LPD- Navio Polivalente Logístico

  • 5669 Respostas
  • 1296938 Visualizações
*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2850 em: Novembro 30, 2017, 06:01:28 pm »
Bem, já que falaram em possiveis fragatas novas, aqui ficam os meus 5 tostões!

https://www.bmtdsl.co.uk/media/6098065/VENATOR-110%20Technical%20Brief.pdf







 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2851 em: Novembro 30, 2017, 06:06:12 pm »
Bem, já que falaram em possiveis fragatas novas, aqui ficam os meus 5 tostões!

https://www.bmtdsl.co.uk/media/6098065/VENATOR-110%20Technical%20Brief.pdf









E segundo consta os preços rondavam os 300 milhões de libras p/ unidade !!!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Stalker79

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2852 em: Novembro 30, 2017, 06:53:49 pm »
Sim, mas estas ainda são das novas que tem o preço mais em conta. Não me acredito muito em FREMM´s que vão dos 500 aos 700 milhões de euros.
Por isso esta Venator 110 parece-me uma escolha racional, bem equipada e que pode facilmente ser feita cá visto a BMT não ter estaleiros proprios.

 max1x1
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18015
  • Recebeu: 5409 vez(es)
  • Enviou: 5717 vez(es)
  • +7063/-9429
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2853 em: Novembro 30, 2017, 06:56:01 pm »
Bolas. Sinceramente, nem dá vontade de dar novidades neste fórum. É mesmo pesado e negativo este fórum. Peço desculpa à maioria que participa neste fórum mas existem aqui alguns elementos que tem uma visão sobre a MGP que não é a minha. Mais do mesmo, típico do Português que felizmente há cada vez menos, o deita a baixo!

Chama-se realismo e pragmatismo de quem já viu e leu muitas "histórias" do género!

Desculpe lá mas "fontados" que dizem "eu sei coisas que vcs nao sabem" existem em todos os foruns e mais alguns, inclusivé ainda o ano passado ou há 2 anos também veio alguém com a história de que já havia um LPD escolhido.

Como diz o ditado "gato escaldado..."

Eu, pela minha parte, quando vir acredito.

ps- Já agora pode responder á minha pergunta acerca do MoU, já que se encontra tao bem informado?
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2854 em: Novembro 30, 2017, 07:12:59 pm »
Sim, mas estas ainda são das novas que tem o preço mais em conta. Não me acredito muito em FREMM´s que vão dos 500 aos 700 milhões de euros.
Por isso esta Venator 110 parece-me uma escolha racional, bem equipada e que pode facilmente ser feita cá visto a BMT não ter estaleiros proprios.

 max1x1

Na minha opinião seriam uma excelente escolha, deveríamos começar já a estudar as opções para que não aconteça mais uma vez o que nos últimos anos tem vindo a acontecer com as substituições dos navios da nossa Marinha.

Os responsáveis pela MdG, terão com certeza a vontade da MdG possuir mais e melhores Navios mas como a decisão é tomada por quem nada percebe de defesa e nem tão pouco de equipamentos militares e além disso são assessorados por elementos obscuros que também tiraram cursos superiores de defesa Nacional á noite e fins de semana, as substitutas das VdG irão aparecer no Alfeite daqui a uns quinze anos quando as actuais Fragatas tiverem quarenta se não mais anos!
Há tempo para tal substituição exemplos não faltam para comprovar o que digo, o NRP Bérrio, classe Cacine, classe Albacora, classe João Coutinho, classe João Belo......e por aí fora os Militares são dispensáveis para esta gentalha da politica !!!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: mayo, Stalker79

*

JQT

  • Membro
  • *
  • 265
  • Recebeu: 13 vez(es)
  • +0/-0
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2855 em: Dezembro 01, 2017, 02:22:27 am »
Antes de mais, obrigado ao utilizador Pfsbca por partilhar esta excelente notícia com este fórum de discussão. Eu e alguns mais veteranos nestas lides já aguardávamos por ela há perto de vinte anos. E por isso também queira entender algum “ver para crer” porque, justamente e ao longo do tempo, já se anunciou muita coisa que não se concretizou.

A confirmar-se esta compra, a Marinha passa a ter um meio muito necessário e à medida das suas capacidades. O Rotterdam (e o seu gémeo espanhol Galicia) era o navio mais moderno do mundo no género quando foi construído, e ainda hoje está perfeitamente actual pelo deverá manter-se actualizado durante muito tempo.

Esperemos que venha com todo o equipamento necessário e em boas condições.

Há que pensar que é preciso que agora os Fuzileiros também dêem um salto qualitativo muito grande tanto a nível do equipamento como do treino para poderem tirar partido deste navio. Quero acreditar que não vamos assistir ao espectáculo  deprimente de ver Fuzileiros serem projectados deste navio para terra por meio de zebros.

Também é necessário arranjar mais uns Lynx para equipar este navio porque não é necessário nem é razoável ter os EH101 como único meio embarcado.

Mas isso será outra “guerra”.

Com os melhores cumprimentos,

JQT
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, P44, paraquedista, Charlie Jaguar, night_runner, pfsbca, jorgeshot1

*

pfsbca

  • Membro
  • *
  • 73
  • Recebeu: 22 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +1/-0
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2856 em: Dezembro 01, 2017, 09:37:59 am »
Caro JQT
Não tem de quê, é com todo o gosto que informo este fórum. Também tenho todo o interesse que se venha a comprovar esta aquisição. As outras duas informações que dei a este fórum vieram a comprovar-se, o que leva a crer que é uma fonte fidedigna. Apesar de ser um um elemento retirado, foi um dos grandes quadros e por esse motivo, deve estar bem informado. Sendo um bom amigo da minha família, levo sempre em consideração as suas considerações e conhecimento. Até mesmo ele, já retirado da marinha há uns bons anos, tem uma reflexão sobre a marinha de hoje, bem mais moderna e fundamentalmente realista em comparação com muitos jovens de hoje.
Concordo inteiramente consigo, vai ser um navio muito útil, com capacidades que nunca usufruímos, e vindo com o equipamento essencial , tal como consta, vai dar todas as condições e dignidade aos fuzileiros.
A ideia do ter que ser acompanhado por fragatas de última geração não só é injustificável como muitas vezes não se encontra exemplo nos muitos exercícios tidos como úteis desenvolvidos por alguns países com marinhas mais equipadas do que a nossa. Inclusivamente, este navio esteve em teatros complicados e não teve a sorte de ser acompanhado pelas nossas fragatas mais idosas ou qualquer equivalência.

Nesta fase, o que me aprás dizer, é que estou com um pouco de ansiedade para ver este lpd na nossa MGP. ;D

Grande abraço
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: paraquedista

*

perdadetempo

  • Analista
  • ***
  • 611
  • Recebeu: 234 vez(es)
  • Enviou: 457 vez(es)
  • +59/-6
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2857 em: Dezembro 01, 2017, 03:01:42 pm »
Em 2015 oficialmente houve a intenção de adquirir o Siroco. Teve direito a reuniões de chefes de estado maior, comissão de defesa etc... para se encontrar/desviar a verba necessária etc para adquirir a embarcação e que deu como resultado final:
-A decisão de não adquirir porque afinal não suportava o peso do EH-101 e o hangar não tinha espaço para se fazer a manutenção??
( O Super Frelon aterrava nestes LPD e pesava 13 T( menos 2T) Sendo as restantes dimensões semelhantes )

A minha pergunta era apenas esta:
-Sou o politico de serviço e vou-me sujeitar ao mesmo circo que aconteceu em 2015 para adquirir um LPD de ocasião porque....???
Tendo em conta as histórias sobre gatos escaldados quais as garantias de que não aconteça algo semelhante?

De notar que a questão EH-101 nem deveria ser assim tão importante tendo em conta que mesmo  com todos os contractos de manutenção/motores etc... assinados a sua taxa de operacionalidade raras vezes passa os 50/60% pelo que em termos reais nunca teremos mais de seis unidades operacionais e essas já estão ocupadas.

Cumprimentos,

nota: Isto não é uma critica/opinião sobre se um LPD é necessário ou não mas apenas o caso muito concreto da sua aquisição.

« Última modificação: Dezembro 01, 2017, 03:10:31 pm por perdadetempo »
 

*

jpthiran

  • Perito
  • **
  • 361
  • Recebeu: 95 vez(es)
  • Enviou: 119 vez(es)
  • +19/-11
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2858 em: Dezembro 01, 2017, 03:54:38 pm »
Neste clima político e social um LPD é das coisas fáceis de vender ao contribuinte, devido à capacidade de intervenção em cataclismos naturais... e o essencial no equipamento / recursos das FA é a sua possível utilização em atividades de socorro / policiamento.

Quando se trata de investir em capacidade de combate é que é o diabo :/   

...sou civil e prefiro ver a Marinha de Guerra comprar navios de Guerra (como primeira prioridade)!...submarinos, fragatas, reabastecedor...NPO's...independentemente de achar que um NPL seria util...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM

*

BARCO À VISTA

  • Membro
  • *
  • 44
  • Recebeu: 40 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +2/-18
    • http://barcoavista.blogspot.pt/
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2859 em: Dezembro 02, 2017, 01:03:49 am »
Outra "novidade" à la barcoavista?

Caro luso,

Por acaso alguma vez de quando ainda redigia neste fórum, não contribuí construtivamente?
Escrevi algo errado? mentiras?

Recorda-se de ter frisado:
-"Tenho o privilégio, modéstia à parte, atendendo à amizade, consideração pela minha pessoa e blogue, de ter conhecimento do que esta planeado para o NPL e os próximos NPO's, mas não divulgo nada, pois tenho a humildade suficiente de saber o meu lugar como civil e não pretendo colocar em causa a confiança mútua de vários anos com a Instituição militar em apreço e por inerência literalmente "centenas" dos seus militares com quem tenho contacto... de Praças a Almirantes.
Não é por obra do "Espírito Santo" que ainda não actualizei os artigos do blogue sobre o NPL e os NPO's. ;)
"

Já agora:
- Por acaso foi convidado para ser o único civil para ir visita o navio em apreço a Alcântara?
- Recebe convites com frequência para lançamento / apresentação de livros de temática militar naval da parte dos respectivos autores, pelo facto de os ter auxiliado? Desde Sargentos a Oficiais Generais? Inclusivo para fazer a apresentação do autor? ou faz parte das pessoas patentes nos agradecimentos?
- Recebe constantemente pedido de ajudas para compilação de dados e/ou redacção de livros de assuntos militar de pessoas que nem sequer conhece?
- Já recebeu convites para colaborar com a Jane's e similares? ou editoras estrangeiras de revistas e livros?
- Recebe quase mensalmente livros e revistas nacionais e estrangeiras gratuitamente?
- É presença assídua nas tribunas de grandes eventos militares da Marinha ou do 10 de Junho? remetidos pelas mais altas instâncias do ramo?
- Igualmente de cerimónias como os Cadetes do Mar, Mergulhadores, Fuzileiros, EHM, Rendições de Comandos, Imposições de Boinas, etc e etc?
- Em complemento da supracitado, participa em cerimónias restritas com a presença das maiores figuras do Estado / Governo?
- Já participou em palestras e conferências sobre assuntos militares junto de Oficiais Superiores e Generais, como o único civil?
- Já redigiu artigos para revistas da especialidade, do ramo, ou de associações de especialidades da Marinha?
- Auxilia Oficiais Subalternos e Superiores para os respectivos cursos de promoção a Oficial Superior e General?
- Já foi convidado para participar em conferências no Clube Militar Naval, Instituto Universitário Militar, Universidades, etc?
- Já recebeu algum reconhecimento? É como civil o único Sócio-Honorário de alguma entidade / associação de militares?
- Recebe convites constantes para almoços-convívios de antigas guarnições de Unidades Navais, de Cursos da Escola Naval, de Unidades de FZ's, etc etc?
- Tem a vontade e é tratado com amizade e verdadeira camaradagem por largas dezenas de militares da Marinha? Desde de Praças a CEMA's?
- Já acedeu a instalações militares e sem grande restrição para pesquisas?
- Já lhe ofereceram o património de verdadeiras relíquias (documentos / fotos, etc) que nem a Torre do Tombo possui?   
- Já ofereceu património ao Arquivo de Marinha / Museu da Marinha?
- Já contribuiu para a dotação de artigos expostos na Sala-Museu dos FZ's?
- Contribui com frequência com ideias sem custos para eventos, tendo contribuído para o seu sucesso, junto de quem tem poder de decisão, do tipo: Dia do FZ, Dia da Marinha, etc e etc?
- Já redigiu notas biográficas de militares que se distinguiram na Marinha? E que é aproveitada para inaugurações ou atribuir o seu nome a instalações?
- Tem ou teve convívio, amizade, discutiu assuntos diversos ou foi a casa de militares famosos como a título de exemplo o falecido Cte. Alpoim Calvão?
- E podia continuar!!!

Por curiosidade?
O que é que fez ou contribuiu de verdadeiramente construtivo pela Marinha de Guerra Portuguesa e Segurança e Defesa da Nação?...
Lançou 7.500 bitaites, sente-se realizado?
E é "investigador" uau!!! (termo mais enganador) num fórum que já viu melhores dias e é actualmente uma verdadeira anedota!

Por último, não se esqueça!
Quem muito "post'a" pouco acerta...

Cumprimentos
Quem muito "post'a" como o NVF é porque pouco "investiga"...  :mrgreen:
 

*

Crypter

  • Investigador
  • *****
  • 1207
  • Recebeu: 204 vez(es)
  • Enviou: 233 vez(es)
  • +29/-7
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2860 em: Dezembro 02, 2017, 01:49:10 pm »
 blx2x1

Nunca mais é domingo  ;D  ::)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning, tenente

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18015
  • Recebeu: 5409 vez(es)
  • Enviou: 5717 vez(es)
  • +7063/-9429
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2861 em: Dezembro 03, 2017, 11:26:23 am »
 :conf:

Zr.Ms. Rotterdam zal in 2030 aan het einde van haar geplande levensduur zijn.....

Zie: Instandhouding en vervanging / Conservation and replacement.

https://marineschepen.nl/schepen/rotterdam.html#vervanging


Citar
Zr.Ms. Rotterdam will be at the end of its planned life in 2030 .....

See: Conservation and replacement / Conservation and replacement.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2862 em: Dezembro 03, 2017, 12:25:13 pm »
Pessoalmente não estou a ver os Holandeses desfazerem-se do Rotterdam, até porque o que já li sobre a reestruturação da MdG Holandesa aponta para dois LPD's e um JSS até 2030, mas já não digo nada os orçamentos estão curtos para todas as MdG e como já somos clientes .....

https://marineschepen.nl/schepen/rotterdam.html

Zr.Ms. Rotterdam was in 2011 het eerste LPD dat als stationsschip in de West fungeerde. Normaal gesproken doen fregatten dit werk, maar door een tekort aan fregatten heeft een LPD dit moeten doen. Daar is dankbaar van gebruikgemaakt door de mariniers in de West, die nu kans zagen om uitgebreid amfibische operaties te oefenen op de stranden van Aruba en Curacao.

 11 juli 2012 vertrok RDAM richting de wateren rond Somalië. Aldaar fungeert het als vlaggenschip van de antipiraterij-missie Ocean Shield van de NAVO, met aan boord de staf onder leiding van commandeur Ben Bekkering. Ter plaatse coördineert het schip de missie, maar voert ook zelf acties uit tegen piraten. Eén van de meest opvallende acties was het vuurgevecht op 24 oktober, toen RHIBs van Zr.Ms. Rotterdam door piraten onder vuur werden genomen.

 In augustus 2013 vertrok het LPD naar de westkust van Afrika voor de oefening African Winds 2013 in het kader van Africa Partnership Station.

 Van september tot en met december 2016 zou de Rotterdam eerst deelnemen aan de oefening Emerald Move in de Middellandse Zee en aansluitend richting de Westkust van Afrika varen voor African Winds 2016. Emerald Move gaat wel door, maar African Winds 2016 werd geannuleerd.

 In september werd bekend dat het LPD naar de Middellandse Zee gaat om deel te nemen aan één van de missies in het kader van de migrantencrisis.



 Zr.Ms. Rotterdam zal omstreeks 2030 aan het einde van de geplande levensduur raken. In 2013 zou daarom het instandhoudingsprogramma aanvangen, maar door de bezuinigen van minister van Defensie Hillen in 2011 werd dit project 4 jaar verplaatst. In de beleidsbrief van 8 april 2011 schreef Hillen bovendien dat de gevolgen waren dat het schip door die vertraging verminderd inzetgereed zou zijn. Eén van de wijzigingen die tijdens het instandhoudingsprogramma wordt aangebracht is de nieuwe Thales NS100 radar.

 In september 2016 werd bekend dat het instandhoudingsprogramma Zr.Ms. Rotterdam is uitgesteld tot 2018.

 Of de Rotterdam wordt vervangen is allerminst zeker. Wel is zeker dat het project voor vervanging vertraagd is. Over vervanging van de Rotterdam werd op 13 november 2013 tijdens de begrotingsbehandeling voor het eerst in de openbaarheid gesproken. Minister van Defensie Jeanine Hennis antwoordde op een vraag van Kamerlid Günal-Gezer (PvdA) over de investeringsquote van Defensie, dat de vervangende capaciteit voor Zr.Ms. Rotterdam één van de projecten was die door de bezuinigingen vertraagd was.

Tradução da treta mas a que se pode arranjar:

Zr.Ms. Rotterdam foi o primeiro LPD em 2011 a atuar como um navio de estação no Oeste. Normalmente, as fragatas fazem isso funcionar, mas devido a uma falta de fragatas e LPD tem que fazer isso. Isso foi usado com gratidão pelos marines no Ocidente, que agora viram uma chance de praticar amplas operações anfíbias nas praias de Aruba e Curaçao.

 11 de julho de 2012, o RDAM partiu para as águas em torno da Somália. Atua como o emblemático da missão anti-pirataria da NATO Ocean Shield, a bordo do pessoal liderado pelo Comandante Ben Bekkering. No local, o navio coordena a missão, mas também executa ações contra piratas. Uma das ações mais marcantes foi o tiroteio em 24 de outubro, quando RHIBs da Zr.Ms. Rotterdam foi atacado por piratas.

 Em agosto de 2013, o LPD partiu para a Costa Oeste Africana para o exercício African Winds 2013 como parte da Estação de Parceria de África.

 De setembro a dezembro de 2016, Roterdã participará primeiro do exercício Emerald Move no Mediterrâneo e depois navegará para a Costa Oeste da África para os Ventos Africanos 2016. O Emerald Move continuará, mas os Ventos Africanos 2016 foram cancelados.

 Em setembro, ficou sabendo que o LPD vai ao Mediterrâneo para participar de uma das missões no contexto da crise dos migrantes.



 Zr.Ms. Rotterdam atingirá o final do período de vida planejado por volta de 2030. É por isso que o programa de conservação deveria começar em 2013, mas devido aos cortes feitos pelo ministro da Defesa Hillen em 2011, este projeto foi movido por 4 anos. Na carta de política de 8 de abril de 2011, Hillen também escreveu que as conseqüências eram que o navio teria sido reduzido devido a esse atraso. Uma das mudanças feitas durante o programa de conservação é o novo radar Thales NS100.

 Em setembro de 2016, ficou conhecido que o programa de conservação Zr.Ms. Rotterdam foi adiado até 2018.

 Se o Roterdam está sendo substituído não é de modo algum certo. No entanto, é certo que o projeto de substituição foi adiado. No que diz respeito à substituição do Roterdão, a primeira conversa foi feita publicamente em 13 de novembro de 2013, durante o processo orçamentário. O ministro da Defesa, Jeanine Hennis, respondeu a uma pergunta do deputado Günal-Gezer (PvdA) sobre o índice de investimentos da Defesa, que a capacidade de substituição de Zr.Ms. Rotterdam foi um dos projetos atrasados ​​pelas medidas de austeridade.


Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

pfsbca

  • Membro
  • *
  • 73
  • Recebeu: 22 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +1/-0
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2863 em: Dezembro 03, 2017, 07:15:03 pm »
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5400
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3518 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #2864 em: Dezembro 04, 2017, 11:53:58 am »
Sim dá para 4 Merlins, mas para isso a FAP também tem que se mexer, equipar os helis com armamento e blindagem.

Armamento, blindagem, sistema integrado de autoproteção e a sonda de reabastecimento em voo. Veremos quando, e se, isso verá a luz do dia.  ::)

Citar
A variante CSAR está equipada com “Defensive Aids Suite” (DAS), que consiste num sistema integrado de autoproteção eletrónica, formado pelos seguintes subsistemas: um “Radar Warning Receiver” (RWR), um “Missile Warning System” (MWS) e um “Counter Measures Dispensing System” (CMDS). Tem a capacidade para reabastecimento “Hovering In Flight Refueling” (HIRF) e “Air to Air Refueling” (AAR).

http://www.emfa.pt/www/aeronave-17-agusta-westland-eh-101-merlin

Parece-me (e posso estar obviamente enganado) que o hangar do Rotterdam (futuro N.R.P. Adamastor ;D) dará à justa para dois Merlin Mk.516 lado a lado, e mesmo assim tenho sérias dúvidas acerca disso, e somente para um quando em manutenção. Com os Cougar da Real Força Aérea Holandesa já fica bem apertado, por isso julgo que no máximo o espaço dentro do hangar e no convés de voo dará para 3 Merlin.




O espaço no convés de voo dará para dois aparelhos como se pode ver nestas imagens da NATO de um exercício em 2003.


https://www.nato.int/multi/photos/2003/m030920a.htm


Apesar do NH90 ser um pouco menor que o Merlin, a questão permanece a mesma. De facto dois Merlin e dois Wildcat é que faria um bom grupo aéreo embarcado, mas temos de fazer com aquilo que temos, e também por isso é que deveria ser lançado novo concurso para a compra de helicópteros ligeiros para a FAP de modo a permitir a compra do AW109LUH pois, além de mais potente e bimotor, pode ser embarcado sem problema e não tem um trem de aterragem com skis. Just my two cents...  ;)
« Última modificação: Dezembro 04, 2017, 11:58:29 am por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente