Paradas e Desfiles Militares

  • 146 Respostas
  • 40567 Visualizações
*

Brunomoreira

  • 103
  • +0/-0
Paradas e Desfiles Militares
« em: Março 20, 2009, 09:39:44 pm »
Criei este tópico para a colocação de fotos de desfiles e paradas militares do Exercito ao longo dos anos, e tambem saber qual e a opinião dos participantes em relação aos desfiles e paradas militares realizadas em Portugal, Acham que são bem organizadas?.......


Bruno Moreira
Cumprimentos
----- Contra os canhões Marchar..Marchar.... ------
 

*

Akagi

  • Membro
  • *
  • 64
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Março 23, 2009, 04:02:01 pm »
As paradas militares em Portugal são mesmo muito pobres comparadas com as dos países mais proximos (Espanha, França, Italia etc), e não estou a comparar em termos de material e equipamento militar, mas sim na organização, uniformes, e solenidade.

Nestes paises as avenidas por onde passam, estão vistosamentes engalanadas, e a tribuna de honra onde se coloca o Chefe de Estado, seja ele rei ou presidente, esta bem destacada da restantes, dando assim o realce merecido ao comandante-em-chefe das FA.

Já agora um reparo, é que nesses desfiles a partecipação popular é grande, e a população aplaude a passagem das diversas unidades, mas com maior enfase aquelas que são tidas como as mais emblemáticas de casa exercito.

Em Portugal, é tudo ao contrario:
A decoração da avenida ou praça, resume-se a umas quantas bandeiras, a tribuna é do mais simples, e a partecipação popular é escassa e sem entusiasmo.

Concluindo, nem material, sem pompa e circunstância, e sem apoio popular.

Muito pobre mesmo, em todos os sentidos!
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #2 em: Março 23, 2009, 04:31:01 pm »
Nisso discordo. Já desfilei em vários localidades e fomos sempre bastante aplaudidos. As que melhor me lembro foi o dia do Exército 07 em Leiria e o 10 de Junho em Viana. Nem éramos nenhuma tropa em especial... e notava-se que a população tinha orgulho em nós.  :P
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3447
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Akagi

  • Membro
  • *
  • 64
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #4 em: Março 25, 2009, 01:47:35 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
:arrow:  http://www.youtube.com/watch?v=mOvotkA_9iU

 :arrow: http://www.youtube.com/watch?v=aKYK3cf6VMg

 :arrow: http://www.youtube.com/watch?v=FVSjCFkRSwU
...


Estes videos já os conheço, e em nada alteram a minha opnião sobre os defiles em Portugal.

Num local ou outro pode haver maior partecipação popular, mas no geral é muito pobre.

No último desfile ocorrido em Lisboa (Av Liberdade), eram meia duzia de gatos pingados junto a tribuna, e no resto do percurso éra o "deserto" nos passeios que ladeiam a avenida, e mesmo o presentes não demostravam qualquer partecipação no evento.

Se comparar-mos os desfilies em Madrid (Passeo da Castellhana), Paris (Avenida dos Campos Elisios) e em Roma (Avenida do  Forum Imperial), as pessoas aglomeram-se nos passeios agitando bandeiras nacionais e a gritar "vivas" quando da passagem das diversas unidades.

Quando se vê isso em Portugal?
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3447
(sem assunto)
« Responder #5 em: Março 25, 2009, 02:38:37 pm »
Já vi isso diversas vezes, queres comparar desfiles com o carácter simbólico de um dia de Portugal com paradas "normais"?

Acho que no último 10 de Junho em Viana do Castelo é bom exemplo de como umas comemorações do género atrai a população.

 :arrow: http://www.dailymotion.com/playlist/xld ... tugal-2008
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Akagi

  • Membro
  • *
  • 64
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #6 em: Março 25, 2009, 03:32:26 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Já vi isso diversas vezes, queres comparar desfiles com o carácter simbólico de um dia de Portugal com paradas "normais"?

Acho que no último 10 de Junho em Viana do Castelo é bom exemplo de como umas comemorações do género atrai a população.

 :arrow: http://www.dailymotion.com/playlist/xld ... tugal-2008


Nos paises por mim citados, tambem celebram nessas ocasiões o seu Dia Nacional, tendo como principal cerimonia e com partecipação popular o Desfile Militar.

Não vêjo qual a diferença para o 10 de Junho, Dia de Portugal.
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #7 em: Março 25, 2009, 04:09:37 pm »
Akagi, a TV mostra pouco ou nada dos desfiles. Normalmente até só mostra o desfile em frente à tribuna, onde não há povo.
A concentração popular acontece antes e após essa tribuna, e tenho visto muita gente. Mas onde há mesmo muito povo é nas demonstrações/exibições/mostra de material e habilidades.

PS - Quando foi o último desfile na Av. da Liberdade (Lisboa)?
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3447
(sem assunto)
« Responder #8 em: Março 25, 2009, 04:22:07 pm »
Não sei Lancero, mas lembro-me de ir a um 25 de Abril em Lisboa em que a Avenida D. João V estava repleta de pessoas.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Akagi

  • Membro
  • *
  • 64
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #9 em: Março 25, 2009, 07:36:15 pm »
Não faço comparações por aquilo que a TV mostra.

Eu já assisti ao vivo ao desfile em Madrid, em Paris, e como é obvio em Lisboa, falta o de Roma (só pela TV), e posso dizer que não se pode comparar a assistência empolgada nos desfilies de Madrid e Paris, com o de Lisboa. São mundos completamente diferentes!

O último desfile em Lisboa (estive presente), foi no anos antes do Cavaco Silve ser Presidente portanto em 2005, não no 10 de Junho mas sim no 25A

O Desfile que ocorreu na Avenida D. João II no Parque das Nações(tambem lá estive), foi em 1999 por altura do 25º aniversario da 25A.
 

*

Akagi

  • Membro
  • *
  • 64
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #10 em: Março 25, 2009, 07:37:54 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Não sei Lancero, mas lembro-me de ir a um 25 de Abril em Lisboa em que a Avenida D. João V estava repleta de pessoas.


A avenida a que se refere não é D. João V, mas sim D. João II
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #11 em: Março 25, 2009, 07:42:59 pm »
O 25 de Abril é fracturante (nem todos o celebram) e não é um desfile militar (se descontarmos a Bula). Com todo o respeito, não me parece que a comparação faça sentido.
Tanto quanto sei, o único desfile militar que se realiza na Av. da Liberdade desde há muitos anos é o dos Pupilos do Exército.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

Akagi

  • Membro
  • *
  • 64
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #12 em: Março 25, 2009, 08:25:42 pm »
Citação de: "Lancero"
O 25 de Abril é fracturante (nem todos o celebram) e não é um desfile militar (se descontarmos a Bula). Com todo o respeito, não me parece que a comparação faça sentido.
Tanto quanto sei, o único desfile militar que se realiza na Av. da Liberdade desde há muitos anos é o dos Pupilos do Exército.


Esta enganado, até o Cavaco Silva ser Presidente e ter alterado o desfile para o 10 de Junho ( o primeiro foi no Porto), os desfiles era sempre (com algumas excepções) na Av Liberdade no 25A.

Como já disse anteriormente, o último foi em 2005 pelo meio-dia (antes as 10h tinha sido a sessão solene na AR), e estava muito calor, ao ponto de um soldado que fazia parte do batalhão que prestava as Honras Militares a chegada  das altas indevidualidades, ter desmaiado por insolação
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #13 em: Março 25, 2009, 08:45:21 pm »
Não disse o contrário, e você tem toda a razão no que escreve, mas foram dados exemplos actuais (últimos anos) e era a esses que me referia.

PS - Lembro-me bem desses anos e dos sucessos que eram os Tatoo Militares transmitidos na RTP1, com os estádios cheios.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

Heraklion

  • Membro
  • *
  • 299
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #14 em: Março 25, 2009, 10:34:22 pm »
Sim, concordo, os desfiles militares portugueses são bastante pobres...
Deviamos imitar os russos!!
Isso é que são desfiles  :)
Abraço!
Nos liberi sumus;
Rex noster liber est;
Manus nostrae nos liberverunt