Aguiar Branco quer defesa militar conjunta com Espanha

  • 30 Respostas
  • 11701 Visualizações
*

zawevo

  • Perito
  • **
  • 387
  • Recebeu: 240 vez(es)
  • Enviou: 46 vez(es)
  • +100/-3589
Re: Aguiar Branco quer defesa militar conjunta com Espanha
« Responder #15 em: Setembro 13, 2012, 12:38:17 am »
SERÁ QUE O SR. MINISTRO DA DEFESA ENDOIDOU?

Uma das maneiras pelas quais podemos conhecer as pessoas é pela verificação das razões pelas quais se indignam. E sobre o que vamos discorrer, muito pouca gente se indignou e poucos tiveram expressão na Comunicação Social.

O palco foi a Universidade Católica, em Lisboa, corria o dia 4 de Setembro e o evento, a primeira conferência dedicada ao novo Conceito Estratégico de Defesa Nacional (CEDN). O licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, em 1980 (agora convém acrescentar estas informações), Dr. Aguiar Branco (AB), que ocupa o cargo de Ministro da Defesa Nacional (MDN), entendeu estar presente e botar discurso.

Já no período de debate,[1] Sua Exª embalado por súbitos frémitos de densidade estratégica insuspeitada, veio defender “uma política de defesa conjunta com Espanha”; questionou “se faz sentido Portugal trabalhar de uma forma diferente do que fez historicamente com Espanha”; defende a “edificação de capacidades militares”; e que “não podemos ter a ilusão de que, sozinhos, vamos ter força para poder ser actores de segurança, já não secundários mas irrelevantes, como é exigível em termos de defesa nacional”.

E ainda perguntou: “Há uma cultura suficientemente forte de partilha interna e com países vizinhos, neste caso a Espanha, para se poder edificar despreconceituosamente e descomplexadamente aquilo que é fundamental para sermos produtores de segurança?” Perceberam?

Pelo meio umas vacuidades inconsistentes que, provavelmente, nem o próprio terá entendido o que disse.

Confesso que já há muito tempo que não lia tão sortido (e perigoso) conjunto de disparates.

Tal justifica a interrogação do título e espoleta, desde já, uma proposta para que a AR legisle no sentido de tornar obrigatório um exame médico e psicológico aturado, a todo o candidato a cargos políticos, sem o que nenhum deles poderia concorrer, muito menos tomar posse. Exame que se repetiria anualmente.[2]

O licenciado AB demonstra com as suas “propostas”, a maior ignorância sobre História, Geopolítica, Geoestratégia, Relações Internacionais, etc., nem tem a menor ideia do que representa um “Exército”.

Já era tempo dos responsáveis políticos deixarem de indigitar para cargos importantes (e o PR aceitar), pessoas impreparadas para os exercerem. Trata-se de uma indignidade social e profissional.

Ora se AB não está preparado para a função – e isso percebeu-se logo, desde o início – bem poderia ter o cuidado de escolher assessores capazes para o acolitarem; ouvir muito e falar pouco e dar, apenas, passos para os quais tenha pé.

Mas não, pelos vistos apanha umas coisas no ar, dá-se conta que na Bélgica ou na Dinamarca (países, aliás, muito parecidos com o nosso), puseram em execução uma ideia qualquer, arranja um adjunto que lhe explica umas siglas em inglês, polvilha tudo com um bocado de imaginação (democrática) e desata a c….  postas!

Julga V. Exª que o estou a desrespeitar? Engano seu, quem se sente agredido sou eu, que jurei bandeira há muitos anos (saberá o que é isso?) e sou oficial do quadro permanente, para agora um militante partidário arvorado em Ministro da Defesa, vir bacorar, insinuando que a Instituição onde servi 27 anos tem que se misturar com a espanhola!

Quem quer ser respeitado tem que se dar ao respeito e não me venha dizer que a sua opinião é respeitável, pois essa de que todos temos que respeitar as opiniões de todos é uma treta do “estupidamente correcto”. E no seu caso é pior, pois tendo um acaso infeliz do destino, feito de si ministro, algumas das opiniões podem não só não ser respeitáveis, como intoleráveis!

Ora diga-me, o senhor é iberista? Quer juntar-se ao seu adversário Mário Lino, quando afirmou na Galiza, em espanholês, e na sua qualidade de ministro, que o governo português prosseguia uma política iberista?[3] Já lhe deixou de ecoar nos tímpanos o grito alarve dessa fraude política chamado Sócrates de “Espanha, Espanha, Espanha”?

Terá sido por estas eventuais ideias, que escolheu um reconhecido membro do “GOL” [4] para presidir ao grupo de trabalho que está a escrever uma proposta de CEDN – dando expressão aos desejos iberistas da segunda metade do século XIX, defendidos por aquela obediência maçónica?

Está à espera que o herdeiro do trono dos Bourbons seja coroado como Filipe VI, para se tornar o Cristóvão de Moura II?

Ou limitou-se a mandar barro à parede como, aparentemente, fez o seu colega António Von Goldman Sachs Borges, com a RTP?

Não lhe chegou ter a “Guardia Civil”, armada, em Lisboa, quando um “distraído” qualquer permitiu que a “Vuelta” a Espanha em bicicleta tivesse início na nossa capital? Ou, já este ano, policias espanhóis terem patrulhado as imediações dos Jerónimos (e outros locais), com a desculpa de prestarem “ajuda” aos turistas que falam castelhano?

Quer ter o obséquio de explicar o que entende por “maiores laços estratégicos” e "edificar capacidades militares conjuntas”?

Vê alguma ameaça no horizonte que nos afecte em conjunto?[5] Algo parecido com o Salado ou o Pacto ibérico de 1939, por ex.? E já reparou que em ambos os casos foram as FAs de ambos os países que se juntaram, em igualdade de termos, para repelirem uma ameaça comum?

Já falou com eles?

Que “maiores laços estratégicos comuns” vislumbra, para além daqueles que já temos a nível da NATO e da UE? Será que vai querer ajudar os espanhóis a reaverem Gibraltar e continuar a esquecer Olivença?

Que “capacidades militares conjuntas”? Vai pedir à Armada Espanhola (que sempre teve esse objectivo desde Afonso H.), para ajudar a patrulhar o Mar Português, que os senhores da política miseravelmente abandonaram desde 1976? Ou será só o Espaço Aéreo, agora que, recentemente, “eles” nos acusaram de sermos uma superpotência em termos de gestão desse espaço?

Quer vender os estaleiros de Viana do Castelo ao vizinho do lado, para lhes reforçar a sua poderosa indústria naval (que constrói porta - aviões!) em vez de os manter em mãos portuguesas, pois são estratégicos?

Vai fechar o Campo de Tiro de Alcochete para ficarmos sem um único local para ensaios de armamento e obrigar a Força Aérea a ir fazer tiro Ar-Chão a Espanha?

Vai querer integrar uma das nossas pobres brigadas do Exército na “Divisão Brunete”?

Pensa, por outro lado, que os espanhóis - apesar da Espanha se estar a partir toda e irem ficar pior que nós - vão encerrar a sua escola de pilotagem para virem formar os seus pilotos em Sintra? Acredita nisso?

Os senhores do governo entretêm-se, há mais de 20 anos, a destruir ou a reduzir à ínfima espécie todas as capacidades das FAs – com o silêncio, maioritariamente, não concordante, mas conivente, das chefias das FAs - e agora o senhor queixa-se que “não vamos ter força para ser actores de segurança”?

O senhor ainda não percebeu que as FAs são o principal símbolo e bastião da Soberania, sem o que tudo o mais se desmorona?

Ou será que também é partidário das ideias dessas “máfias” internacionalistas que querem destruir as nações europeias para fazerem uma amálgama não se sabe bem de quê e para quê?

Foram essas as instruções que os seus colegas Moreira da Silva e Luís Amado trouxeram da última reunião, do Grupo de Bilderberg, na Virgínia?[6] Irem-se federando…?

Por tudo isto esta discussão sobre o novo CEDN não faz sentido nenhum, pois esse conceito, de nacional não tem nada! O “conceito” não é para nós, é para outros… O senhor é apenas um dos ingénuos úteis ou é mesmo iniciado na coisa?

Esta discussão pública a que o senhor deu agora início só serve para “épater le bourgeois” e para tentar justificar mais umas facadas na Lei de Programação Militar, no dispositivo, sistemas de forças e efectivos (mantendo todas as missões, é claro). Será que também vai submeter o novo texto aos “troikanos”?

Serve, porém, outrossim para lhe dar alguma visibilidade que agora ganhou, com essas tiradas de mágico, arriscando-se mesmo a que na próxima universidade de verão dos “laranjinhas”, o elevem aos píncaros da Estratégia, por ter superado Aníbal, em Canas; Alexandre, em Gaugamela e, quiçá, Leónidas, nas Termópilas!

Sabe como conseguia poupar tanto esforço inútil e prestar um bom serviço ao país? Eu digo-lhe: bastava reduzir o CEDN a dois parágrafos;

1º Colocar portugueses competentes (isto é que soubessem algo de governação), probos (ou seja, não estivessem lá para tratar de negócios) e patriotas (quer dizer, não enfeudados a “maçonarias” de poder, internacionalista), no Parlamento, no Governo e na PR;

2º Expulsar a “Troika” (no sentido em que é necessário reganhar a soberania plena).

Tudo o que se escrever no CEDN para além disto é despiciendo.

Como fazer isto? Bom, isso não é para se andar a discutir na praça pública.

Apenas se explica o que for de implementar. A verdadeira estratégia – pois que trata de oposição entre unidades políticas – tem sempre uma parte classificada (segredo)…

Se o mandaram atirar barro á parede para verem a reacção, foi uma aposta ganha: conseguiram.

Portugal desaparecer não é opção. Fica avisado.

Brandão Pereira in "Adamastor", 9 de Setembro de 2012, com a devida vénia

http://nrpcacine.blogspot.pt/2012/09/endoidou.html
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
Re: Aguiar Branco quer defesa militar conjunta com Espanha
« Responder #16 em: Setembro 13, 2012, 09:47:45 pm »
Dos restantes oficiais, o silêncio.
Quem cala agora é colaboracionista.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

cmc

  • 59
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +0/-0
Re: Aguiar Branco quer defesa militar conjunta com Espanha
« Responder #17 em: Setembro 27, 2012, 10:54:36 pm »
Aguiar Branco quer é um par de patins... pensei que Espanha estava em processo de desmantelamento como estado; que estranha necrofilia essa, a do ministro da defesa...
 

*

Zeca Diabo

  • 14
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Aguiar Branco quer defesa militar conjunta com Espanha
« Responder #18 em: Setembro 28, 2012, 03:28:29 pm »
O autor do artigo chama-se Brandão Ferreira e não Brandão Pereira.
 

*

latino

  • Membro
  • *
  • 271
  • +0/-0
Re: Aguiar Branco quer defesa militar conjunta com Espanha
« Responder #19 em: Outubro 01, 2012, 01:02:21 pm »
podeis estar tranquilos ....

"lo que no puede ser , no puede ser y en cima es imposible" y denro de poco lo haremos  pero a nivel europeo.

para que "dos"  se pongan de acuerdo , hace falta que "ambos" quieran ¿no ?

bueno yo os puedo asegurar  que en España eso..... ! ni se planea !

¿algien ha visto  en un periodoco español esa noticia? (como  lo de la liga ibérica)  .

!ni lo verais!
 
eso si; ! colaboración la que querais ! ... ! por algo somos europeos!

!PERO CADA UNO SE PAGA LO SUYO !

!animo Portugal!

PD : España no quiere nada de vosotros ; eso si colaboración toda ; pero .... !cada uno se paga sus asuntos! (es la base de la buena vecindad)
 

*

Jorge Pereira

  • Administrador
  • *****
  • 2235
  • Recebeu: 89 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +59/-44
    • http://forumdefesa.com
Re: Aguiar Branco quer defesa militar conjunta com Espanha
« Responder #20 em: Outubro 03, 2012, 12:24:11 am »
Mais um caso de uma péssima comunicação deste governo. Como é óbvio, aquilo que se pretende não é aquilo que transpareceu.
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

*

Edu

  • Especialista
  • ****
  • 1166
  • Recebeu: 155 vez(es)
  • Enviou: 12 vez(es)
  • +5/-4
Re: Aguiar Branco quer defesa militar conjunta com Espanha
« Responder #21 em: Outubro 04, 2012, 11:42:34 am »
Claramente que o problema foi a forma como foi dito, passou-se o mesmo com o anterior governo: o socrates disse - espanha, espanha, espanha! - quando queria dizer - Portugal, Portugal, Portugal!

O patrulhamento de Portugal por policia espanhola durante este mandato foi claramente também ele um caso de pessima comunicação.

Concordo com o typhonman, infelizmente, por estes tempos o PCP vai sendo uma das únicas soluções viaveis para o voto, porque são dos poucos que ainda tentam minimamente defender a soberania nacional.
PSD, PS e CDS deviam ser abolidos e aos seus membros e simpatizantes proibir-se qualquer futura actividade politica para além do voto. A razão: traição à patria generalizada.
 

*

Jorge Pereira

  • Administrador
  • *****
  • 2235
  • Recebeu: 89 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +59/-44
    • http://forumdefesa.com
Re: Aguiar Branco quer defesa militar conjunta com Espanha
« Responder #22 em: Outubro 04, 2012, 04:38:30 pm »
O tempo mostrar-lhe-á o disparate que foram estas suas afirmações. PCP? Pois…a memória é mesmo muito curta…
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Aguiar Branco quer defesa militar conjunta com Espanha
« Responder #23 em: Outubro 04, 2012, 06:04:43 pm »
Citação de: "Jorge Pereira"
O tempo mostrar-lhe-á o disparate que foram estas suas afirmações. PCP? Pois…a memória é mesmo muito curta…

E viva a Internacional  :mrgreen:

 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18015
  • Recebeu: 5409 vez(es)
  • Enviou: 5717 vez(es)
  • +7063/-9429
Re: Aguiar Branco quer defesa militar conjunta com Espanha
« Responder #24 em: Outubro 05, 2012, 11:14:31 am »
Não percebo tanta celeuma, quando já somos governados por Berlim, sendo o passinhos uma espécie de "Reichsprotektor"
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

latino

  • Membro
  • *
  • 271
  • +0/-0
Re: Aguiar Branco quer defesa militar conjunta com Espanha
« Responder #25 em: Outubro 10, 2012, 11:26:49 am »
con todo el respeto y "SIN  ganicas de joder"... (para compensar vuestra version en Blanco /negro)

¿que tiene que ver Berlin en esto? :

------------------------------------

a)  Europa  NO es lo mismo que Alemania  y dia a dia lo verais  .... a  veces..... !opuesto!  

b)  España NO es lo mismo que  Castilla  ... !a veces opuesto! .

c) Aragón NO es lo mismo que  Zaragoza (a veces opuesto)

c)  Portugal NO es  lo mismo que  Lisboa (y que el que piense eso se equivoca, a veces  es opuesto )

-------------------
 
a)Europa :  España , Francia , Ilalia ... YA  pesan más  que Alemania ( otra cosa es que sepamos hacerlo) ... y la  capital economica  economica  europea  es  Franfurt (no Berlin) ..... !que no es lo mismo!

b) España   es la suma de Madrid , Barcelona ,  valencia , Malaga ,  Zaragoza.....  y capital Madrid , pero no es ! Castilla ! (ni Madrid)  ....!ni mucho menos!

c)Aragón   es la suma de Huesca , Teruel , Calatayud , Jaca , Alcañiz .... y  su capital (mas todavia sentimental, por el Pilar  )  Zaragoza ....  pero zaragoza no es Aragón  ni mucho menos  ; simplemente y nada menos que  su capital.

D)  Portugal   es la suma de lisboa , Porto , faro  , Vila Real ...  y  su capital Lisboa; pero no es...... !SOLO LISBOA!   cada uno tiene sus intereses .


... si alguien lo controla todo ....!mal vamos !  ....... ! el poder contra mas repartido esté;  mejor! .......y unico resonsable el... !ciuadadano!...... con su VOTO
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18015
  • Recebeu: 5409 vez(es)
  • Enviou: 5717 vez(es)
  • +7063/-9429
Re: Aguiar Branco quer defesa militar conjunta com Espanha
« Responder #26 em: Novembro 20, 2012, 05:02:39 pm »
HOJE às 13:30


Portugal e Espanha reforçam cooperação a nível da Defesa

 

Os ministros da Defesa de Portugal e Espanha decidiram hoje estudar a revisão do protocolo de cooperação nesta área assinado entre os dois países em 1998 e «explorar as oportunidades de desenvolvimento conjunto das capacidades militares».

José Pedro Aguiar-Branco e Pedro Morenés reuniram-se hoje em Madrid, «tendo concordado em desenvolver uma cooperação bilateral reforçada que contribua para melhorar a segurança e defesa regionais, no seio da NATO e da União Europeia, bem como da Iniciativa 5+5 Defesa, de que Portugal e Espanha fazem parte», segundo um comunicado do Ministério da Defesa Nacional.

Neste contexto, Aguiar-Branco e Morenés decidiram «estudar a possível revisão do atual Protocolo de Cooperação» assinado entre os dois ministérios em 1998 «e, caso necessário, atualizá-lo por forma a adaptá-lo aos desafios e objetivos que se pretendem alcançar com uma cooperação luso-espanhola reforçada, tendo em conta o novo cenário político-estratégico de segurança e defesa, desenvolvendo novos projetos de cooperação».
Diário Digital / Lusa
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

scrupulum

  • 101
  • +0/-0
Re: Aguiar Branco quer defesa militar conjunta com Espanha
« Responder #27 em: Novembro 20, 2012, 05:50:25 pm »
Atendendo a que os dois paises estão na mesma m..., e que enfrentam as mesmas ameaças, se calhar não seria ma ideia ressuscitar o pacto ibérico  c34x
scrupulum aka legionario
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
Re: Aguiar Branco quer defesa militar conjunta com Espanha
« Responder #28 em: Novembro 20, 2012, 06:13:03 pm »
Citação de: "scrupulum"
Atendendo a que os dois paises estão na mesma m..., e que enfrentam as mesmas ameaças, se calhar não seria ma ideia ressuscitar o pacto ibérico  :mrgreen:
Lembrar sempre Maquiavel!
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Aguiar Branco quer defesa militar conjunta com Espanha
« Responder #29 em: Novembro 20, 2012, 07:19:44 pm »
Eu já nem sei o que seria pior...
Às vezes penso que este país está condenado a desaparecer numa federação europeia, numa união ibérica ou numa casa de ***** de sol e vinho...  :N-icon-Gun:
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."