Uganda: rebelião declara cessar unilateral das hostilidades

  • 0 Respostas
  • 2748 Visualizações
*

Azraael

  • Perito
  • **
  • 413
  • +0/-0
    • http://www.bgoncalves.com
Uganda: rebelião declara cessar unilateral das hostilidades
« em: Agosto 04, 2006, 11:56:18 pm »
Citar
A rebelião ugandesa do Exército de Resistência do Senhor (LRA) declarou hoje, em comunicado, um “cessar unilateral das hostilidades” contra o Exército do Uganda, que combate há 18 anos no Norte do país.

“Afirmamos o nosso compromisso nas negociações de paz. Em nome do general Joseph Kony, líder do alto comando do LRA, declaro aqui um cessar unilateral das hostilidades”, comunicou o número 2 do LRA, Vincent Otti.

“Com este comunicado, ordeno, com efeito imediato, a todos os nossos comandantes no terreno que cessem todas as formas de hostilidade contra as posições do Exército e outras”, acrescentou Vincent Otti.

“Espero que o Governo ugandês responda a este gesto de boa vontade, para que as partes possam, finalmente, assinar um acordo bilateral” de cessar-fogo.

As negociações de paz entre o LRA e o Governo do Uganda começaram a 14 de Julho em Juba (Sul do Sudão), antes de terem sido adiadas por uma semana. Foram retomadas na segunda-feira mas estão suspensas desde quarta-feira.

O Governo de Kampala anunciou que deixou de exigir a presença de um dos altos responsáveis do LRA nas negociações de paz, exigência que os rebeldes recusavam.

“Quero reafirmar a nossa total confiança na delegação do LRA que participa nas negociações em Juba”, disse Otti. “No futuro poderemos reforçar esta delegação de forma e quando for necessário”.

O LRA, que há 18 anos tenta derrubar o Presidente ugandês Yoweri Museveni, é conhecido pelas suas atrocidades em crianças, raptadas para se tornarem combatentes ou escravas sexuais. Cinco dos seus combatentes, entre eles Kony e Otti, são procurados pelo Tribunal Penal Internacional.

O conflito, que afecta o Norte do Uganda, já fez dezenas de milhares de mortos e causou cerca de dois milhões de deslocados. Também teve repercussões no Sul do Sudão (fronteira com o Norte do Uganda), que serviu de base ao LRA.




http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1266303&idCanal=19


Afinal os milagres ainda existem...