Programa de substituição do C-130

  • 2520 Respostas
  • 547110 Visualizações
*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 845
  • Recebeu: 974 vez(es)
  • Enviou: 607 vez(es)
  • +10721/-198
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1380 em: Abril 05, 2019, 01:19:27 pm »
 O KC-390 é uma escolha meramente política com outros "contornos" muito pouco transparentes e não uma escolha baseada em pressupostos e critérios racionais e objectivos.
 O poder político e outros interesses escondidos atrás da cortina estão a impingir aos contribuintes incautos uma aeronave que não serve os interesses e as necessidades do Estado e da própria Força Aérea.
 A pergunta que fiz anteriormente em que tudo indica que os contribuintes vão pagar um preço exorbitante por uma aeronave que só tem autonomia com pouca carga. Contínua sem resposta, excepto um argumentação que li para aí que não vale a pena responder.
 
 
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Charlie Jaguar, Stalker79

*

Lusitaniae

  • Perito
  • **
  • 397
  • Recebeu: 114 vez(es)
  • Enviou: 6 vez(es)
  • +49/-294
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1381 em: Abril 05, 2019, 03:17:58 pm »
Pormenores sobre realmente quem vai usar os aviões se gosta mais de um ou de outro, não sei.
A minha opinião baseia-se somente no que tenho lido sobre este negócio.
Já li responsáveis da FAP elogiarem o avião, de que já voaram nele e gostaram do que viram.
Assim como vocês podem dar as vossas opiniões só porque já andaram de C130, também não podem com esse argumento contrapor quem como eu nunca andei nem num nem noutro.
Quando falo de números, pois é importante devido a ser os portugueses que vão pagar, tenho como referência os quase 1000 milhões que os Alemães vão pagar por 6 130j, temos que ter em conta a pouca mais alguma participação no projeto do KC390 e depois ter não a adivinhação, mas a leitura de tudo o que tenho lido sobre o KC das mais variadas fontes que não ligadas á Embraer ou FAB.
Espero não me enganar, mas se tivesse que investir algum dinheiro pessoal em qual avião vai ter mais vendas nos próximos 30 anos, o meu guito ia para o KC.
Abbati, medico, potronoque intima pande
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Vitor Santos

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11018
  • Recebeu: 2331 vez(es)
  • Enviou: 3209 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1382 em: Abril 05, 2019, 04:08:24 pm »
Pelo facto do 390 como reabastecedor não servir para os nossos F's, para mim só esta limitação seria condição que afastaria logo, a escolha desta aeronave !

Abraços

Tenente mas nessa capacidade nenhum avião de carga serve.
 

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1837
  • Recebeu: 667 vez(es)
  • Enviou: 389 vez(es)
  • +332/-6249
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1383 em: Abril 05, 2019, 05:00:20 pm »
O KC-390 é uma escolha meramente política com outros "contornos" muito pouco transparentes e não uma escolha baseada em pressupostos e critérios racionais e objectivos.

Uma compra militar que é uma escolha política……. coisa que nenhum país faz…..    :conf:   ::)  :bang:

Resumindo, eu que não percebo nada do meio militar já percebi à muito tempo que ou vem o KC-390 substituir o C-130 ou não vem nenhum outro. Mais uma vez, independentemente de ser a melhor escolha, mas não tenho dúvidas de que é a posição política (e já agora, a que vai passar o cheque).

Também me parece exactamente isso. Ou vem KC-390 ou vem baldinhos para brincar na areia, agora se é a compra mais necessária neste momento para a FAP, isso não sei dizer e vejo opiniões aqui, bem mais informadas que a minha a dizer que não.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4965/-781
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1384 em: Abril 05, 2019, 05:29:16 pm »
A parte estranha é que a substituição dos C-130 é dada como urgente, no entanto dos 3 principais candidatos à substituição, "escolhe-se" o único que ainda não está em serviço em nenhuma força aérea e ainda precisa de certificações e de entrar em produção em massa. Ainda se compreendia se fosse algo revolucionário, o que não é o caso. Com certeza que é um avião que tem o seu potencial, mas dada a urgência de substituição dos C-130 e a situação económica, é um risco seguir para um projecto novo, sem provas dadas e como podemos ver, sem um preço definitivo.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1228/-3449
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1385 em: Abril 05, 2019, 05:50:04 pm »
Mais alguém usava o Pandur 8x8? Mais alguém usava o EC635? Mais alguém usava os NPO?

Primeiro entramos como fornecedor de peças e de desenvolvimento, depois o governo achou que era uma solução viável para a substituição dos C-130.

Um sistema de armas novo, tem sempre os seus riscos, mas como o Fox já disse, ou vem isto ou vamos corridos a C-295M. Não acredito na boa vontade da nossa classe politica e como tal penso sempre uma coisa, mais vale um pássaro na mão do que dois a voar.

Infelizmente é esta a nossa realidade.

Investir na Defesa em Portugal é sinónimo de despesismo para uma fatia significativa da população.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: oi661114, Vitor Santos

*

diogo13350

  • Membro
  • *
  • 178
  • Recebeu: 30 vez(es)
  • Enviou: 9 vez(es)
  • +8/-1
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1386 em: Abril 05, 2019, 06:49:59 pm »
Como é que o Estado vai optar por uma aeronave de transporte que nem sequer tem autonomia para chegar a Cabo Verde?
 Já não digo com a carga máxima de 26 ton. Mas com 23ton.

Quantas vezes foi necessário transportar uma carga destas dimensões nos últimos 20 anos para um range superior ao nosso interesse directo (território Português e/ou EU?)

A verdade é que o KC chega ao ponto mais distante Português (ilha do corvo - 1800km) com carga máxima...

Também é verdade que sou contra esta aquisição (só para relembrar..) pois acho que o valor gasto é absurdo (outro negócio à la submarinos) que só irá prejudicar ainda mais a imagem das FA cá fora e que conseguiriamos fazer mais com menos (leia-se €) optando por uma plataforma mais que comprovada (e melhor??), o Lockheed C-130 Hercules onde preço unitário ronda os 30 milhões € o que significaria que conseguiríamos comprar 12 unidades e ainda garantir manutenção e actualização dos mesmos para os próximos anos com o valor gasto em 5 KC's!!

Onde é que se compra um c130j por 30 milhões? 😮
Então os alemães vão pagar quase 1000 milhões por 6 aviões e nós íamos comprar a 30 milhões cada um, se assim fosse tudo bem, mas a verdade é outra.
Todos os portugueses que gostam das suas forças armadas vão acabar por se renderem ao kc390 é um excelente avião.

Então mas já voou num ou é apenas porque tem um feeling que vai ser uma grande máquina? Já agora estou curioso...  c56x1 ;)

Saudações

P.S. Já voei no C130 e foi uma maravilha, para que conste.  :) 8)

Maravilha assim do tipo lento, barulhento e desconfortável??!!  ;D
 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 416 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8585
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1387 em: Abril 05, 2019, 06:52:12 pm »
Uma questão para o Vítor Santos, ou para alguém que esteja mais dentro do assunto - talvez mesmo para o Engenheiro da Embraer que de vez em quando nos brinda com a sua presença  :mrgreen: -, mas é possível saber porque razão o KC-390 não possui winglets?

É uma pergunta inocente e somente derivada da minha curiosidade. As winglets aumentam a performance do aparelho reduzindo o seu consumo de combustível (o que seria uma mais valia para o KC dadas as limitações de alcance quando carregado), ao mesmo tempo que aumentam a vida útil da asa e obviamente a sua capacidade de sustentação, factor importante quando nas pontas estiverem os pods de reabastecimento em voo.

Embora o KC-390 não vá concorrer com o C-17, este equipado com as referidas winglets, creio que seria uma adição bem-vinda à aeronave a não ser que estrutural ou aerodinamicamente tal não seja possível ou aconselhado. Por essas mesmas razões anda a USAF a testar as winglets em várias versões do C-130J e com resultados bastante satisfatórios. A Alenia começa este ano a entregar o C-27J Spartan com winglets como configuração padrão, e a Airbus seguiu também essa tendência ao oferecer o C-295W. No caso do A400M, o constructor europeu afirma que as hélices em forma de cimitarra (scimitar propellers) já eliminaram a necessidade de winglets no aparelho.







Acho que é geral na Embraer, eles não gostam de Winglets, ;D :-P pois o novo E190-E2 também não tem.
Em contrapartida os novos bombardier c series, agora Airbus A220 têm Winglets, concorrente direto do E190-E2



 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Victor Fukushima

  • Membro
  • *
  • 30
  • Recebeu: 19 vez(es)
  • +6/-252
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1388 em: Abril 05, 2019, 07:58:36 pm »
A função dos  winglets é diminuir o arrasto induzido relacionado ao vórtice de ponta de asa.

No caso do KC-390, essa configuração se mostrou muito mais eficaz que os  winglets, o ângulo de ataque de ponta de asa.


Boeing 777 300ER

A engenharia Embraer adotou a solução wingtips raked, que se mostrou mais eficaz em economia de combustível, sustentação e decolagem que os winglets convencionais.



A função é a mesma, mas a eficiência varia, o wingtips raked do KC-390 foi a solução mais eficaz, superando o modelo winglets.


 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, NVF, Charlie Jaguar, Cabeça de Martelo, Vitor Santos, asalves, PMFM, Red Baron

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8608
  • Recebeu: 3219 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6468
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1389 em: Abril 05, 2019, 09:24:31 pm »
Como é que o Estado vai optar por uma aeronave de transporte que nem sequer tem autonomia para chegar a Cabo Verde?
 Já não digo com a carga máxima de 26 ton. Mas com 23ton.

Quantas vezes foi necessário transportar uma carga destas dimensões nos últimos 20 anos para um range superior ao nosso interesse directo (território Português e/ou EU?)

A verdade é que o KC chega ao ponto mais distante Português (ilha do corvo - 1800km) com carga máxima...

Também é verdade que sou contra esta aquisição (só para relembrar..) pois acho que o valor gasto é absurdo (outro negócio à la submarinos) que só irá prejudicar ainda mais a imagem das FA cá fora e que conseguiriamos fazer mais com menos (leia-se €) optando por uma plataforma mais que comprovada (e melhor??), o Lockheed C-130 Hercules onde preço unitário ronda os 30 milhões € o que significaria que conseguiríamos comprar 12 unidades e ainda garantir manutenção e actualização dos mesmos para os próximos anos com o valor gasto em 5 KC's!!

Onde é que se compra um c130j por 30 milhões? 😮
Então os alemães vão pagar quase 1000 milhões por 6 aviões e nós íamos comprar a 30 milhões cada um, se assim fosse tudo bem, mas a verdade é outra.
Todos os portugueses que gostam das suas forças armadas vão acabar por se renderem ao kc390 é um excelente avião.

Então mas já voou num ou é apenas porque tem um feeling que vai ser uma grande máquina? Já agora estou curioso...  c56x1 ;)

Saudações

P.S. Já voei no C130 e foi uma maravilha, para que conste.  :) 8)

Maravilha assim do tipo lento, barulhento e desconfortável??!!  ;D

V.exma deve julgar que um C130H é o Air Force One e com o Trump a bordo. Para a próxima arranje uma almofada para o fofo, umas palavras cruzadas e uns tampões para os ouvidos que verá que tempo passa depressa e que viagem corre maravilhosamente bem.  :mrgreen: ;)

Cumprimentos  8) ;D   

P.S. Já agora, aquele belo mergulho do Kc, certamente que foi confortável rápido e silencioso... ;) :-P

https://airway.uol.com.br/incidente-com-kc-390-quase-terminou-em-acidente/
« Última modificação: Abril 05, 2019, 09:29:55 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1390 em: Abril 05, 2019, 10:04:01 pm »
Mais vale comprar um AN124, por exemplo, este a aterrar em LIS.





Abraços
« Última modificação: Abril 06, 2019, 11:34:02 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5331
  • Recebeu: 3966 vez(es)
  • Enviou: 9808 vez(es)
  • +8450/-245
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1391 em: Abril 06, 2019, 01:19:04 am »
Afinal até dá jeito ter um engenheiro da Embraer por perto.  :G-beer2:

@CM -- os exemplos que deste do EC635 e do Pandur II (mais o NH90 e o A400) são reveladores do risco que é embarcar em projectos/produtos que ainda não foram utilizados por mais ninguém. Para um país com parcos meios e pouca vontade de os despender se existir o menor 'cheiro' a militar, o único caminho é mesmo adquirir produtos testados, com menor risco. Vá lá que tivemos sorte com os C-295, com os U214 (ao contrário dos gregos) e o EH101 ainda está por decidir.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1228/-3449
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1392 em: Abril 06, 2019, 11:24:59 am »
Afinal até dá jeito ter um engenheiro da Embraer por perto.  :G-beer2:

@CM -- os exemplos que deste do EC635 e do Pandur II (mais o NH90 e o A400) são reveladores do risco que é embarcar em projectos/produtos que ainda não foram utilizados por mais ninguém. Para um país com parcos meios e pouca vontade de os despender se existir o menor 'cheiro' a militar, o único caminho é mesmo adquirir produtos testados, com menor risco. Vá lá que tivemos sorte com os C-295, com os U214 (ao contrário dos gregos) e o EH101 ainda está por decidir.

É um risco, disso não tenho qualquer tipo de dúvida, mas penso que não é por o senhor 20 milhões ter ido embora que a politica do governo mudou. Ou vais com uma solução inferior no aspecto numérico (Pandur, Vamtac ST5, SCAR, etc), ou inferior qualitativamente. Os C-130 precisam de ser ou profundamente modernizados ou substituídos. O A400M é demasiado caro tanto de adquirir como de manter, por isso sobra o a última versão do Hércules.

7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 845
  • Recebeu: 974 vez(es)
  • Enviou: 607 vez(es)
  • +10721/-198
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1393 em: Abril 06, 2019, 12:27:10 pm »


Um exemplo de aeronave no qual foi adoptada a solução raked wingtip em vez dos "tradicionais" winglets, foi o P-8 Poseidon. Que curiosamente a versão civil de onde deriva possui os winglets.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1394 em: Abril 06, 2019, 12:38:17 pm »


Um exemplo de aeronave no qual foi adoptada a solução raked wingtip em vez dos "tradicionais" winglets, foi o P-8 Poseidon. Que curiosamente a versão civil de onde deriva possui os winglets.

Winglets/sharklets e não só, a última versão é a chamada scimitar, ainda mais eficaz que qualquer uma das anteriores :



Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!