Rangers, Comandos, Paras, etc

  • 4467 Respostas
  • 1030363 Visualizações
*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4455 em: Fevereiro 28, 2024, 06:28:42 am »
Não sou das Operações Especiais, mas a minha opinião é esta.

1- Nas operações especiais os QP são mais operativos e têm mais oportunidades que os de RC?

Julgo que sim, pois em situações de missões só para uma ou duas pessoas, missões em Estados-Maiores, etc, os QP devem ter preferência sobre os RC.

Citar
2- Sendo oficiais mais posições de chefia, entram para o terreno também ou é mais trabalho logístico e de planeamento?

Ambas, os oficiais em início de carreira andam muito "lado a lado" com os restantes postos no terreno, chefe de equipa, chefe de destacamento, mas à medida que for subindo (se for QP), vai passando para essas funções mais de planeamento na retaguarda.

Citar
Estando então vocês na minha situação que caminho optariam tendo em conta em conta também a diferença salarial das duas posições?

Tendo em conta a diferença salarial, aponta-se sempre à função que se ganha mais, mas para mim há duas condições que podem fazer a diferença.

1 - Quanto mais alto a categoria que se aponta, menos vagas há (oficiais RC tem menos vagas que sargentos RC, e sargentos RC tem menos vagas que praças).

2 - Os Oficiais RC não podem concorrer a Sargentos QP.

Conclusão: Na minha opinião pessoal, se existir o objectivo de ficar no QP preferia concorrer a sargento RC, mas se não quer passar a vida toda na tropa e apenas ficar lá o máximo dos 6 anos (quer fazer outras coisas na vida), então tentava oficial RC.
 

*

penas9

  • Membro
  • *
  • 5
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4456 em: Fevereiro 28, 2024, 10:33:02 am »
Obrigado Lightning, já é a segunda ou terceira vez que me esclareces neste fórum, fico agradecido, mas então ajuda-me só mais numas coisas:

Quando são selecionados membros das OEsp também acredito que deem mais preferência aos QP, mas em hipótese de irem buscar os melhores ao RC para integrar parcialmente nessas equipas, seriam mais os oficiais ou os melhores sejam de que classe forem? Ou seja dentro dos RC serão os oficiais que têm mais oportunidades?

O COE em relação ao COEMAR ou até ao Curso de Fuzileiros é bastante reduzido, uma vez dentro das OEsp têm-se mais formações de ação operacional?

A minha ideia era servir apenas durante os anos do RC, acredito que seriam os anos melhor bem passados como Oficial, mas quero pôr as mãos na massa como se fosse um praça.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20613
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4457 em: Fevereiro 28, 2024, 07:22:03 pm »
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4458 em: Fevereiro 28, 2024, 08:01:16 pm »
Quando são selecionados membros das OEsp também acredito que deem mais preferência aos QP, mas em hipótese de irem buscar os melhores ao RC para integrar parcialmente nessas equipas, seriam mais os oficiais ou os melhores sejam de que classe forem?

Já vou entrar um bocado no mundo do "adivinhar", mas uma força operacional não acredito que isso aconteça, estas forças tem um quadro de pessoal Já pré-estabelecido, uma SOTU por exemplo, deve ser um oficial comandante da força para ai capitão, depois deve ter 4 equipas cada uma com 1 sargento e 3 praças, talvez vá mais um Tenente ou Alferes como segundo no comando, e esta força não deve mudar, não vão colocar mais oficiais ou mais sargentos ou mais praças, nos lugares dos outros postos, mas acredito que criem mais posições se acharem necessário, oficiais de análise de informações, ou alguma equipa adicional de FAC ou de UAV, coisas assim para apoio à unidade operacional, se acharem necessário.

Citar
Ou seja dentro dos RC serão os oficiais que têm mais oportunidades?

Não sei responder, tudo depende de que posto querem enviar e de quantos com esse posto existem de onde vão escolher.

Citar
O COE em relação ao COEMAR ou até ao Curso de Fuzileiros é bastante reduzido, uma vez dentro das OEsp têm-se mais formações de ação operacional?

Sim, pelo menos o curso de paraquedismo dizem que já todos os OE tiram, há mais cursos mas não faço ideia se estão abertos a todos os postos, por exemplo Sniper dizem que é só para sargentos QP, porque só eles podem permanecer muito tempo na unidade a aperfeiçoar-se, pois os RC vão embora cedo e os oficiais QP a partir de Capitão ou Major já deixam um bocado o terreno pois tem que assumir funções de comando.

Citar
A minha ideia era servir apenas durante os anos do RC, acredito que seriam os anos melhor bem passados como Oficial, mas quero pôr as mãos na massa como se fosse um praça.

Eu acredito que como oficial RC isso acontece.
« Última modificação: Fevereiro 28, 2024, 08:04:42 pm por Lightning »
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1618
  • Recebeu: 359 vez(es)
  • Enviou: 326 vez(es)
  • +97/-42
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4459 em: Fevereiro 28, 2024, 09:55:02 pm »
Oficial RC em missões, seja Páras, Comandos ou OE só quando há falta de QP. O que vamos ter é inequivocamente num futuro próximo, falta de Praças para alguns compromissos internacionais.
Durante 2024 inicio 2025, os Fuzileiros terão mais Praças que Comandos, Páras e OE juntos.
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

penas9

  • Membro
  • *
  • 5
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4460 em: Fevereiro 29, 2024, 11:02:00 pm »
Obrigado Lightning e Raphael. Sendo que o Exército não em praças de QP eles recorrem totalmente aos praças de RC, certo? Não seria melhor entrar como praça e ter a oportunidade de me destacar em pé de igualdade com os restantes praças do que ser oficial e ficar como uma segunda escolha sobre os QP?
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20613
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4461 em: Março 05, 2024, 09:20:56 am »
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4462 em: Março 05, 2024, 11:03:07 pm »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

sivispacem

  • Perito
  • **
  • 587
  • Recebeu: 168 vez(es)
  • Enviou: 27 vez(es)
  • +42/-11
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4463 em: Março 06, 2024, 07:36:57 am »
Máquinas  :mrgreen:
https://www.exercito.pt/pt/informacao-publica/noticias/6422

Já estou a imaginar os militares do RI 10 a enviarem granadas de mão até 400m. hole-in-hole!!  ;D ;D
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3447
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4464 em: Março 14, 2024, 11:31:36 am »
Citação de: Exército Português 🇵🇹
📢 Militares do 1.º Batalhão de Infantaria Paraquedista, em aprontamento no Regimento de Infantaria N.º 15, realizaram mais uma jornada de preparação tendo em vista a integração na 15.ª Força Nacional Destacada para a 🇨🇫







7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1618
  • Recebeu: 359 vez(es)
  • Enviou: 326 vez(es)
  • +97/-42
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4465 em: Março 14, 2024, 04:32:38 pm »
Mais uma boa utilização do Campo de Tiro (de Benavente).
Um abraço
Raphael
__________________
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3447
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4466 em: Março 19, 2024, 10:17:04 am »
Bom dia do Pai pessoal! Eu já recebi o meu abraço e presentinho da minha pequena, por isso já estou satisfeito.

Citação de: Exército Português 🇵🇹
"Orgulho em ti, Pai!"
Hoje celebra-se o Dia do Pai, uma oportunidade para expressarmos gratidão e amor pela figura paterna, reconhecendo o papel fundamental nas nossas vidas.
Muitos Parabéns a todos os Pais!
Desde sempre a honrar Portugal!

7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte, Lightning, Malagueta, saabGripen

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20613
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4467 em: Março 25, 2024, 05:37:03 pm »
📢 Os "Falcões Negros" 🪂 voaram no MotoGP 🇵🇹


 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo