Operações Especiais de Marinha

  • 518 Respostas
  • 197186 Visualizações
*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: Operações Especiais de Marinha
« Responder #225 em: Dezembro 04, 2011, 02:45:45 am »
Citação de: "zionTrue"

Não gosto de grande comparações, mas vou bater na mesma teclar, se houve-se uma racionalização do recursos humanos e financeiros,teríamos um modelos de Fuzileiros portugueses a semelhança dos EUA,que tem o Recon Marine e compre as missões do seu Corpo!Tantos a missões em terra como no Mar.Pelboard e Recon asseguravam as missões que estão atribuídas e haveria a "tal" racionalização que tanto defendo.
Estamos em Portugal, não estamos nos EUA, não há dinheiro, um elemento do Dae é caríssimo!e aproveitamento na pratica é reduzido( felizmente ou infelizmente, não estamos a julgar isso) cada homem custa 40.000€ a sua formação, ganha um suplemento de mergulho e para-quedismo ( devido aos meios de inserção que as operaçoes especiais tem que ter), quantas operação de mergulho real fez na sua existência?ZERO,ganha 250€ por mês, saltos de para-quedismo?ZERO,varia conforme o posto, varia de 150€ a 350€( números redondos). Para o corpo de fuzileiros é um esforço muito grande com pouco resultados!

Peço um favor não me venham falar do Navy Seals, pois não há comparação possível!




O DAE tem uma capacidade que mais ninguém tem em Portugal e só isso justifica a sua existência.

Se não fazem mais missões é realmente muita pena, mas quando for preciso treinam para isso.  Para além disso têm a capacidade de passar conhecimentos a outros e manter viva uma área de operações especiais que se deixar de existir se perde porque mais ninguém a faz como eles.
E podemos sim falar de Navy Seals, de Unidad de Operaciones Especiales e de Kampfschwimmer e de todos os outros equivalentes. Cada um à medida do seu País.
E assim como os Estados Unidos têm um Marine Recon e Nay Seals, um não chega aos calcanhares do outro, cá a mesma coisa, mas ao nosso nível.

Se me disser que toda a estrutura das Operações Especiais e do Comando de Operações Especiais está mal isso concordo. Forças a mais, demasiadas quintas para tantos oficiais, compram brinquedos caros sem utilidade só para General/Almirante ver, pouca dedicação, muito trabalho de secretaria dos Oficiais e pouco de campo, copos a mais e treino a menos, etc etc etc
Precisava de alguém com corajem para acabar com certas coisas e limpar as casas todas de falta de dedicação ao espirito de Soldado, pensamentos retrogadas e filosofias ultrapassadas...
« Última modificação: Dezembro 04, 2011, 11:31:12 am por ACADO »
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

zionTrue

  • 11
  • +0/-0
Re: Operações Especiais de Marinha
« Responder #226 em: Dezembro 04, 2011, 11:22:55 am »
Caro Acado!
Bom dia :G-beer2:


cumprimentos
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: Operações Especiais de Marinha
« Responder #227 em: Dezembro 04, 2011, 11:50:11 am »
Citação de: "zionTrue"

Ja agora gostava que me disse-se o que existe de estranhos nas minhas afirmações  :G-beer2:

 

Nada de especial, sem querer ofende-lo parecia-me assim um tom de inveja. Mas essa sua explicação foi mais lucida embora eu nao concorde com ela.
Mas isso ja sabemos que opiniões todos temos as nossas.

Foi o Sr. que disse que não conhecia ningém do DAE portanto calculo que será dificil de perceber as capacidades que eles têm...

Quanto ao recon, são sempre precisas unidades de reconhecimento para forças maiores e há reconhecimentos simples que não vale a pena estar a empregar unidades muito especializadas e desperdiçar recursos. Portanto não vejo porque quer acabar com ele.

Quando diz que o Pelotão de Abordagem não é inferior penso que não está a ver todo o espectro de missões de abordagens que existem desde Navios até Plataformas. o PELBOARD faz só coisinhas simples e acho muito bem que exista pois se o DAE estiver empregue num cenario de guerra o PELBOARD ira ser necessário para controlar navios e assim, tal como os Pelotoes de Abordagem de outros Paises.
Já para não falar em todas as outras capacidades do DAE em água, que realmente não são usadas mas isso é culpa do Governo, o que também não quer dizer que amanhã não sejam precisas e se acabarem com o DAE quem as faz?? Ninguém.

Para lhe dar um pequeno exemplo se o nosso Governo tivesse a coragem de outros. O pelotao de abordagem aborda as embarcacoes Piratas ao largo da Somalia à meses à procura de informações, a controlar pirataria etc, enquanto numa bela noite o DAE se inflitra por subamarino para aniquilar um grupo de piratas numa aldeia maritima e salvar a tripulação Portuguesa mantida sequestrada.
Isto é o bife e batatas fritas, agora ponha mais um ovo estrelado e salada com cebola e verá que valeu a pena pagar mais.

Simplesmente não acho que se pode acabar com uma unidade que nenhuma outra tem a capacidade de executar o que esta faz. Custe ela o que custar, aliás deveria até custar mais pelos valores que falou. Nos Seals recebe-se só à cabeça, um cheque de cerca de $100 000 por entrar numa equipa ...
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

zionTrue

  • 11
  • +0/-0
Re: Operações Especiais de Marinha
« Responder #228 em: Dezembro 04, 2011, 02:37:13 pm »
A realidade portuguesa não a missões para Dae!Ninguém sai do submarino,ninguém faz o salto de alta atitude.

Em relação a Somália, nem os americanos o fazem. A Nato não o permite, ou pelo menos quando acontece não as assume!sei porque não o permitem mas não vou estar aqui a explicar.

Sobre de não conhecer ninguém do Dae, não influencia nada a minha opinião!95% do que fazem tenho conhecimento, amanha (2ºfeiras) sei o nome completos deles,moradas, contribuinte,Nick names,todos sobre eles!basta querer.....
Dou-lhe um exemplo do meu conhecimento, saíram 2 elementos do Dae no mês passo para a vida civil, ambos iriam entrar no QP´s, ate sei os motivos que os levaram a sair,e vai ao encontro de pensamento esse motivos!A uns anos saio um Cabo do Dae que estava a concorrer ao curso de sargentos e abandonou tudo, para seguir o rumo da PSP , tal como esta outro no curso actual da PSP! as motivações que os levaram "talvez as mesma".

não brinquem com o dinheiro do contribuinte.

Atenção não digo que a culpa é o Dae, o que digo é que o CF deveria nesta altura de crise racionalizar os meios e custo / missão tarefa !Sei que quem manda também não os tem no sitio e não vai fazer nada!vai continuar tudo igual......

"Quem tudo quer, tudo perde"

Ps:informe-se bem do ReconMarine
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: Operações Especiais de Marinha
« Responder #229 em: Dezembro 04, 2011, 02:58:42 pm »
Citação de: "zionTrue"
A realidade portuguesa não a missões para Dae!Ninguém sai do submarino,ninguém faz o salto de alta atitude.

Em relação a Somália, nem os americanos o fazem. A Nato não o permite, ou pelo menos quando acontece não as assume!sei porque não o permitem mas não vou estar aqui a explicar.

 

Parece que afinal nao ta tao bem informado quanto isso.
Os Americanos estão-se a cagar se a NATO deixa ou não. E olhe que é informação semi-publica, há anos que os Americanos andam a entrar na Somalia a elimar e prender quem lhes convém. E os Seals já estiveram várias vezes envolvidos.

Mas pronto, o Sr. diz que não há missões que justifiquem a existência do DAE, eu digo que há. Vamos estar aqui os dois a fazer finca pé...

Gasta-se muito dinheiro mal gasto aos contribuinetes, agora no DAE de certeza que é o mínimo dos nossos problemas.
Vendam os Leopards, não comprem helis para o exercito, reduzam o nº de oficiais e todos os benficios estupidos que têm, apostem nos militares de carreira em vez de lhes cortarem as pernas, reduzam o número de militares, apostem na industria nacional de defesa e armamento, aumentem as missões no estrangeiro para colher beneficios e aumentar e melhorar conhecimentos, acabem com as "quintas", regulem os Hospitais militares, investiguem a corrupção na aquisição de material, etc etc etc.
Se toda a gente tivesse a mente aberta que alguns elementos do Destacamento têm de certeza que as nossas forças armadas não estavam tão mal.
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

zionTrue

  • 11
  • +0/-0
Re: Operações Especiais de Marinha
« Responder #230 em: Dezembro 04, 2011, 06:28:02 pm »
Caro acado!

Ja me esquecia, uma das capacidades do Dae é ter elementos a fazerem cobranças difíceis!depois sao apanhados e andam de pulseira electrónica!E outros quando vão para missões sao apanhados em contrabando de armamento, se calhar esta é mais antiga , mas a 1º é muito recente, e outras mais.Não me venha com tretas sobre a mente aberta.

Um militar não pode andar num submundo,sao a reserva moral da sociedade.

veja o titulo deste debate, Operações Especiais de Marinha, o próprio Dae não quer pertencer aos Fuzileiros.este que vos lhes dão comida,alojamento,material,homens, dinheiro, missões.

cumprimentos
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: Operações Especiais de Marinha
« Responder #231 em: Dezembro 05, 2011, 01:04:56 am »
Citação de: "zionTrue"
Caro acado!

Ja me esquecia, uma das capacidades do Dae é ter elementos a fazerem cobranças difíceis!depois sao apanhados e andam de pulseira electrónica!E outros quando vão para missões sao apanhados em contrabando de armamento, se calhar esta é mais antiga , mas a 1º é muito recente, e outras mais.Não me venha com tretas sobre a mente aberta.

Um militar não pode andar num submundo,sao a reserva moral da sociedade.

veja o titulo deste debate, Operações Especiais de Marinha, o próprio Dae não quer pertencer aos Fuzileiros.este que vos lhes dão comida,alojamento,material,homens, dinheiro, missões.

cumprimentos

Um elemento não faz um destacamento e se isso é verdade, esse elemento ainda não foi condenado portanto é inocente.
Veja lá se um dia o azar não lhe bate à porta e se vê numa embrulhada também sendo inocente, a mim já me calhou e não gostei nada de ser acusado quando era inocente.
Não julgue os outros quando não tem essa função, Deus castiga muito facilmente.
Quanto ao submundo, é muito pior o submundo dos contractos de aquisição de material que os Oficias das forças armadas tanto manipulam. Até para a aquisição da arma de assalto conseguiram arranjar maneira de só haver dois concorrentes, é obvio demais...
Aliás, acho que isso que disse, se for verdade, nem deveria estar a Publico pois ninguém ganha com isso até o assunto estar encerrado.

E vejo aí realmente algum amargo de boca, sempre me pareceu desde o ínicio da conversa, acho que esta discussão não deve continuar, quando lhe faltaram os argumentos passou para agressões que nada têm a ver ao caso.

O DAE são Operações Especiais de Marinha, os Fuzileiros são Infantaria de Elite de Marinha com uns standards de recrutamento mais elevado e mais algum treino de combate que a Infantaria regular do Exercito, aquilo que nalguns sitios são conhecidos como tropa de choque, tropa de elite, etc.

E pelo seu discurso amargo só se vê que realmente alguns elementos dos Fuzileiros não tratam o DAE como eles merecem.
O dinheiro, o equipamento, os Homens, a comida, o alojamento não é dos Fuzileiros, é dos Portugueses e se esta unidade é boa deves-lhes ser atribuido pela respectiva hierarquia sem lhes estar a pedir contas para além da boa prestação naquilo que lhes é pedido.
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10329/-0
Re: Operações Especiais de Marinha
« Responder #232 em: Dezembro 05, 2011, 02:22:11 am »
Caro Zion true

Como civil e como alguem que nunca esteve nas forças armadas


Deixe-me dizer-lhe que nunca entendi este tipo de rivalidade, inveja, ciume,   mesquinho entre forças.
O Sr fez-me lembrar  as viagens de comboio de Sexta- feira á noite na linha do Norte  nos meus tempo de estudante,
Nunca entendi porque motivo, elementos de diferentes unidades, que nem se conheciam,  andavam à pancada só por usarem uma boina de cor diferente!

A sua ultima argumentação foi no mínimo infeliz e deitou por terra qualquer outra argumentação válida que possa ter apresentado

Nenhum homem esta acima da instituição a que pretence, nem as suas atitudes podem ser confundidas com os valores que essa instituição  representa.

Abraço
 

*

Cabecinhas

  • Investigador
  • *****
  • 1505
  • Recebeu: 5 vez(es)
  • Enviou: 11 vez(es)
  • +4/-0
Re: Operações Especiais de Marinha
« Responder #233 em: Dezembro 05, 2011, 02:14:58 pm »
Cheira-me a alguém que não preencheu os requisitos...
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
---
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20276
  • Recebeu: 2997 vez(es)
  • Enviou: 2248 vez(es)
  • +1343/-3465
Re: Operações Especiais de Marinha
« Responder #234 em: Dezembro 06, 2011, 11:18:55 am »
Citação de: "zionTrue"
veja o titulo deste debate, Operações Especiais de Marinha, o próprio Dae não quer pertencer aos Fuzileiros.este que vos lhes dão comida,alojamento,material,homens, dinheiro, missões.

cumprimentos

Desculpa-me mas os Fuzos do DAE não querem ser do Corpo de Fuzileiros? Quem disse isso? Mas afinal conheces ou não pessoas do DAE?

Isso seria a mesma coisa que dizer os Páras da Companhia de Precursores não querem ser da Tropa Pára-quedista... :roll:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

tsahal

  • Perito
  • **
  • 580
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Operações Especiais de Marinha
« Responder #235 em: Dezembro 06, 2011, 02:28:04 pm »
Acho que o ZionTrue não quis dizer que o DAE não quer fazer parte do CF. Antes de tudo são Fuzileiros! Apenas que existe uma concorrencia saudavel!  A mesma coisa acontece entre os Fuzileiros e a Marinha.

Acontece o mesmo na BrigRR entre os CTOE, CTC e os os paraquedistas, nas Forças de Segurança entre a PSP, GNR e ASAE,! Todos querem fazer de tudo e todos acham que são os melhores do mundo! E todos querem ter o melhor equipamento e serem independentes mas no fundo são todos militares e servidores do Estado! Estas picardias animam o dia à dia dos mesmos, tudo normal!

A verdade é que em em diversos sectores do Estado existem uma parafernalia de instituições a fazerem a mesma coisa (a chamada Duplicação de Meios) e num país com pouco mais de 10M de habitantes, fálido e sem qualquer poder politico e económico na cena internacional, fica extremamente muito caro e é obviamente inutil! Como ele disse e muito bem, apenas serve para gastar dinheiro e complicar o emprego das Forças. Formam diversas unidades que recebem formação nas mesmas areas mas depois fica a faltar o enquadramento legal para o emprego das mesmas em dominios que originalmente não são o delas. Isso já é culpa dos maravilhosos politicos que governam Portugal!
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: Operações Especiais de Marinha
« Responder #236 em: Abril 18, 2012, 12:00:49 pm »
E engracado sem graca nenhuma ver como o unidade de proteccao de forca compra tudo o que lhe apetece sem ter sequer nocao do que anda a comprar e a equipar. Ja outro dia foi aquela coisa dos Comandos comprarem Mg em 223 e usarem as G3 a mistura. Agora a UPF, compra Aimpoints para H417, onde e que andam com a cabeca. Nao percebo estas unidades que poem e dispoem do nosso dinheiro sem pensar numa doutrina!!

E depois ve-se unidades como o DAE que precisam de equipamento e sabem o que precisam e nao recebem.


The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11097
  • Recebeu: 2355 vez(es)
  • Enviou: 3271 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Operações Especiais de Marinha
« Responder #237 em: Abril 18, 2012, 06:17:15 pm »
Citação de: "ACADO"
E engracado sem graca nenhuma ver como o unidade de proteccao de forca compra tudo o que lhe apetece sem ter sequer nocao do que anda a comprar e a equipar. Ja outro dia foi aquela coisa dos Comandos comprarem Mg em 223 e usarem as G3 a mistura. Agora a UPF, compra Aimpoints para H417, onde e que andam com a cabeca. Nao percebo estas unidades que poem e dispoem do nosso dinheiro sem pensar numa doutrina!!

E depois ve-se unidades como o DAE que precisam de equipamento e sabem o que precisam e nao recebem.

Pores a tua opinião sobre o equipamento da UPF no tópico da UPF está correcto, mas não tens que te andar a repetir em todos os tópicos das outras unidades.´

Além disso até estas a falar de unidades que pertencem a ramos militares diferentes, o que faz toda a diferença, pois cada ramo é dotado de autonomia administrativa e financeira, logo, gasta o dinheiro que quer (dentro do orçamento que lhes é atribuido) nas suas unidades. Ou queres que seja a Força Aérea a comprar G-36 ou HK417 para os Fuzileiros?
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: Operações Especiais de Marinha
« Responder #238 em: Abril 18, 2012, 10:59:54 pm »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "ACADO"
E engracado sem graca nenhuma ver como o unidade de proteccao de forca compra tudo o que lhe apetece sem ter sequer nocao do que anda a comprar e a equipar. Ja outro dia foi aquela coisa dos Comandos comprarem Mg em 223 e usarem as G3 a mistura. Agora a UPF, compra Aimpoints para H417, onde e que andam com a cabeca. Nao percebo estas unidades que poem e dispoem do nosso dinheiro sem pensar numa doutrina!!

E depois ve-se unidades como o DAE que precisam de equipamento e sabem o que precisam e nao recebem.

Pores a tua opinião sobre o equipamento da UPF no tópico da UPF está correcto, mas não tens que te andar a repetir em todos os tópicos das outras unidades.´

Além disso até estas a falar de unidades que pertencem a ramos militares diferentes, o que faz toda a diferença, pois cada ramo é dotado de autonomia administrativa e financeira, logo, gasta o dinheiro que quer (dentro do orçamento que lhes é atribuido) nas suas unidades. Ou queres que seja a Força Aérea a comprar G-36 ou HK417 para os Fuzileiros?

Não, quero é o dinheiro seja bem gasto...
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1685
  • Recebeu: 400 vez(es)
  • Enviou: 350 vez(es)
  • +100/-45
Re: Operações Especiais de Marinha
« Responder #239 em: Abril 19, 2012, 05:28:46 pm »
Off-Topic:
Na minha opinião o dinheiro é bem aplicado ( para mim o gasto é quando aplicamos dinheiro e depois não temos retorno visivel ou utilidade ou o que lhe quiserem chamar...ou uma questão de léxico!).
 Quanto a isso a UPF está de consciência tranquila. Têm aquilo que lhes foi permitido ter, foi construída uma boa base, toda a doutrina de emprego, requisitos e formações necessárias estão devidamente reconhecidas.
Acado compreendo que goste de armas e tenha as suas ideias quanto ao que poderia ser mais ou menos correto. Agora criticar as opções de armamento de uma força recente como a UPF, é chover no molhado.
Não me compete a mim defender o que quer que seja, mas os militares da UPF, desmultiplicam-se em missões H24, 365 dias por ano, com empenho, brio e dedicação com elevados sacrificios pessoais.
A cabeça de quem lidera a UPF anda bem assente nos ombros e da mesma forma que uns criticam o DAE, outros os submarinos e o senhor nesta opção da UPF, nada a dizer senão critiquem à vontade pois a Unidade de Protecção da Força vai continuar a fazer o que sabe, da melhor forma com os meios que lhe são postos à disposição.
Siga!
Um abraço
Raphael
__________________