Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa

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Major Alvega

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #180 em: Abril 07, 2017, 07:52:02 pm »
 As pessoas podem sonhar, conceber hipóteses e fazer conjunturas: tudo bem.

 Mas não irá haver nenhum substituto para o Bérrio por duas razões lógicas e fundamentais. Isto se quisermos olhar para o problema de forma realista e objectiva:
a primeira é que não há qualquer vontade política para o fazer e a segunda pura e simplesmente não existe no mercado uma possibilidade em segunda-mão que esteja em condições de ser adquirida e durar mais 20 ou 25 anos. Ainda por cima gastando só 20 milhões. Ora os nossos amadores decisores politicos e militares sabem perfeitamente disso.

A única credível foi o navio holandês Amsterdam que foi seguramente "oferecido" a Portugal. Só que provavelmente queriam-no de "borla" ou simplesmente o recusaram, antes de ser vendido ao Peru que se chegou à frente por ter a consciência que além de ser um excelente investimento, era uma oportunidade única e irrepetível.

Quanto a LPDs ainda pior. Se não conseguimos ter um reabastecedor quanto mais um navio anfíbio? Com tanto desinvestimento, a marinha perdeu de forma dolosa muita capacidade e "massa critica" ao nivel de pessoal para poder gerir e operar um LPD.
O caso do Siroco foi um exemplo notável. Apesar de nos ser oferecido por um preço baixíssimo e o navio estar em condições muito aceitáveis, chegada à hora da verdade e das decisões, as "perninhas" dos responsáveis da marinha começaram a tremer de medo por começarem a ter consciência de já não possuírem capacidade estrutural e de logistica (ou em bom português corrente: "pedalada") para operar um navio com aquelas caracteristicas. Daí sairem cá para fora aquelas desculpas esfarrapadas do EH101 e dos Leopard.

A actual capacidade da nossa marinha em absorver "novos" meios e capacidades, está limitada à compra de cascos de navios já abatidos e consequente reboque para Portugal para serem cá pintados e limpos por dentro.
« Última modificação: Abril 07, 2017, 09:20:23 pm por Major Alvega »
 
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #181 em: Abril 15, 2017, 03:20:30 pm »
Quem sabe se com a entrada deste nosso novo AOR, o nosso não possa vir do  navio a ser substituídor!

Citar
Trieste, April 10, 2017 – The launching ceremony of the bow section of the LSS logistic support unit “Vulcano”, took place today at the shipyard in Castellammare di Stabia (Naples) in the presence of the Italian Minister of Defence, Roberta Pinotti. The unit was ordered to Fincantieri within the renewal plan of the Italian Navy’s fleet.

The bow section launched today, 94 meters long, 24 meters wide, 16.3 meters high, weighing about 4.100 tons, will be transported by sea to the shipyard in Muggiano (La Spezia), where it will be assembled to set up the entire unit with the stern section. The delivery of the LSS is scheduled in 2019.

http://www.defenseforces.com/2017/04/13/fincantieri-bow-section-lss-logistic-support-unit-vulcano-launched-castellammare/.

por esta noticia haverá um AOR disponivel em 2019.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #182 em: Abril 15, 2017, 09:23:20 pm »
Já foi mencionado, muitas vezes, neste tópico que o Etna estaria disponível em 2019. É um bom navio, mas se os italianos pedirem mais de 20 milhões já era. Talvez seja mais indicado para uma marinha mais avançada da América do Sul.
Talent de ne rien faire
 

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #183 em: Maio 14, 2017, 05:52:20 pm »
As pessoas podem sonhar, conceber hipóteses e fazer conjunturas: tudo bem.

 Mas não irá haver nenhum substituto para o Bérrio por duas razões lógicas e fundamentais. Isto se quisermos olhar para o problema de forma realista e objectiva:
a primeira é que não há qualquer vontade política para o fazer e a segunda pura e simplesmente não existe no mercado uma possibilidade em segunda-mão que esteja em condições de ser adquirida e durar mais 20 ou 25 anos. Ainda por cima gastando só 20 milhões. Ora os nossos amadores decisores politicos e militares sabem perfeitamente disso.

A única credível foi o navio holandês Amsterdam que foi seguramente "oferecido" a Portugal. Só que provavelmente queriam-no de "borla" ou simplesmente o recusaram, antes de ser vendido ao Peru que se chegou à frente por ter a consciência que além de ser um excelente investimento, era uma oportunidade única e irrepetível.

Quanto a LPDs ainda pior. Se não conseguimos ter um reabastecedor quanto mais um navio anfíbio? Com tanto desinvestimento, a marinha perdeu de forma dolosa muita capacidade e "massa critica" ao nivel de pessoal para poder gerir e operar um LPD.
O caso do Siroco foi um exemplo notável. Apesar de nos ser oferecido por um preço baixíssimo e o navio estar em condições muito aceitáveis, chegada à hora da verdade e das decisões, as "perninhas" dos responsáveis da marinha começaram a tremer de medo por começarem a ter consciência de já não possuírem capacidade estrutural e de logistica (ou em bom português corrente: "pedalada") para operar um navio com aquelas caracteristicas. Daí sairem cá para fora aquelas desculpas esfarrapadas do EH101 e dos Leopard.

A actual capacidade da nossa marinha em absorver "novos" meios e capacidades, está limitada à compra de cascos de navios já abatidos e consequente reboque para Portugal para serem cá pintados e limpos por dentro.

Isso é que foi uma oportunidade perdida pois o Amsterdam era relativamente recente e aparentava estar em bom estado. Poderia certamente cumprir a sua missão por muitos anos....
 

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #184 em: Maio 20, 2017, 04:14:35 pm »
Duas infos que fiquei a saber no dia da marinha!

O Berrio ou vai para uma revisão profunda ou então vai ter que se aguentar até 2020 e depois logo de vê.
- Os filipinos andavam por cá a ver as fragatas, corvetas e até o NPO, por isso ainda deve a ver interesse por parte deles nos nossos navios!
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #185 em: Maio 20, 2017, 05:18:41 pm »
Duas infos que fiquei a saber no dia da marinha!

O Berrio ou vai para uma revisão profunda ou então vai ter que se aguentar até 2020 e depois logo de vê.
- Os filipinos andavam por cá a ver as fragatas, corvetas e até o NPO, por isso ainda deve a ver interesse por parte deles nos nossos navios!

Só faltava agora era os filipinos quererem alguma, ou as, Vasco da Gama.  ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #186 em: Maio 20, 2017, 09:45:59 pm »
Duas infos que fiquei a saber no dia da marinha!

O Berrio ou vai para uma revisão profunda ou então vai ter que se aguentar até 2020 e depois logo de vê.
- Os filipinos andavam por cá a ver as fragatas, corvetas e até o NPO, por isso ainda deve a ver interesse por parte deles nos nossos navios!

Só faltava agora era os filipinos quererem alguma, ou as, Vasco da Gama.  ::)
Não querem uns almirantes? Temos de sobra, novinhos a estrear, já vem polidos e podem levar de bónus os que lhes passam graxa de forma a andarem sempre reluzentes e que só falam quando são corridos. Desde que lhes paguem o ordenado é garantido que mesmo que só restem barcos a remos, continuam a achar que têm uma frota de Porta-Aviões  ;D :jok:

Por 20 milhões não estava a ver outra opção, senão a profunda revisão (espero que os 20 milhões cheguem, "sem desvios" e não se gaste milhões em acostagem, limpeza e outras tretas para "mamar" dinheiro aos contribuintes e deixar a marinha com "fisgas a montes"), ou a velha máxima "logo se vê" que aparece a 20 milhões mais IVA (o Etna não é de certeza). Enfim, mais do mesmo (pode ser que enrolem os filipinos com os "Tejo", que impressionam e com algumas milenas arranquem as LFC, projecto Alfeite ou Ex-ENVC).   ::) 8)

 
Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #187 em: Maio 21, 2017, 12:31:42 pm »
Qualquer das soluções que ontem o Nélson adiantou poderá deixar a Marinha temporariamente sem um AOR, seja ela uma revisão profunda ou o "depois logo se vê". Mas parece que isso para o Almirantado não interessa para nada, só mais tarde virão as críticas quando já estiverem na reserva e reforma como de costume.  ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #188 em: Maio 25, 2017, 03:20:13 pm »
Só pelo exercicio de pensamento, os estados unidos estão a tirar alguns dos Henry J. Kaiser class de serviço, até já venderam um ao chile. Não poderia ser uma hipotese ou não dá para os 20 milhões !?

https://en.wikipedia.org/wiki/Henry_J._Kaiser-class_oiler
 

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #189 em: Maio 25, 2017, 03:50:41 pm »
Só pelo exercicio de pensamento, os estados unidos estão a tirar alguns dos Henry J. Kaiser class de serviço, até já venderam um ao chile. Não poderia ser uma hipotese ou não dá para os 20 milhões !?

https://en.wikipedia.org/wiki/Henry_J._Kaiser-class_oiler

É um navio extremamaente sobredimensionado e com  um custo de manutenção astronómico para as capacidades e possibilidades da nossa marinha. É uma autêntica "bisarma".
Até agora os governos de forma negligente (com a cumplicidade das chefias que recebem muito acima da média, entre outros privilégios para não levantarem "ondas" ou problemas) têm empurrado este problema com a barriga para a frente. Chegando agora á situação limite do país estar na iminência de ficar sem esta capacidade, o que lhe retira ainda mais soberania da pouca que já possui, fruto dos 43 anos de desvarios.
Não existem soluções disponíveis minimamente aceitáveis no mundo real por 50 milhões, quanto mais por 20. Isto é simplesmente gozar com o pagode.

Resumindo, marinha com 2 submarinos, 2 fragatas antigas com alguns sistemas minimamente actualizados e mais baratos. E o resto é tudo tralha.  Um dia vamos nos entalar e bem por sermos um povo alienado, irresponsável e negligente. Isto que tem acontecido ao país até agora ainda não foi nada.
« Última modificação: Maio 25, 2017, 03:52:58 pm por Major Alvega »
 
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #190 em: Maio 25, 2017, 06:47:39 pm »
Só pelo exercicio de pensamento, os estados unidos estão a tirar alguns dos Henry J. Kaiser class de serviço, até já venderam um ao chile. Não poderia ser uma hipotese ou não dá para os 20 milhões !?

https://en.wikipedia.org/wiki/Henry_J._Kaiser-class_oiler

É um navio extremamaente sobredimensionado e com  um custo de manutenção astronómico para as capacidades e possibilidades da nossa marinha. É uma autêntica "bisarma".
Até agora os governos de forma negligente (com a cumplicidade das chefias que recebem muito acima da média, entre outros privilégios para não levantarem "ondas" ou problemas) têm empurrado este problema com a barriga para a frente. Chegando agora á situação limite do país estar na iminência de ficar sem esta capacidade, o que lhe retira ainda mais soberania da pouca que já possui, fruto dos 43 anos de desvarios.
Não existem soluções disponíveis minimamente aceitáveis no mundo real por 50 milhões, quanto mais por 20. Isto é simplesmente gozar com o pagode.

Resumindo, marinha com 2 submarinos, 2 fragatas antigas com alguns sistemas minimamente actualizados e mais baratos. E o resto é tudo tralha.  Um dia vamos nos entalar e bem por sermos um povo alienado, irresponsável e negligente. Isto que tem acontecido ao país até agora ainda não foi nada.

Infelizmente é a mais pura da verdade. Nem sei que diga.
 

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #191 em: Maio 27, 2017, 05:00:32 pm »
Four Ships for the Price of One
See how the $500m Resolve-Class AOR compares to the $2bn planned Joint Support Ship
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #192 em: Maio 27, 2017, 05:17:35 pm »
Só por curiosidade alguem terá uma idea de qual será o preço do AOR mais pequeno da Damen o 16000?

http://products.damen.com/en/ranges/logistic-support-vessel/logistic-support-vessel-replenisher-16000


 

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #193 em: Maio 28, 2017, 10:54:59 pm »
Só por curiosidade alguem terá uma idea de qual será o preço do AOR mais pequeno da Damen o 16000?

http://products.damen.com/en/ranges/logistic-support-vessel/logistic-support-vessel-replenisher-16000
Nunca abaixo dos 200 milhões visto ser praticamente um JSS. Mas para isso mais valia o 19 000, com capacidade rol on rol off e lanchas de desembarque, além de ser abastecedor.  ;)
Citar
CAPABILITIES
- Replenishment at sea with solids and liquids;
- Conduct vertical replenishment operations and helicopter in-flight refueling;
- Medical facilities for role 1 or 2 medical service.

MISSIONS
- Support of the Naval fleet;
- Search and rescue operations;
- Humanitarian operations.

FEATURES
- Helicopter deck and grid;
- Hangar for 2 medium sized helicopters;
- Panoramic enclosed bridge;
- Heavy duty crane and container stowage positions;
- Double hull protection, including ammo stores and engine rooms;
- Redundant and separate propulsion plant.

http://products.damen.com/en/ranges/logistic-support-vessel/logistic-support-vessel-supporter-19000



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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #194 em: Maio 28, 2017, 11:25:23 pm »
Só por curiosidade alguem terá uma idea de qual será o preço do AOR mais pequeno da Damen o 16000?

http://products.damen.com/en/ranges/logistic-support-vessel/logistic-support-vessel-replenisher-16000
Nunca abaixo dos 200 milhões visto ser praticamente um JSS. Mas para isso mais valia o 19 000, com capacidade rol on rol off e lanchas de desembarque, além de ser abastecedor.  ;)
Citar
CAPABILITIES
- Replenishment at sea with solids and liquids;
- Conduct vertical replenishment operations and helicopter in-flight refueling;
- Medical facilities for role 1 or 2 medical service.

MISSIONS
- Support of the Naval fleet;
- Search and rescue operations;
- Humanitarian operations.

FEATURES
- Helicopter deck and grid;
- Hangar for 2 medium sized helicopters;
- Panoramic enclosed bridge;
- Heavy duty crane and container stowage positions;
- Double hull protection, including ammo stores and engine rooms;
- Redundant and separate propulsion plant.

http://products.damen.com/en/ranges/logistic-support-vessel/logistic-support-vessel-supporter-19000



Cumprimentos

Isso tambem é verdade, se a diferença não fosse enorme era mais funcional e mais util para a armada. Enfim, sonhar não paga impostos...AINDA!
 :G-beer2: