Hospital Militar

  • 24 Respostas
  • 11190 Visualizações
*

brunopinto90

  • 159
  • +0/-0
Hospital Militar
« em: Dezembro 12, 2010, 03:57:33 pm »
Eu queria saber o que faz este hospital e se podera ser enviado para o exterior.
Queria saber qual o tamanho desta unidade se são 500 ou +/-.
Também queria saber acerca da vossa opiniao se era preciso mais unidades destas.
E já agora a estrutura da Força de Apoio Geral e o seus números e efectivos se puderem.



Aguardo respostas
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11077
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
Re: Hospital Militar
« Responder #1 em: Dezembro 12, 2010, 04:23:11 pm »
Citação de: "brunopinto90"
Eu queria saber o que faz este hospital e se podera ser enviado para o exterior.

Citar
Ao Hospital Militar compete:

a) Prestar apoio sanitário (escalão hospitalar geral) aos militares do Exército e seus familiares e de acordo com as possibilidades, aos militares da Marinha, Força Aérea e suas famílias assim como à Guarda Nacional Republicana e Policia de Segurança Pública.
 
b) Apoias os processos de recrutamento, selecção e classificação de pessoal do Exército e das Forças Armadas.
 
c)Apoiar com pessoal, material e equipamento as diferentes missões humanitárias.

O Hospital é fixo, mas o seu pessoal não, isto é, quando uma força do Exército é projectada para fora do pais é acompanhada por pessoal médico, enfermeiros, etc que podem ou não ser deste hospital.

Se está a falar de um hospital de campanha, à um tempo atrás falou-se em criar um Hospital Cirugico Móvel, mas não sei se existe na realidade.

Citar
Queria saber qual o tamanho desta unidade se são 500 ou +/-.

Desconheço.

Citar
Também queria saber acerca da vossa opiniao se era preciso mais unidades destas.

Já existem várias unidades hospitalares militares.
Hospital Militar Principal (Lisboa)
Hospital Militar de Belém (Lisboa)
Hospital Militar Regional nº1 (Porto)
Hospital Militar Regional nº2 (Coimbra)
Hospital da Armada (Lisboa)
Hospital da Força Aérea (Lisboa)

O Ministério da Defesa pretende fazer uma reforma aos serviços de saude militares e reduzir o numero de hospitais de 6 para 2, deixa de haver hospitais do Exército, da Marinha e da Força Aérea e passa a existir o Hospital das Forças Armadas, um em Lisboa e outro no Porto.
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7926
  • Recebeu: 1260 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5169/-235
Re: Hospital Militar
« Responder #2 em: Dezembro 12, 2010, 06:15:17 pm »
Só uma pequena achega, no sentido de dizer que em Lisboa deverão manter-se duas instalações, as maiores e em melhor estado, nomeadamente a da Estrela e a do Lumiar.
 

*

21ºCFS

  • 2
  • +0/-0
Re: Hospital Militar
« Responder #3 em: Maio 10, 2011, 04:30:26 pm »
Já lá vai um tempinho desde que postou esta msg...
Mas é assim, mais ou menos...
O actual Hospital Militar inclui todos os HM já existentes (Força Aérea-Lumiar + HMarinha (junto á Feira da ladra) + HMBelém (penso que é para ser extinto) + HMPrincipal-Estrêla + HMRegional nº1-Porto + HMRegional nº2-Coimbra). O serviço de saúde militar, no respeitante a unidades de saúde propriamente ditas, fica completo com os Centro de Saúde Miliatres de Évora e Santa Margarida/Tancos).
À imagem dos civís, são unidades de saúde cujo funcionamento é idêntico aos Hospitais e CS civís, com a excepção de que se destinam apenas a subsidiários das Forças Armadas e de Segurança.
Quanto a "Hospitais Móveis", existem (???) o Hospital Cirúrgico Móvel e o Hospital de Campanha, cujos elementos estão previamente escalados em quadro orgânico próprio, exercem funções em todo o território e são convocados à ordem para integrarem estas unidades móveis.
" A Pátria Honrai que a Pátria Vos Contempla"
 

*

carlospires

  • Membro
  • *
  • 46
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +2/-0
Re: Hospital Militar
« Responder #4 em: Maio 11, 2011, 11:48:45 am »
Boas,
 Em relação ao antigo HMR2 ( Coimbra ) , este já não é considerado um Hospital Militar , mas sim um centro de saúde para os militares  há já vários meses...Lá só são dadas consultas e feitos alguns exames complementares, tudo o que seja intervenções e internamentos deixou de ser possível.
Cumprimentos :shock:
Carlos Pires
mama sumae
 

*

21ºCFS

  • 2
  • +0/-0
Re: Hospital Militar
« Responder #5 em: Junho 21, 2011, 10:12:53 am »
Certíssimo!
Houve que manter uns "tachos" e não encerrar a coisa!
 :G-beer2:
" A Pátria Honrai que a Pátria Vos Contempla"
 

*

PTExplorer

  • 3
  • +0/-0
Re: Hospital Militar
« Responder #6 em: Outubro 09, 2012, 07:45:35 pm »
Eu não se vai estar ai alguém para responder mas cá vai:
Eu queria ser médico e antes que perguntem não não quer uma borla do estado para fazer o curso pois espero ficar nas Forças Armadas até a reforma.
Só que não sei é se posso escolher ser médico do Exército e GNR. E se sim digam-me como escolher!
Obrigado! Espero pela resposta!
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Hospital Militar
« Responder #7 em: Outubro 10, 2012, 12:27:47 am »
Eu escolheria exercito, pois o leque de oportunidades, actividades e especialidades é muito abrangente.

Na GNR é tipo médico de aldeia e família... estetoscópio, atestados, receituário.... e não sais dai. Na GNR não existe hospital.
::..Trafaria..::
 

*

overlord

  • Membro
  • *
  • 92
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Hospital Militar
« Responder #8 em: Outubro 10, 2012, 05:20:11 pm »
Citação de: "Trafaria"
Eu escolheria exercito, pois o leque de oportunidades, actividades e especialidades é muito abrangente.

Na GNR é tipo médico de aldeia e família... estetoscópio, atestados, receituário.... e não sais dai. Na GNR não existe hospital.


Nao existe hospital  mas existe clinica certo
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Hospital Militar
« Responder #9 em: Outubro 10, 2012, 08:13:19 pm »
Não sei ao certo, ao sou da guarda, sou policia; não posso entrar nesses detalhes. Só posso dizer que nunca ouvi falar nessa clínica.
::..Trafaria..::
 

*

saojorgexercito

  • Perito
  • **
  • 347
  • Recebeu: 25 vez(es)
  • Enviou: 33 vez(es)
  • +1/-0
Re: Hospital Militar
« Responder #10 em: Outubro 10, 2012, 09:26:36 pm »
Citação de: "overlord"
Citação de: "Trafaria"
Eu escolheria exercito, pois o leque de oportunidades, actividades e especialidades é muito abrangente.

Na GNR é tipo médico de aldeia e família... estetoscópio, atestados, receituário.... e não sais dai. Na GNR não existe hospital.


Nao existe hospital  mas existe clinica certo
Sim uma clinica especial de corrida tipo-mordomia-dos-GNR onde fazem vastectomias, abortos, plásticas às mamas, tudo à custa do contribuinte. Pode ser um bom tacho para ti, pá! Traz um amigo também.
As Forças Armadas são o espelho da Nação ... e da visão de quem a governa.
 

*

overlord

  • Membro
  • *
  • 92
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Hospital Militar
« Responder #11 em: Outubro 11, 2012, 03:58:14 pm »
Clinica das janelas verdes...
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Hospital Militar
« Responder #12 em: Outubro 11, 2012, 04:09:48 pm »
Sim, isso eu conheço, ou melhor, já ouvi falar. Mas pensava tratar-se de pouco mais que um posto médico com alguma capacidade de internamento... estava longe de imaginar que tivessem capacidade de fazer coisas como essa de equipar as guardas com mamas novas.
::..Trafaria..::
 

*

PedroAbrantes

  • Membro
  • *
  • 32
  • +0/-0
Re: Hospital Militar
« Responder #13 em: Outubro 16, 2012, 11:34:37 pm »
Boa noite.
Desculpem se não é neste tópico onde poderei tirar a minha duvida, mas não encontrei local onde o fazer e também é um pouco urgente.
Se um militar se for a deslocar da sua unidade para a sua residência e sofrer um acidente de viação pouco depois de sair do quartel é acidente de trabalho? As despesas do hospital não são da conta do exercito? Ou é problema do militar?
Agradecia uma resposta por favor.
Obrigado!
 

*

jurista

  • Membro
  • *
  • 131
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +0/-0
Re: Hospital Militar
« Responder #14 em: Janeiro 08, 2013, 06:51:22 pm »
Peço desculpa por só responder agora à pergunta, seguramente já fora de tempo mas fica a resposta para quem vier a seguir. Essa é uma questão muito controversa no Direito do Trabalho: Saber se o tempo despendido nas deslocações de e para o local de trabalho é tempo de trabalho e, como tal, se acidentes nesse percurso são ou não acidentes. Como muitas vezes acontece há Doutrina e Jurisprudência num e noutro sentido.