Qualificações de tropas especiais e cursos com uso de boina castanha

  • 5 Respostas
  • 3323 Visualizações
*

Castro Santos

  • Membro
  • *
  • 46
  • Recebeu: 9 vez(es)
  • +1/-0
Tenho reparado em  membros do exército com a boina castanha e boina preta  e símbolo do exercito com a qualificação de OE, asas de paraquedista, vi um com a qualificação de sniper e com a de patrulhas de reconhecimento de longo raio de acção.
Quando eu tive no exército em 2000 nunca tinha visto


Antes mesmo que estivessem em outras unidades sem ser as dos respectivos cursos podiam usar as boinas verde, vermelha e etc.
Usam a boina castanha e a preta por opcção ou porque já não podem usar?

É difícil  autorizarem  um militar de outra unidade ou mesmo sem ser de infantaria ir tirar cursos?

Um militar do exercito pode ir tirar um curso na marinha como por exemplo de fuzileiros?
Da marinha  sei de pessoal que tirou mesmo sem serem do DAE.



« Última modificação: Agosto 26, 2019, 09:05:57 pm por Castro Santos »
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: Qualificações de tropas especiais e cursos com uso de boina castanha
« Responder #1 em: Agosto 26, 2019, 10:25:00 pm »
Ver parte final do artigo: http://www.operacional.pt/a-boina-de-cor-verde-no-exercito-portugues/

Os cursos frequentados não são de escolha totalmente livre por parte dos militares, são ditados pela doutrina e necessidades operacionais. No caso concreto não conheço militares (do quadro permanente) do Exército que tenham frequentado o curso de Fuzileiros posteriormente ao ingresso no Exército. O que existe sim, com alguma frequência, é militares que prestaram serviço militar em determinado ramo (em RV/RC e antigamente em SEN/SMO) e onde fizeram determinadas cursos e depois acedem aos Quadros Permanentes noutro ramo. Neste sentido já vi um Oficial Fuzileiro com o curso de Comandos e recentemente existe um Oficial da Arma de Artilharia com o curso de Fuzileiros.

https://www.facebook.com/luis.martins.589
« Última modificação: Agosto 26, 2019, 10:33:37 pm por PereiraMarques »
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11017
  • Recebeu: 2331 vez(es)
  • Enviou: 3208 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Qualificações de tropas especiais e cursos com uso de boina castanha
« Responder #2 em: Agosto 27, 2019, 12:06:18 am »
Tambem sei de militaresPA/RC da FAP que agora são Sargentos QP do Exército, o mesmo pode acontecer a fuzileiros RC, é que o curso na ESE é aberto a militares de todos os ramos.

Em relação a militares boina castanha/preta ter símbolos OE, etc, pode ser algo parecido, um militar OE em contrato, entra na ESE, mas após fazer o curso vai para outra unidade, pode continuar a usar a boina do tempo de RC, e os símbolos? Ou só se for novamente para lá? É que no caso dos OE existe curso de RC e curso de QP.
« Última modificação: Agosto 27, 2019, 12:08:28 am por Lightning »
 

*

Castro Santos

  • Membro
  • *
  • 46
  • Recebeu: 9 vez(es)
  • +1/-0
Re: Qualificações de tropas especiais e cursos com uso de boina castanha
« Responder #3 em: Agosto 27, 2019, 12:51:37 am »
Já vi um policia a usar na farda o curso de fuzileiros e OE .
Ele só esteve na Marinha - Fuzileiros  nunca esteve no exército nem foi DAE.
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: Qualificações de tropas especiais e cursos com uso de boina castanha
« Responder #4 em: Agosto 27, 2019, 10:54:47 am »
Só o facto de dizer que não esteve no DAE é que será estranho (talvez não queira dizer, revelar pormenores)....



http://www.operacional.pt/o-para-quedismo-na-marinha/
 

*

Castro Santos

  • Membro
  • *
  • 46
  • Recebeu: 9 vez(es)
  • +1/-0
Re: Qualificações de tropas especiais e cursos com uso de boina castanha
« Responder #5 em: Agosto 30, 2019, 10:44:02 pm »
Citar
Só o facto de dizer que não esteve no DAE é que será estranho (talvez não queira dizer, revelar pormenores)....

Eu referi que não esteve no DAE pq sei que é normal elementos irem tirar cursos nos outros ramos.
Foi Fuzileiro em regime de contrato nunca esteve no quadro.
E tem curso de OE, sei porque já vi na farda.