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Força Aérea Portuguesa / Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Última mensagem por Red Baron em Hoje às 12:08:33 am »
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O Contrato de Recuperação da Capacidade SATCOM foi assinado em dezembro de 2023 e, como tal, não foi possível avançar com execução financeira durante o ano transato, tendo igualmente transitado para 2024

Parece que o projeto de modernização do SATCOM está novamente vivo, mas sem verbas.
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Força Aérea Portuguesa / Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Última mensagem por dc em Hoje às 12:06:23 am »
Seria, porque o AW-119M é um monomotor, ao contrário do "irmão" AW-109 e do primo AW-169 e dos amigos H-135M e H-145M.

A intenção parece ser a obtenção de um heli "faz tudo", e aí algo na classe do UH-60 acaba por fazer mais sentido, especialmente se considerarmos o interesse do EP num helicóptero médio.
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Força Aérea Portuguesa / Re: Eventos/Exposições/Visitas
« Última mensagem por goncalobmartins em Hoje às 12:04:53 am »
Beja Air Show 2024
Base Aérea N.º 11 (BA11)
1 e 2 de junho

https://www.emfa.pt/p-1075-beja-air-show

Presenças:
• Mirage 2000 Couteau Delta – Armée de l'air et de l'espace (França)
•  Saab JAS 39 Gripen – Magyar Légierő (Hungria)
• Northdrop F-5E Tiger II – Patroulle Suisse (Suíça)
• Eurofighter Typhoon – Ejército del Aire y del Espacio (Espanha)
• CASA C-101 Aviojet – Patrula Aguila (Espanha)
• Yakovlev Yak-52 – YAKSTARS (Espanha / Portugal)
• Falcons Display Team – Royal Air Force (Reino Unido)
• McDonnell Douglas F-15E Strike Eagle – United States Air Force (EUA)
• General Dynamics F-16 Fighting Falcon – Forțele Aeriene Române (Roménia)
• Embraer A-29A Super Tucano – Força Aérea Brasileira (Brasil)
• Embraer KC-390 Millenium – Força Aérea Portuguesa (Portugal)
• Sikorsky UH-60 Black Hawk – Força Aérea Portuguesa (Portugal)
• Lockheed Martin F-16M Fighting Falcon – Força Aérea Portuguesa (Portugal)
• Leonardo AW119 MkII Koala – Força Aérea Portuguesa (Portugal)
• Avions Mudry & Cie CAP 232 – Adwas ujenna ageldan (Marrocos)
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Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por dc em Hoje às 12:01:22 am »
Menos peso ser bom ou mau, é relativo. Como estamos a falar de MTOW, quanto maior o MTOW, melhor seria, pois indiciava que o drone tinha ainda mais capacidades e mais margem para o payload. Neste momento pouco se sabe do drone, mas uma comparação directa será o Bayraktar TB2, com um MTOW de 700kg, e 150kg de payload. No caso do ARX, são 600kg, e o objectivo era suposto ser 150kg de payload, não sei se se mantém.

Quanto a operar no PNM, o navio ainda nem foi construído, mas tudo depende das dimensões do drone, e da sua capacidade de descolar e aterrar em menos de 100 metros. Mas a dúvida por si só, já devia servir de alerta que um porta-drones de dimensões reduzidas, terá sempre limitações no tipo e tamanho de drones que pode usar.

É, continuam na estupidez do CAS, com Tucanos...

É uma palhaçada. Numa altura em que se devia preparar para uma possível guerra convencional, onde se inclui CAS, vamos investir em aeronaves a hélice, só para satisfazer interesses.
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Conflitos do Presente / Re: Invasão da Ucrânia
« Última mensagem por LuisPolis em Abril 23, 2024, 11:56:19 pm »
Artigo de opinião do Chefe de Estado Maior Norueguês Gen. Eirik Kristoffersen

Citar
Doctrinally, Russia is also finally catching up to the lessons from its failed 2022 invasion, Kristoffersen warned.

They have these lessons learned that they’re using. I think it took them some more time. I think the Ukrainians are much more innovative in the beginning. But if you have a very hierarchical system, once you have learned some lessons learned that you actually want to implement, they can do it fast,” he said. “So if they [decide to] move from manned to unmanned systems in one area, then when they decide to do it, it will go fast.


https://breakingdefense.com/2024/04/why-supporting-ukraine-is-main-priority-for-norways-defense-chief-this-year/
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Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por Subsea7 em Abril 23, 2024, 11:41:48 pm »
É, continuam na estupidez do CAS, com Tucanos...
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Força Aérea Portuguesa / Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Última mensagem por goncalobmartins em Abril 23, 2024, 11:18:46 pm »
Sim, 5 ou 6, consoante o que seja possível comprar com aquele dinheiro.

Escusado será dizer que o orçamento sempre foi curto para hélis novos, excepto uns AW-119M (versão militar do Koala), e portanto as opções realistas são em segunda-mão.
Se houve um corte, ainda mais grave é.

Mas seria assim tão descabido ter 7 AW119 MkII (5 para SAR + 2 para RFSS) e 5 AW119M, e 4 EH-101 Merlin (CSAR) operacionais? Atenção, eu não percebo nada disto  :-P
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Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por saabGripen em Abril 23, 2024, 11:05:21 pm »
Que inicialmente quando expressaram que iam desenvolver um drone maior que o AR5, que seria um drone de 1 tonelada. Pode ter sido algum lapso, ou uma afirmação do género "peso máximo de...". Também temos uma notícia com 1 ano, em que davam o ARX como "um dos maiores drones do mundo".

Também sabemos que o design do drone mudou drasticamente.

É verdade.
Mas eu parto do princípio que conseguiram a funcionalidade que pretendiam com um peso inferior ao originalmente estimado.
Menos peso á bom.

Como já disse, seria bom para a TEKEVR e bom para a Marinha que este drone pudesse operar da BIBMY.
Mas, tanto quanto eu sei, a relação entre as duas organizações é nula.
Uma pena.
E quem perde mais é a Marinha.
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Força Aérea Portuguesa / Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Última mensagem por Anthropos em Abril 23, 2024, 11:00:27 pm »
Acho que este orçamento já era de conhecimento geral, mas foi dito hoje que na LPM os helis de proteção, evacuação etc etc têm 50M de euros alocados


Apercebi-me agora que ao que parece isto é uma redução de 3M de euros???



45 milhões em equipamento individual de solda??? Sei que há muitas máquinas de solda estragadas nos regimentos, mas 45 milhões para isso parece excessivo!
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