Filmes Sobre a Guerra Colonial

  • 20 Respostas
  • 15207 Visualizações
*

quintanova

  • 148
  • +0/-0
    • Em Busca de Lecor
(sem assunto)
« Responder #15 em: Junho 26, 2008, 06:12:21 pm »
Vi na RTP há anos um filminho (não é curta, nem é longa - 60 minutos) chamado "Era uma vez um Alferes". Já nem me lembrava do título, pensava que era só "O Alferes". É de 1987.
Entretanto encontrei info na imdb.com - http://www.imdb.com/title/tt0121247/ .

Não me lembro muito bem, mas lembro-me do mais dramático. Não sei se ao início, ou ao fim, o Alferes pisa uma mina e fica lá com o pé. E a história é à volta disso.

Gostava de encontrar isso. Deve estar lá guardadinho nos arquivos da RTP à espera de libertação.

Encontrei uma crítica num blogue:

“Era uma Vez um Alferes” (1988), de Luís Filipe Costa: Uma média-metragem (55 minutos) produzida para a RTP a partir de um conto de Mário de Carvalho. A história não se concentra nos combates mas sim nas relações entre os militares portugueses, mostrando uma situação extrema (um alferes pisa uma mina, tendo de se manter imóvel de modo a evitar a explosão) mas não isenta de surpresas. Com boas interpretações (José Jorge Duarte e Júlio César, entre outros), o filme possui um nível técnico regular. in: http://pipocarasca.blogspot.com/2005/04/guerra-lusa.html

*

tgcastilho

  • Membro
  • *
  • 183
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #16 em: Julho 02, 2008, 04:00:55 pm »
Também existe "os imortais",embora não fale directamente da guerra.


Os Imortais” (2003), de António-Pedro Vasconcelos: A memória de mais esta “história de veteranos” ainda está fresca. A guerra surge em “flash-backs” credíveis, mas o melhor é o trabalho dos actores (grande Nicolau Breyner, estreia convincente de Rui Unas) e a maneira clara de contar uma história que tantas vezes falta por cá.
 

*

quintanova

  • 148
  • +0/-0
    • Em Busca de Lecor
(sem assunto)
« Responder #17 em: Julho 03, 2008, 02:17:20 pm »
Uma pequena história para ilustrar o cenário do cinema português e a sua relação com as guerras. O meu pai aceitou assessorar Manoel de Oliveira no seu "Non, ou a Vã Glória de Mandar", nomeadamente no que concerne a um acampamento-base na Guerra do Ultramar e a sua disposição.
Todas as dicas que o meu pai passou foram ignoradas, pois não ficava esteticamente bem. A colaboração (não paga, aliás) foi rapidamente concluída.

Obviamente que o Manoel de Oliveira tem o direito de realizar o seu filme da forma que quiser, mas quando sabemos que outros cinemas levam os seus military advisers a sério, ao mínimo pormenor, ficamos a saber porque não há filmes portugueses decentes acerca da Guerra.

O grande problema que impede um filme decente é que a Guerra ainda é vista num prisma ideológico bacoco, passadista e pequeno-burguês, e não um conflito militar puro e simples, já ele cheíssimo das suas complexidades próprias.
Os Maneis e os Josés que viram a sua primeira retrete no quartel, que lutaram na África e que criaram elos eternos com os seus companheiros, esses serão sempre esquecidos, pois a história e o cinema é composto de parisienses e argelinos que por mais que se mordam nunca conseguirão uma sonoplastia de jeito, quanto mais um guião genuíno acerca da guerra.

*

triton

  • 361
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #18 em: Outubro 20, 2008, 10:35:05 pm »
Na minha opinião existe um filme ainda melhor que o Capitães de Abril, o FIlme chama-se A Hora Da Liberdade, é muito bom, só não tem um brigadeiro a chamar filhos desta e daquela, e tambem não tem nenhum romance nem um Sargento mal disposto. :lol:
 

*

quintanova

  • 148
  • +0/-0
    • Em Busca de Lecor
(sem assunto)
« Responder #19 em: Outubro 20, 2008, 11:13:23 pm »
Por outro lado, os "Capitães de Abril" tem o mérito de acertar com as cores das boinas utilizadas na altura, coisa que a "Hora da Liberdade" não faz. Diga-se também que é a unica coisa boa que o filme da Medeiros tem, mais não seja porque o cinema português não consegue atinar com a sonoplastia que é sempre do piorio (e não me refiro apenas às dobragens dos vários, demasiados, actores estrangeiros, claramente feitas em estúdio como os filmes do extinto canal 18).

*

Ermit

  • Membro
  • *
  • 189
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #20 em: Abril 15, 2009, 01:09:58 am »
Boas deixo aqui um link onde tem todos os filmes e documentários sobre a Guerra colonial produzidos pela RTP1...

É só disfrutar  :arrow: http://www.rtp.pt/guerracolonial/?id=89&t=0#thumb89

Acho que está muito bom. Além dos actuais ainda tem também filmes da época.

Cumprimentos
Não sabe assinar.