Ajuda com termos navais

  • 3 Respostas
  • 4708 Visualizações
*

Dezassete

  • 2
  • +0/-0
Ajuda com termos navais
« em: Novembro 07, 2012, 05:18:27 pm »
Boas a todos, eu estou a meio de uma informal tradução para inglês de um excelente texto acerca da batalha naval de Cananor, da autoria de Saturnino Monteiro, do site da ANC, pois para melhor dar a conhecer ao mundo a batalha que na prática introduziu ao mundo a famosa formação em coluna pelos portugueses, como escrito no mesmo site.

Este é o link para o texto e também para o site da ANC, com muitos outros textos de interesse do mesmo autor:
http://www.ancruzeiros.pt/anchistoria-comb-1501.html

Ora o que eu queria saber é qual exactamente o significado da expressão no texto "...provavelmente, terá continuado a navegar para o largo, com os navios formados em coluna, a fim de não perder barlavento em relação a Cananor...". Eu sei que navegar ao largo significa navegar perto da costa e perpendicularmente ao vento, mas neste contexto, não percebo muito bem o que quer dizer... Imagino que terão de facto continuado a navegar junto da costa, mas só para ter a total certeza, se continuaram a navegar perto da costa, a expressão não seria "continuado a navegar ao largo"?

agradeço desde já a ajuda!
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10329/-0
Re: Ajuda com termos navais
« Responder #1 em: Novembro 07, 2012, 07:16:51 pm »
Tal como nas regatas modernas a colocação dos navios em relação ao vento era fundamental no desfecho das batalhas.

Navegar para o largo significa que o navio apanha o barlavento ente os 90º e 159º

As condições quase ideais para evitar o ziguezaguear da navegaçao á bolina. e navegar quase em linha reta!

O comandante colocou os seus navios em coluna para nao perderem esta consdições de vento quase ideais de navegar a velocidade maxima! se o destino era Cananor estavam do lado certo do vento!



 

*

Dezassete

  • 2
  • +0/-0
Re: Ajuda com termos navais
« Responder #2 em: Novembro 07, 2012, 10:57:04 pm »
chaimites, muito agradecido pela resposta! é uma grande ajuda.

cumprimentos!  :G-beer2:
 

*

Instrutor

  • Investigador
  • *****
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
Re: Ajuda com termos navais
« Responder #3 em: Novembro 08, 2012, 12:25:00 pm »
Eu digo só uma coisa, este Chaimites percebe mesmo do assunto a sério, uma mais valia sem dúvida para este forum. Olha lá tu trabalhas mesmo nos Estaleiros ou és mesmo algum Capitão de Mar e Guerra de alguma Fragata, é que se não és merecias estar ao comando de uma. :G-beer2:
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C