Gostaria de conhecer a opinião dos habituais destes foruns sobre a seguinte questão:
Acham importante que Portugal, uma vez que cada vez mais participa em missões internacionais, e em que nos tempos de hoje a mobilidade e possibilidade de promover a rápida rotação de tropas em locais por vezes distantes, que se adquira dois aviões de transporte tipo Airbus para que a sua manutenção pudesse ser feita pela TAP (que só tem aviões dessa marca), em vez de se assistir à pinderiquice nacional de se ver os GNR's irem para o Iraque a bordo de um charter da Air Luxor, como se fossem para Acapulco ou para a Rep. Dominicana?
E se acham importante que Portugal adquira um avião abastecedor no ar para que os nossos F-16 possam actuar longe em caso de intervenção militar por exemplo num caso de crise num dos PALOP's?
E se acham que o futuro (ou longínquo?) NPL é suficiente, se não tiver um apoio aéreo num teatro de operações distante?
Coloquemos o seguinte cenário:
Uma crise em Moçambique, e na qual Portugal interviesse como o fez na Guiné em 98.
O NPL levaria um mês a chegar lá, porque primeiro tinha que ser abastecido e aprontado :cry:
E os actuais C-130, teriam que fazer escala em 2 ou 3 sítios antes de aterrarem em Maputo!
Por isso acho que aviões de grande capacidade de transporte e rápidos poderiam suprir essas falhas iniciais.