LPD- Navio Polivalente Logístico

  • 5684 Respostas
  • 1333335 Visualizações
*

ICE 1A+

  • Especialista
  • ****
  • 926
  • Recebeu: 770 vez(es)
  • Enviou: 72 vez(es)
  • +469/-31
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3015 em: Dezembro 19, 2018, 02:06:56 am »
No próximo dia 25 de Janeiro este tópico faz 15 anos..........
Parabéns aos resistentes que  marcam a sua presença desde o primeiro Post.

Para os mais novos, que se calhar ainda nem sabiam falar, quando o mesmo foi aberto , fica a foto do modelo de NPL  que os Alemães  ofereceram a Portugal



Abraço e Feliz Natal para todos.
Posso estar enganado, mas esse não é o modelo do LPD Castilla da Armada Española? Até tem o logo da Navantia na foto...
Não está enganado. É mesmo o LPD Castilla - L 52
http://www.armada.mde.es/ArmadaPortal/page/Portal/ArmadaEspannola/buquessuperficie/prefLang-en/03Buquesanfibios--02buque-asalto-anfibio-castilla-l-52 



O que está referenciado na Revista da Marinha para Portugal é este:



E até foi feito o respectivo selo do correio:



https://www.globalsecurity.org/military/world/europe/navpol.htm

Saudações

Saudações

Sim! Tem todos razão!
E já todos sabemos que não foi Oferecido.....foi “dado em pagamento”
Mas olhem com cuidado e vejam se não quase iguais.
Ia ser ( eu já digo “ia ser “ ) já não acredito que seja alguma vez construído, um navio com base nessas classes Rotterdam ou Galícia .


Caro Tenente
Desconheço a actual  real capacidade da West Sea
Para construir NaVPol e NPO’s Em simultãneo.
Os antigos ENVC chegaram a processar 30 000 toneladas ano.
Para alem disso agora também estão “ entretidos com os navios do Mario Ferreira.
Off -topic:
Vejam  a dimensão  do bicho: comparado com o homem.
 Bolbo

Estabilizadores dinâmicos


Fotos de Mário Ferreira.
« Última modificação: Dezembro 19, 2018, 02:41:21 am por ICE 1A+ »
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2492
  • Recebeu: 911 vez(es)
  • Enviou: 3141 vez(es)
  • +592/-75
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3016 em: Dezembro 19, 2018, 12:22:02 pm »
É este tipo de equipamento (estabilizadores dinâmicos) que os NPO Viana do Castelo têm e dá um comportamento "acima da média"?
« Última modificação: Dezembro 19, 2018, 12:23:25 pm por LM »
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

ICE 1A+

  • Especialista
  • ****
  • 926
  • Recebeu: 770 vez(es)
  • Enviou: 72 vez(es)
  • +469/-31
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3017 em: Dezembro 19, 2018, 02:02:18 pm »
É este tipo de equipamento (estabilizadores dinâmicos) que os NPO Viana do Castelo têm e dá um comportamento "acima da média"?

Fazem o mesmo efeito mas os dos NPO’s são diferentes. Os da foto são para navios de 10 mil toneladas o NPO só tem 1600.
Já foram postadas fiotos dos ditos estabilizadores aqui no fórum

Funcionam como os flaps de um avião.
Ou neste caso as barbatanas dorsais de um peixe.

Para além disso, também os tanques de lastro servem de estabilizadores

Potentes bombas  enchem  e esvaziam os tanques de lastro contrarindo  tendência do navio a  adornar

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, Turlu, MATRA

*

Igor

  • Membro
  • *
  • 53
  • Recebeu: 27 vez(es)
  • +5/-1
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3018 em: Dezembro 19, 2018, 04:42:51 pm »
Boas, afinal o projecto entregue pelos alemães como contrapartida para o NPL  é baseado na classe Rotterdam, ou na classe MRD 1500?
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5380
  • Recebeu: 4018 vez(es)
  • Enviou: 9999 vez(es)
  • +8453/-245
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3019 em: Dezembro 19, 2018, 06:14:08 pm »
Tanto quanto sei é baseado no Rotterdam, mas tem elementos dos Galicia e dos Bay. Ou seja, é um Enforcer melhorado. No entanto, o que importa realçar é que os navios que estão na origem deste projecto começaram a ser construídos em meados dos anos 90, isto é, foram concebidos no final dos anos 80 -- início dos anos 90. E agora em nome de desenvolver 'um cluster de construção naval' vamos, mais uma vez (como no caso dos NPO), construir navios baseados em projectos semi-obsoletos. Pergunto-me se não seria preferível adquirir um desenho mais actual e construí-lo em VdC.
Talent de ne rien faire
 

*

Igor

  • Membro
  • *
  • 53
  • Recebeu: 27 vez(es)
  • +5/-1
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3020 em: Dezembro 19, 2018, 10:55:53 pm »
Ou seja, caso se avance com a construção do NPL baseado no projecto cedido pelos alemães, será mais uma peça de museu para juntar ao espólio da marinha. Cá em Portugal os projectos dos meios da marinha são realizados com 10 a 15 anos de antecedencia à sua construção.
 

*

ICE 1A+

  • Especialista
  • ****
  • 926
  • Recebeu: 770 vez(es)
  • Enviou: 72 vez(es)
  • +469/-31
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3021 em: Dezembro 20, 2018, 11:31:28 pm »
Ou seja, caso se avance com a construção do NPL baseado no projecto cedido pelos alemães, será mais uma peça de museu para juntar ao espólio da marinha. Cá em Portugal os projectos dos meios da marinha são realizados com 10 a 15 anos de antecedencia à sua construção.


Quantas vezes eu vou ter que repetir o mesmo, neste fórum ?????????

A arquitetura naval continua a mesma há muitos anos! Já não há nada para inventar...
O resto......depende do dinheiro que tenhas para instalar tecnologia na plataforma( isso não vem com o projeto de base do navio)
A classe Arleigh Burke é dos anos 80 o primeiro entrou em serviço em 1990 e continuam a ser construídos!

Por essa lógica a classe Arleigh Burke é uma sucata  como as nossas Vasco da Gama! 
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20258
  • Recebeu: 2991 vez(es)
  • Enviou: 2243 vez(es)
  • +1341/-3463
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3022 em: Dezembro 21, 2018, 11:32:39 am »
O pessoal mais parece o pessoal das ML, sempre pronto a disparar para todo o lado.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

diogo13350

  • Membro
  • *
  • 178
  • Recebeu: 30 vez(es)
  • Enviou: 9 vez(es)
  • +8/-1
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3023 em: Dezembro 21, 2018, 11:35:39 am »
Juro que não percebo essa de o projeto ser dos 90 estar desatualizado, chapa é chapa passado 10 ou 30 anos, tem é que aguentar o mar... Assim. Só de exemplo olhem a classe Arleigh Burke que é a espinha dorsal da marinha dos EUA que já vêm a ser construídos desde os anos 80 e neste momento continuam em produção!
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5380
  • Recebeu: 4018 vez(es)
  • Enviou: 9999 vez(es)
  • +8453/-245
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3024 em: Dezembro 21, 2018, 01:07:23 pm »
Pronto, está resolvido. Construa-se o NPL Flight III.  :mrgreen:
Talent de ne rien faire
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18262
  • Recebeu: 5523 vez(es)
  • Enviou: 5913 vez(es)
  • +7153/-9532
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3025 em: Dezembro 21, 2018, 01:14:06 pm »
Boas, afinal o projecto entregue pelos alemães como contrapartida para o NPL  é baseado na classe Rotterdam, ou na classe MRD 1500?

Tinha a ideia que era o MRD 1500

O projecto inicial do NAVPOL, anterior ao alemão, é que era baseado no Rotterdam
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5380
  • Recebeu: 4018 vez(es)
  • Enviou: 9999 vez(es)
  • +8453/-245
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3026 em: Dezembro 21, 2018, 05:07:47 pm »
Aqui dá para ter alguma ideia como 20 anos de diferença tecnológica separam navios do mesmo fabricante. A diferença mais óbvia é a autonomia. Pode sempre dizer-se: okay mudam-se os motores, mas chapa é chapa. Bem chapa, não é só chapa, há sempre novos materiais a serem desenvolvidos que são incorporados nos novos desenhos e novos motores e sistemas de propulsão implicam mudanças significativas num desenho.

https://products.damen.com/en/ranges/landing-platform-dock

Depois há os sensores e os sistemas de IT; mas não basta aparafusar novos equipamentos onde anteriormente se tinham planeado outros. Em 20 anos os buses que ligam os equipamentos mudaram. Se calhar o NPL foi planeado com uma rede de 10 Mbit/s ou de 100 Mbit/s, se os engenheiros foram mais atrevidos, talvez mesmo ATM. No entanto, hoje em dia, o mínimo seria fibra a 10 Gbit/s.
Talent de ne rien faire
 

*

ICE 1A+

  • Especialista
  • ****
  • 926
  • Recebeu: 770 vez(es)
  • Enviou: 72 vez(es)
  • +469/-31
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3027 em: Dezembro 22, 2018, 11:43:49 am »
Aqui dá para ter alguma ideia como 20 anos de diferença tecnológica separam navios do mesmo fabricante. A diferença mais óbvia é a autonomia. Pode sempre dizer-se: okay mudam-se os motores, mas chapa é chapa. Bem chapa, não é só chapa, há sempre novos materiais a serem desenvolvidos que são incorporados nos novos desenhos e novos motores e sistemas de propulsão implicam mudanças significativas num desenho.

https://products.damen.com/en/ranges/landing-platform-dock

Depois há os sensores e os sistemas de IT; mas não basta aparafusar novos equipamentos onde anteriormente se tinham planeado outros. Em 20 anos os buses que ligam os equipamentos mudaram. Se calhar o NPL foi planeado com uma rede de 10 Mbit/s ou de 100 Mbit/s, se os engenheiros foram mais atrevidos, talvez mesmo ATM. No entanto, hoje em dia, o mínimo seria fibra a 10 Gbit/s.


Ahhhhhh! Agora entendo a vossa dificuldade em entender.
O que a Marinha possui é um :


Citar
O contrato de contrapartidas celebrado no âmbito do Programa Relativo à Aquisição de Submarinos prevê, como uma das obrigações de contrapartidas, a cumprir pelo fornecedor dos submarinos, a German Submarine Consortium (GSC), a elaboração e atribuição aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S. A. (ENVC), de um projecto do desenho básico de um navio polivalente logístico.

http://dre.tretas.org/dre/184490/portaria-506-C-2005-de-19-de-abril

Sabes o que está incluído num projeto de desenho básico?

.....e vossa excelencia a falar de bit/s
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18262
  • Recebeu: 5523 vez(es)
  • Enviou: 5913 vez(es)
  • +7153/-9532
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #3028 em: Janeiro 01, 2019, 01:47:04 pm »
« Última modificação: Janeiro 01, 2019, 01:47:27 pm por P44 »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167