Para meditação:
Fiz na semana passada Madrid- Santiago de compostela no AVE espanhol.
Não iamos mais de 20 passageiros no comboio, no troço entre Zamora e Santiago eramos 3!!
E confortável? é
eE rapido? sim!
E viável economicamente? NÃO!!!!!
Naturalmente!
É fácil de estudar o caso português. A CP + REFER dão lucro a explorar linhas e comboios mais baratos? Não!
Então como é que o TGV português, mais caro de construír e manter ía ser rentável? Secalhar as comissões chorudas são a resposta, principalmente para uma construtora!
Para além de não fazer sentido nenhum.... porque desde os anos 90 já foram fechados muitos troços de linha por não serem rentáveis!
Além do mais seria inconcebível termos o Alfa Pendular desde os anos 90 para transporte de passageiros e os novos Siemens serie 4700 para transporte de mercadorias, ambos capazes de alcançar entre 220 e 250Km/H!!!! E nós os tesos acharmos pouco e querermos o TGV para andarmos a 300 ou 350Km/h numa linha que não pode circular mais nenhum comboio, ao contrário dos actuais!
Onde deveriam de investir, aí sim, era na renovação de toda a linha do norte e mesmo na duplicação das linhas actuais (linha do norte) bem como nas outras linhas secundárias, porque apesar de termos comboios que chegam a 250Km/H, estes só em alguns km de pista atingem tal velocidade!