior estavas apenas a ser irónico. A 501 tem guia de marcha para Moçambique desde as 08h. ;)

É verdade que o fala-barato do Santos Silva disse que estaríamos na linha da frente de um apoio internacional humanitário mais vasto, ou algo assim do género, mas um C-130 nosso pelo menos se já não descolou deves estar prestes a fazê-lo para Maputo, ao que tudo indica, porque ainda não há muitos dados concretos sobre a situação na Beira.

Se o ETA do C, á Beira for entre as 04:00 e as 21:00 UTC, não é preciso ir a Maputo, pode entrar na Beira, pois o Aeroporto está em funcionamento, mas deve ir a Maputo pois leva VIP O/B, Fod..e, só mesmo para rir !

A Meteo espera mais chuva e drizzle entre as 18 e as 24 locais, vento com rajadas, que podem chegar aos 35/40 kms, e com CB's a 2500 pés,

FQBR NOTAMs

Q) FQBE/QNBAS/IV/BO /AE /000/999/1947S03451E
A) FQBR
B) 18/12/12 13:00 C) 19/03/31 23:59
E) FQBR NDB BR FREQ 327KHZ U/S

Q) FQBE/QFAAH/IV/NBO /A /000/999/1948S03457E
A) FQBR
B) 19/01/01 00:00 C) 19/04/30 23:59
E) FQBR HOURS OF SVC ARE: OPENING 0400UTC CLOSING 2100 UTC

Q) FQBE/QSTLT/IV/NBO /A /000/999/1948S03457E
A) FQBR
B) 19/01/01 00:00 C) 19/04/30 23:59
E) FQBR LIGHT CONTROL PANEL IN TWR U/S PILOTS EXPECT DELAY IN SWITCHING ON/OFF AND INTENSITY ADJUSTMENT

Q) FQBE/QMTXX/IV/NBO /A /000/999/1948S03457E
A) FQBR
B) 19/01/18 15:00 C) 19/04/30 23:59
D) 0530-1330
E) THR RWY 12/30 WIP. MARKING AND PAINTING WILL TAKE PLACE. PILOTS TO EXER CTN.

TAF
201600Z 2018/2124 09012G22KT 9999 BKN020 TX29/2113Z TN24/2103Z PROB30
TEMPO 2018/2024 4000 RADZ BKN015 FEW025CB

https://www.rocketroute.com/airports/africa-af/mozambique-mz/notam-beira-fqbr.html

O MNE acabou de dizer que vai para a Beira, tenente. Força mista de Fuzileiros e Exército. Amanhã partirá outro Hércules para lá.

Agora se vê a falta que fazem tanto o NavPol como aeronaves de transporte estratégico como o A400M ou A330 MRTT.

Hajam C-130... só meia frota vai para Moçambique. ::)

É muito triste o estado a que chegaram as FFAA de Portugal !!!!
Possuem equipamentos velhos com capacidades extremamente limitadas, e em quantidades insuficientes !!

No entanto os responsáveis de tal estado nas FFAA, vem agora a público e afiançar ao POVO, que está tudo bem, e que vamos ajudar o Povo Moçambicano!

Por favor expliquem-me porque só hoje se descobriu que 30 Portugueses estão incontactáveis/desaparecidos, o Ciclone não aconteceu há quatro dias ???
Mas até hoje de manhã não havia nada a reportar quanto a vitimas Portuguesas, estava tudo OK, pelo menos foi o que ouvi na TV !!!
Nem merece mais comentários estamos mesmo bem entregues, mas que cambada de Crápulas !!

Abraços
« Última modificação: Março 20, 2019, 08:23:06 pm por tenente »
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3140 em: Março 20, 2019, 08:53:13 pm »
O que fica patente nesta cagada toda é que, no meio de todas as insuficiências que caracterizam as nossas FFAA, a maior falha de todas em termos materiais é o número irrisório de aeronaves de asa rotativa. Como já aqui foi muitas vezes debatido, ter um único heli naval disponível é digno de ópera bufa. A falta de manutenção e de tripulações qualificadas da frota Merlin, que afecta seriamente a sua disponibilidade, é outra desgraça. Por isso, aqui deixo a questão: se tivéssemos um NPL, ou um AOR moderno, que aeronaves iriam estes navios embarcar, sem por em causa missões fundamentais como o SAR oceânico?
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3141 em: Março 20, 2019, 09:31:28 pm »
Por isso, aqui deixo a questão: se tivéssemos um NPL, ou um AOR moderno, que aeronaves iriam estes navios embarcar, sem por em causa missões fundamentais como o SAR oceânico?

Os Puma ou os Kamov? :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3142 em: Março 20, 2019, 10:10:07 pm »
Que estamos depauperados de meios é u facto há muitos anos. Que se demore tanto a reagir é que me parece chocante.
Se não fossem as SANDF e algumas ONG também Sul africanas ainda estavam milhares em cima das palhotas.
Cheira-me que a coisa não será pacífica com a comunidade portuguesa na Beira e agora vamos tarde tentar remediar o que já lá deveria estar pelo menos desde domingo
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3144 em: Março 20, 2019, 10:12:36 pm »
Vai carregado

Recursos humanos da Marinha envolvidos na operação: 25 fuzileiros Recursos materiais da Marinha envolvidos na operação: - 10 botes - 2 drones - Comunicações (Satélite e comunicações rádio militares) -  Rações de combate para 15 dias - Duas tendas grandes com capacidades para 12 pax - Militares estão dotados de bolsas individuais de primeiros socorros. Recursos humanos do Exército envolvidos na operação: - Oficial de Engenharia do Exército (um militar) - Equipa Médica do Exército (seis militares) com competências na área da Cirurgia Geral e Emergência Médica e Medicina Militar pela Ordem dos Médicos, com experiência em situações de exceção e coordenação das mesmas - Equipa de Apoio de Serviços do Exército (3 militares) Recursos materiais do Exército envolvidos na operação: - 500 Rações de Combate (fornecidas pela DMT) - 06 Terminais de Satélite IRIDIUM - Material de Serviços de Campanha, constituído por: - 05 Tendas de grande dimensão - 01 Quadros eléctricos de distribuição - 05 Quadros monofásicos industriais - 50 camas articuladas de campanha. - Farmácia de Apoio a Missões.  Genericamente, e por grandes grupos, é constituída por: Medicamentos: - Antibióticos (comprimidos e injetáveis) - Antiparasitários - Anti-inflamatórios - Analgésicos - Analgésicos opióides - Anestésicos (gerais e locais) - Antidiarreicos - Rehidratantes Desinfetantes: - Antiséticos - Desinfetantes de água - Soluções injetáveis de grande volume Material de tratamento: - Seringas - Bisturis - Agulhas - Compressas - Ligaduras - Suturas - Tubos orofaríngeos - Imobilizadores - Talas de Zimmer - Colares cervicais Outros artigos: - Batas - Máscaras - Toucas cirurgia - Contentores para cortantes - Material desinfeção - Desinfetante para as mãos - Material Clínico - Material de Reanimação (Monitor desfibrilhador); - Mochilas de emergência Recursos humanos da FAP envolvidos na operação: Duas tripulações de C-130

Lista de https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/ciclone-idai--ha-30-portugueses-desaparecidos-na-cidade-da-beira-em-mocambique?ref=HP_Grupo1
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3145 em: Março 20, 2019, 10:16:09 pm »
Vai carregado

Recursos humanos da Marinha envolvidos na operação: 25 fuzileiros Recursos materiais da Marinha envolvidos na operação: - 10 botes - 2 drones - Comunicações (Satélite e comunicações rádio militares) -  Rações de combate para 15 dias - Duas tendas grandes com capacidades para 12 pax - Militares estão dotados de bolsas individuais de primeiros socorros. Recursos humanos do Exército envolvidos na operação: - Oficial de Engenharia do Exército (um militar) - Equipa Médica do Exército (seis militares) com competências na área da Cirurgia Geral e Emergência Médica e Medicina Militar pela Ordem dos Médicos, com experiência em situações de exceção e coordenação das mesmas - Equipa de Apoio de Serviços do Exército (3 militares) Recursos materiais do Exército envolvidos na operação: - 500 Rações de Combate (fornecidas pela DMT) - 06 Terminais de Satélite IRIDIUM - Material de Serviços de Campanha, constituído por: - 05 Tendas de grande dimensão - 01 Quadros eléctricos de distribuição - 05 Quadros monofásicos industriais - 50 camas articuladas de campanha. - Farmácia de Apoio a Missões.  Genericamente, e por grandes grupos, é constituída por: Medicamentos: - Antibióticos (comprimidos e injetáveis) - Antiparasitários - Anti-inflamatórios - Analgésicos - Analgésicos opióides - Anestésicos (gerais e locais) - Antidiarreicos - Rehidratantes Desinfetantes: - Antiséticos - Desinfetantes de água - Soluções injetáveis de grande volume Material de tratamento: - Seringas - Bisturis - Agulhas - Compressas - Ligaduras - Suturas - Tubos orofaríngeos - Imobilizadores - Talas de Zimmer - Colares cervicais Outros artigos: - Batas - Máscaras - Toucas cirurgia - Contentores para cortantes - Material desinfeção - Desinfetante para as mãos - Material Clínico - Material de Reanimação (Monitor desfibrilhador); - Mochilas de emergência Recursos humanos da FAP envolvidos na operação: Duas tripulações de C-130

Lista de https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/ciclone-idai--ha-30-portugueses-desaparecidos-na-cidade-da-beira-em-mocambique?ref=HP_Grupo1

Acabou precisamente de passar agora um C aqui por cima a caminho da Portela (Figo Maduro). Parecia-me muito sinceramente um H-30.
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3146 em: Março 21, 2019, 11:22:23 am »
Por isso, aqui deixo a questão: se tivéssemos um NPL, ou um AOR moderno, que aeronaves iriam estes navios embarcar, sem por em causa missões fundamentais como o SAR oceânico?

Os Puma ou os Kamov? :mrgreen:

e não esquecer os ALIII !

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3147 em: Março 21, 2019, 11:32:56 am »
e não esquecer os ALIII !

Já não diria tanto visto os 3 "cabeçudos" que ainda voam estarem literalmente nas últimas, mas se nos recordarmos que até a Timor-Leste foram em 2002 bem falta fariam, sim.

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3148 em: Março 21, 2019, 11:55:29 am »
e não esquecer os ALIII !

Já não diria tanto visto os 3 "cabeçudos" que ainda voam estarem literalmente nas últimas, mas se nos recordarmos que até a Timor-Leste foram em 2002 bem falta fariam, sim.



CJ, se os Kualitas e Kualhões aguentarem metade dos anos de serviço, que os Zingarelhos aguentaram, já não é mau mas eu não acredito !!!!

Abraços
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3149 em: Março 21, 2019, 12:36:01 pm »
O que fica patente nesta cagada toda é que, no meio de todas as insuficiências que caracterizam as nossas FFAA, a maior falha de todas em termos materiais é o número irrisório de aeronaves de asa rotativa. Como já aqui foi muitas vezes debatido, ter um único heli naval disponível é digno de ópera bufa. A falta de manutenção e de tripulações qualificadas da frota Merlin, que afecta seriamente a sua disponibilidade, é outra desgraça. Por isso, aqui deixo a questão: se tivéssemos um NPL, ou um AOR moderno, que aeronaves iriam estes navios embarcar, sem por em causa missões fundamentais como o SAR oceânico?

não modifiquem os próximos NPO para embarcar um heli ligeiro ou médio que não vale a pena.



O NPL só deve ser comprado para as calendas e o substituto do Bérrio deve estar ainda para nascer, enquanto aparecem por cá, se uma calamidade destas acontecer nos Açores ou na Madeira e os Portos ficarem INOPS como se faz o transporte de pessoas e cargas dos Navios para terra ??


Lanchas de desembarque não possuímos, o abate do NRP Bacamarte foi uma medida muito acertada.







As Fragatas se embarcam o heli ficam sem capacidade de transportar os bens necessários, e cá para nós empenhar uma fragata com 180 elementos para operar um heli para ajuda humanitária, como recentemente aconteceu, revela bem a escassez de meios que a MdG tem !

Desse modo a modificação dos futuros NPO's torna-se fundamental, pois em vez de se utilizar uma fragata que tem 180 elementos de guarnição e um heli se poderiam utilizar dois NPO's, conseguindo ajudar o pessoal afectado em duas zonas distintas, que tem como guarnições cerca de 90 elementos, metade da Fragata, e operar em simultâneo dois Helis !

Quanto aos helis, que não temos, tenho de voltar ao tema Kuala, pois a sua aquisição ir-se-á provar daqui a uns anos ter sido um erro.





A aeronave é monomotor, limitação enorme em termos operacionais/segurança, mas além dessa limitação, também deveria ter sido equacionada a compra de um modelo que fosse operado conjuntamente com a Marinha, que pudesse ser operado, nos NPO, nas fragatas, no substituto do Bérrio e no D. Sebastião quando nascer o dia certo para tal.




Se tal tivesse acontecido talvez, e digo talvez, se tivesse optado por uma aeronave de 4 a 6 tons com maior capacidade de transporte e possibilidades de modificação, caso necessário para o tal apoio terrestre !



Quanto á frota 101, é a desgraça total, sem meios humanos para operar o máximo de aeronaves possivel, com pelo menos um heli encostado por falta de verbas para a sua MNT, os quatro CSAR continuam sem ter os equipamentos/armamentos que deveriam ter para desempenhar a sua missão primária, e isto sem referir o que foi e é mais grave o plano de MNT destas 12 aeronaves para os próximos anos, que me parece ainda não ter sido aprovado/autorizado.





Abraços

 
« Última modificação: Março 21, 2019, 12:46:59 pm por tenente »
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