Segurança da Cimeira da NATO Lisboa

  • 158 Respostas
  • 45882 Visualizações
*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18174
  • Recebeu: 5483 vez(es)
  • Enviou: 5843 vez(es)
  • +7119/-9506
Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
« Responder #30 em: Outubro 21, 2010, 08:38:12 am »
palhaçada....


Citar
Autoridades pedem feriado em Lisboa durante cimeira

por VALENTINA MARCELINO
Hoje
Autoridades pedem feriado em Lisboa durante cimeira

Governo deverá decretar tolerância de ponto para o primeiro dia da Cimeirada Nato, 19 de Novembro, que irá decorrer na capital, para facilitar a circulação.

O Governo deverá decretar tolerância de ponto para 19 de Novembro, sexta-feira, o primeiro dia da realização da Cimeira da NATO, em Lisboa. O "feriado" limitar-se--á à capital portuguesa, pois é aqui que terá lugar a grande operação de segurança, com várias estradas cortadas, ruas com o trânsito condicionado e zonas com acessos bloqueados, como é o caso do Parque das Nações, onde o evento decorrerá.

A questão foi um dos pontos da agenda numa reunião de alto nível, ontem realizada no Ministério dos Negócios Estrangeiros. Estiveram presentes, além do ministro Luís Amado, o titular da pasta da Defesa, Augusto Santos Silva, e o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, o qual apresentou os fundamentos para esta solicitação excepcional.

Ao que o DN apurou junto de fontes que estão a acompanhar o processo, os ministros concordaram, mas ainda está para aprovação a nível superior, designadamente por parte do gabinete do primeiro-ministro. Esta decisão terá de ser aprovada em Conselho de Ministros e publicada em Diário da República, sob a forma de decreto-lei, tal como aconteceu em 1996, por ocasião da cimeira da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa), no Centro Cultural de Belém (ver caixa em cima) .

A proposta para conceder tolerância de ponto aos lisboetas para 19 de Novembro foi fundamentada pelo Gabinete Coordenador de Segurança, dirigido pelo secretário-geral do Sistema de Segurança Interna (SGSSI). O juiz-conselheiro Mário Mendes analisou com a PSP - entidade territorialmente competente para a operação de segurança do encontro - todas as condicionantes de trânsito e de segurança que vão afectar a cidade e concluíram que esta medida facilitaria quer a operação de segurança quer a circulação dos lisboetas.

Uma estimativa das autoridades ligadas à organização da cimeira aponta para a presença em Lisboa de cerca de 7000 pessoas, entre as 29 delegações estrangeiras e jornalistas de todo o mundo. Vários hotéis, em diversos pontos da cidade, vão estar ocupados pelas delegações. No caso das comitivas dos países mais importantes, como os Estados Unidos, cujo Presidente Barack Obama estará presente, as ruas e estradas por onde passam vão ser cortadas.

Hoje realiza-se uma reunião, à porta fechada, na Direcção Nacional da PSP sobre a operação de segurança. Segundo o porta-voz oficial desta polícia, vão participar "todas as entidades oficiais directamente envolvidas com a PSP" nesta megaoperação de segurança, "militares e civis".

O ponto principal da agenda é um balanço sobre as medidas de segurança para a cimeira, nomeadamente todas as limitações que vão condicionar o Parque das Nações. O DN sabe que a PSP e elementos da estrutura de missão do MNE para a organização da cimeira já contactaram dezenas de empresas, comerciantes e estabelecimentos públicos para os informar sobre as medidas.

O Centro Comercial Vasco da Gama, por exemplo, deverá ficar com as entradas restringidas a duas portas de acesso e poderão ser instalados detectores de metais. A administração do centro não quis adiantar detalhes sobre as restrições.

No caso dos restaurantes, junto ao rio, o seu serviço ficará limitado aos participantes da cimeira.

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/inter ... seccao=Sul
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11074
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3258 vez(es)
  • +740/-1031
Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
« Responder #31 em: Novembro 03, 2010, 06:52:25 pm »
Citar
Blindados da PSP não deverão chegar a tempo da Cimeira

Comandante da PSP admite atraso na entrega das viaturas e polícias dizem que é necessário tempo de adaptação às mesmas.

Os seis blindados comprados por cinco milhões de euros para serem utilizados na Cimeira da Nato, nos dias 19 e 20 deste mês, em Lisboa, não devem chegar mesmo a tempo da reunião. "Os cinco blindados e a viatura pesada para desobstrução das ruas não devem chegar a tempo de serem utilizadas na cimeira e, mesmo que tal aconteça, não haverá tempo para que o pessoal se adapte nas condições desejáveis", disse ao PÚBLICO um elemento da Unidade Especial de Polícia (UEP), lembrando que o atraso na chegada deste equipamento (custa cerca de cinco milhões de euros e terá sido pago com verbas cedidas pelo Governo Civil de Lisboa) até já foi admitido pelo director nacional da PSP, Oliveira Pereira.

O PÚBLICO tentou obter esclarecimentos sobre a compra dos blindados (comprados por ajuste directo para que a sua chegada fosse mais rápida), mas apesar das insistências, o MAI não se mostrou disponível para responder às questões, nomeadamente a data de chegada das viaturas. Sabe-se, no entanto, que a PSP entende que as viaturas são consideradas essenciais pois pretende-se a sua utilização posterior em acções nos mais de 300 bairros problemáticos de todo o país.

Para além da previsível falta dos blindados, algumas subunidades da UEP debatem-se ainda com a falta de outro equipamento que consideram necessário. Responsáveis policiais dizem que não há protecção em muitas das viaturas que estarão nas ruas e falam de escassez de pessoal em áreas como o sector cinotécnico.

A principal preocupação da PSP prende-se, de momento, com a pouca operacionalidade das viaturas destinadas a assegurar a ordem pública, uma vez que se trata das carrinhas Ford Transit que foram compradas para o Euro 2004, e que, na sua maioria, não são blindadas e nem sequer possuem protecções (redes metálicas colocadas em frente aos vidros) que permitam suportar apedrejamentos.

"O grupo cinotécnico possui apenas cerca de 30 operacionais para trabalhar na vertente da ordem pública. Destes, apenas 15 são binómios [homem e cão], o que poderá ser muito pouco para fazer frente a manifestações que, pelos vistos, podem reunir alguns milhares de pessoas", disse um dos polícias contactados.

Maior operação de sempre

Problemas de equipamento à parte, o PÚBLICO sabe que as autoridades estão a preparar a maior operação de segurança de sempre em Portugal, incluindo a visita do Papa Bento XVI. Em Lisboa, no decurso da cimeira, estarão todos os efectivos da UEP, nomeadamente do Corpo de Intervenção, da Defesa Pessoal, da Inactivação de Explosivos no Subsolo, do grupo Cinotécnico e da Grupo de Operações Especiais.

Ao todo, tendo em conta que também se deslocam os efectivos colocados no Porto e em Faro e que todo o pessoal está impedido de gozar férias ou folgas durante os dias do evento, prevê-se que sejam mobilizados (só na UEP) mais de 700 polícias. Este número poderá ser menor, uma vez que na PSP já corre uma mensagem (nos telemóveis dos polícias de todos os comandos nacionais) pedindo a cada um para, nos dias 19 e 20, "adoecerem" e consultarem médicos.

A PSP irá inspeccionar os locais onde vão trabalhar e pernoitar as principais comitivas. Os hotéis e as salas de reuniões serão passados a pente fino, procurando-se, principalmente, detectar explosivos. Já a segurança das individualidades será assegurada, quase na totalidade, por equipas próprias (só a delegação dos EUA deverá compreender quase 1000 pessoas).

A segurança nos trajectos entre os locais onde ficarão as comitivas e o local da cimeira, no Parque das Nações, só será aplicada nas medidas máximas em relação aos países cujo risco de atentado é mais elevado.

http://www.publico.pt/Sociedade/blindad ... ra_1464100
 

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1518
  • Recebeu: 205 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +261/-243
Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
« Responder #32 em: Novembro 03, 2010, 08:45:55 pm »
Toda essa operação policial é ridícula e nem desses veículos precisamos. Grande parte dessa gente vai trazer segurança própria. No caso dos EUA trazem logo um pequeno exército muito mais capaz a todos os níveis do que as nossas forças. Só precisamos mesmo da divisão de tráfego da PSP, fora isso está tudo controlado por forças estrangeiras.
E se não temos à partida capacidade para os receber, nem deveriam cá vir, as vantagens para Portugal receber essa manada, são inferiores do que as desvantagens.
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12768
  • Recebeu: 3105 vez(es)
  • Enviou: 7608 vez(es)
  • +794/-1317
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
« Responder #33 em: Novembro 03, 2010, 09:17:22 pm »
Mais dinheiro mal gasto com negócios em cima do joelho... Mas afinal quais são as tais viaturas??
Usem Ivecos ou Hummer,  e em ultimo caso Condor, Chaimite, Pandur ou M-113!
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

sergio21699

  • Especialista
  • ****
  • 970
  • Recebeu: 29 vez(es)
  • Enviou: 46 vez(es)
  • +21/-22
Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
« Responder #34 em: Novembro 03, 2010, 10:13:13 pm »
Só uma pergunta, se calha de haver qualquer coisa noutra zona do pais que não Lisboa( um caso de sequestro com refens por exemplo, ou outros casos de violencia) quem vai lá ir visto aqueles que têm essa missão (UEP) estao todos em Lisboa :?:
-Meu General, estamos cercados...
-Óptimo! Isso quer dizer que podemos atacar em qualquer direcção!
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20185
  • Recebeu: 2967 vez(es)
  • Enviou: 2224 vez(es)
  • +1319/-3458
Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
« Responder #35 em: Novembro 04, 2010, 09:02:07 am »
A UEP está presente em Belas, Faro e Porto. Dentro em breve vai haver pessoal do GOE na sub-unidade do Porto. Em caso de haver problemas, vai o pessoal da UEP em caso de ser uma zona controlada pela PSP ou o BOE se for numa zona da GNR.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18174
  • Recebeu: 5483 vez(es)
  • Enviou: 5843 vez(es)
  • +7119/-9506
Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
« Responder #36 em: Novembro 04, 2010, 09:28:29 am »
Citação de: "Camuflage"
Toda essa operação policial é ridícula e nem desses veículos precisamos. Grande parte dessa gente vai trazer segurança própria. No caso dos EUA trazem logo um pequeno exército muito mais capaz a todos os níveis do que as nossas forças. Só precisamos mesmo da divisão de tráfego da PSP, fora isso está tudo controlado por forças estrangeiras.
E se não temos à partida capacidade para os receber, nem deveriam cá vir, as vantagens para Portugal receber essa manada, são inferiores do que as desvantagens.


Bingo!
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11074
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3258 vez(es)
  • +740/-1031
Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
« Responder #37 em: Novembro 04, 2010, 04:09:30 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
A UEP está presente em Belas, Faro e Porto. Dentro em breve vai haver pessoal do GOE na sub-unidade do Porto. Em caso de haver problemas, vai o pessoal da UEP em caso de ser uma zona controlada pela PSP ou o BOE se for numa zona da GNR.

É verdade que há destacamentos da UEP em Faro e no Porto, mas como indica no artigo, esse pessoal vai reforçar o despositivo de Lisboa, logo vai ficar reduzido, concordo com o Sergio21699, essa questão é pertinente pois pode por em causa a capacidade da UEP nessas regiões dos pais.

O mais provável é confiar na sorte em como durante esses dias não vai acontecer nada de grave no norte nem no sul :shock: , que eu saiba eles tem é a Unidade de Intervenção (UI), com sub-unidades Grupo de Intervenção de Operações Especiais (GIOE), Grupo de Intervenção de Ordem Publica (GIOP), etc

Eu gostava mais dos nomes antigos, mas ninguém me perguntou nada :G-beer2:
 

*

sergio21699

  • Especialista
  • ****
  • 970
  • Recebeu: 29 vez(es)
  • Enviou: 46 vez(es)
  • +21/-22
Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
« Responder #38 em: Novembro 04, 2010, 04:45:46 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
A UEP está presente em Belas, Faro e Porto. Dentro em breve vai haver pessoal do GOE na sub-unidade do Porto. Em caso de haver problemas, vai o pessoal da UEP em caso de ser uma zona controlada pela PSP ou o BOE se for numa zona da GNR.

Sim eu sei disso, mas:

Citar
Ao todo, tendo em conta que também se deslocam os efectivos colocados no Porto e em Faro e que todo o pessoal está impedido de gozar férias ou folgas durante os dias do evento, prevê-se que sejam mobilizados (só na UEP) mais de 700 polícias.
-Meu General, estamos cercados...
-Óptimo! Isso quer dizer que podemos atacar em qualquer direcção!
 

*

sergio21699

  • Especialista
  • ****
  • 970
  • Recebeu: 29 vez(es)
  • Enviou: 46 vez(es)
  • +21/-22
Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
« Responder #39 em: Novembro 04, 2010, 04:53:13 pm »
Citação de: "Lightning"
O mais provável é confiar na sorte em como durante esses dias não vai acontecer nada de grave no norte nem no sul :lol:
-Meu General, estamos cercados...
-Óptimo! Isso quer dizer que podemos atacar em qualquer direcção!
 

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1518
  • Recebeu: 205 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +261/-243
Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
« Responder #40 em: Novembro 04, 2010, 07:19:55 pm »
O pessoal de Lisboa que tenha cuidado que tal mobilização de forças é indicativa que será esperada uma pequena guerra tribal durante esses dias. Seria bom que alertassem o comércio para se preparar e investir em estruturas para proteger as fachadas das lojas. Não vejo ninguém a preocupar-se com isso e prevejo que depois vejamos comerciantes a chorarem-se para as câmaras de tv.
Sempre que se fazem cimeiras da NATO ou G8 há grandes conflitos, nós nem prisões temos para prender os nossos criminosos, que fará nesse dia.
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12768
  • Recebeu: 3105 vez(es)
  • Enviou: 7608 vez(es)
  • +794/-1317
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
« Responder #41 em: Novembro 04, 2010, 07:41:21 pm »
Protecção? Prisões?
É atirar a matar!
Venham cá pegar-me fogo ao carro para ver o que acontece...
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1518
  • Recebeu: 205 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +261/-243
Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
« Responder #42 em: Novembro 04, 2010, 09:52:25 pm »
Eles regressam ao país deles e à vida quotidiana normal e tu vais preso. lol Estás em Portugal convém nunca esquecer isso.  :lol:
 

*

LuisC

  • Perito
  • **
  • 311
  • +0/-1
Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
« Responder #43 em: Novembro 05, 2010, 01:33:05 am »
Haverá um reforço de efectivos da UEP na região de Lisboa no decurso da cimeira mas certamente que serão garantidas capacidades mínimas de intervenção noutras regiões do país.

Eu sei que por vezes parece que vivemos numa “república das bananas”…mas não exageremos.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20185
  • Recebeu: 2967 vez(es)
  • Enviou: 2224 vez(es)
  • +1319/-3458
Re: Segurança da Cimeira da NATO Lisboa
« Responder #44 em: Novembro 05, 2010, 10:38:52 am »
Citação de: "Lightning"

Caro Cabeça de Martelo, o que é isso do BOE? As unidades da GNR voltaram a mudar de nome :G-beer2:

Acredita que eu sabia que já tinham mudado à muito de nome, mas não estava a lembrar da nova designação e como tenho pouco tempo...vai BOE com ele...
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.