Refer concretiza a ligação ferroviária de Sines a EspanhaA Refer - Rede Ferroviária Nacional, vai investir 2 a 3 mil milhões de euros entre 2006 e 2013. Do programa de investimentos da empresa destacam-se a conclusão da ligação ferroviária de Sines a Badajoz.De acordo com o Diário Económico, entre as medidas a desenvolver encontram-se as obras de melhoramento das linhas suburbanas de Cascais Sintra (onde serão investidos 165 milhões de euros) e a reabilitação da Linha do Norte.01-06-2006 8:26:25
Até pode ser uma boa opção ...Se pudermos escoar os nossos produtos via Sines e se alguns produtosespanhois possam ser escoados também por Sines, então só podemosganhar com isso !
Citação de: "Doctor Z"Até pode ser uma boa opção ...Se pudermos escoar os nossos produtos via Sines e se alguns produtosespanhois possam ser escoados também por Sines, então só podemosganhar com isso !E mais...seria potenciar Sines como porto de abastecimento de Espanha...mercadoria transportada por via marítima de América e África (excluíndo obviamente Norte de África) seria desembarcado em Sines e transportado para Espanha, e vice-versa (como já referiu).E Aveiro também..
RAMAL FERROVIÁRIO DE LIGAÇÃO AO PORTO DE AVEIROConsulta pública ao EIA está concluídaA fase de inquérito público do Estudo de Impacto Ambiental da obra de construção da plataforma multimodal de Cacia e do ramal ferroviário de ligação ao porto de Aveiro terminou na passada segunda-feira, dia 5, tendo estado a consulta durante 36 dias.O ramal ferroviário entre a Linha do Norte e o Porto de Aveiro terá uma extensão de nove quilómetros. A ligação partirá de uma plataforma intermodal de mercadorias, em Cacia. O projecto consagra também a construção das ligações ferroviárias aos vários terminais do Porto de Aveiro e um parque de interface modal adjacente à zona de triagem, que ocupará uma área de 16 hectares, obras da responsabilidade da Administração do Porto de Aveiro.O Estudo de Impacto Ambiental foi aprovado em Dezembro de 2004. A obra custará cerca de 50 milhões de euros e será executada com verbas provenientes do Orçamento de Estado e Fundos Comunitários.Recorde-se que a construção do ramal ferroviário de ligação ao complexo portuário foi incluída pelo actual Governo no Programa de Investimentos em Infraestruturas Prioritárias.Para o Presidente da APA, a ferrovia vai permitir alargar a área de influência do Porto de Aveiro:"A ferrovia vai permitir alargar a nossa área de influência. Hoje, o transporte ferroviário é competitivo a partir de 200 quilómetros. Com os condicionalismos dos custos dos combustíveis, da manutenção das rodovias, com as questões ambientais e de segurança do transporte viário de mercadorias, cada vez a ferrovia se coloca mais premente na Europa e em Portugal. Dentro de pouco tempo o transporte ferroviário é essencial para o transporte das mercadorias e, nessa perspectiva, um porto que tenha ferrovia é mais competitivo do que se não o tivesse. As nossas características de um porto essencialmente de carga geral, como ferros, pasta de papel, aglomerados de madeira; de granéis sólidos (nomeadamente cimentos, cereais), e granéis líquidos (combustíveis, produtos químicos e vinho), são produtos com uma apetência natural para serem movimentados na ferrovia e deixarmos de enviar parte da carga que hoje vai para o IP5. É também uma melhoria da qualidade de vida das populações" - sublinha José Luís Cacho.Fonte: Diário de Aveiro