Israel tentou vender ogivas nucleares ao “apartheid”

  • 0 Respostas
  • 1525 Visualizações
*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18259
  • Recebeu: 5521 vez(es)
  • Enviou: 5911 vez(es)
  • +7150/-9531
Israel tentou vender ogivas nucleares ao “apartheid”
« em: Maio 24, 2010, 11:04:01 am »
Citar
Investigador norte-americano tem provas documentais
Israel tentou vender ogivas nucleares ao “apartheid” sul-africano

24.05.2010 - 09:48 Por PÚBLICO

Uma série de documentos secretos da África do Sul revelam que Israel pretendia vender ao regime de “apartheid” sul-africano ogivas nucleares na década de 1970, sustenta o diário britânico "The Guardian".

Segundo aquele jornal, que terá tido acesso aos documentos descobertos por um académico norte-americano, as reuniões secretas entre altos funcionários dos dois países – que ocorreram em 1975 – demonstram que o então ministro israelita da Defesa e actual Presidente de Israel, Shimon Peres, ofereceu “três tamanhos diferentes” de ogivas ao homólogo sul-africano, PW Botha.

Peres e Botha tiveram mesmo um encontro a dois sobre o assunto, a 31 de Março de 1975.

A documentação dá ainda conta da existência de um acordo estratégico de cooperação militar entre Israel e a África do Sul, em que os Governos de ambos os países se comprometem explicitamente que as menções ao material nuclear “devem permanecer secretas”.

As informações constantes nestes documentos vêm, assim, trazer à luz provas de que Israel possui armamento nuclear, apesar da política de “ambiguidade” sempre seguida pelas autoridades israelitas, que não confirmam nem desmentem a existência de tal arsenal.

Os documentos foram descobertos por Sasha Polakow-Suransky, por um acaso, quando pesquisava – e copiava – documentos sobre as estreitas relações diplomáticas entre Israel e a África do Sul no período do “apartheid”.

Avança o "Guardian" que as autoridades israelitas tentaram bloquear o acesso do académico àqueles documentos, pressionando as autoridades sul-africanas pós-“apartheid” a não tirarem o estatuto secreto à documentação – os quais mostram ainda que a África do Sul pretendia obter as ogivas para que funcionassem como instrumento de dissuasão que potencialmente alcançasse os países vizinhos.

http://www.publico.pt/Mundo/israel-tent ... no_1438633




artigo original
http://www.guardian.co.uk/world/2010/ma ... ar-weapons
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas