NRP São Rafael???

  • 7 Respostas
  • 5793 Visualizações
*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18013
  • Recebeu: 5404 vez(es)
  • Enviou: 5715 vez(es)
  • +7060/-9428
NRP São Rafael???
« em: Julho 14, 2005, 03:40:23 pm »
Colegas,

Desejava obter fotos e/ou infos acerca deste navio, que, segundo me disseram , foi transferido da USN para a MP no inicio da década de 70, para servir de Navio de Apoio , mas como tinha a quilha plana, tinha muitos problemas de navegabilidade, pelo que foi "encostado" no Alfeite e nunca teve nenhuma utilidade.

Se alguém puder fornecer alguma informação (p. ex. qual a sua designação americana) e se alguém possuir alguma foto, tinha curiosidade.

Muito Obrigado.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

luis filipe silva

  • Investigador
  • *****
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
nrp s. rafael
« Responder #1 em: Outubro 30, 2005, 11:11:03 pm »
Caro P 44 sou um novo utilizador neste fórum, e a minha participação será pautada apenas por tentar desfazer algumas dúvidas acerca de navios da armada.

S. Rafael A 5214
ex. NRP Medusa, ex. USS Portunus ARC ,ex. LSM 275, ex. LCT 1773

Construído em 1944 como navio de desembarque, em estaleiros americanos, foi transferido para Portugal em 18-11-1959 ao abrigo do MDAP Mutual Defence and Assistence Plan. Quando foi entregue, ainda tinha a configuração de navio lança cabos(ARC) que foi a sua última função na US Navy.

Foi classificado como navio apoio de mergulhadores até 1968. Depois de modificado, passou a ser uma espécie de navio de comando anfíbio.
A conclusão das modificações efectuadas no AA foram concluídas em 1970. Após isso, o navio que até aí pouco tinha navegado,menos navegou  ainda, passando a navio depósito e desarmado em 1974.

CARACTERÍSTICAS: 1 220 tons; 66,87 * 9,50 * 3,19 metros
2 peças simples de 40 mm; duas Oerlikon de 20 mm. Dois motores diesel de 2 800 h.p. = 12 nós máxima; 56 homens


Saudações Luis Filipe Silva
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18013
  • Recebeu: 5404 vez(es)
  • Enviou: 5715 vez(es)
  • +7060/-9428
(sem assunto)
« Responder #2 em: Outubro 31, 2005, 11:35:39 am »
Caro Luis

Grato pelas suas informações!

Graças a elas encontrei estes infos na net:

http://www.multied.com/navy/MISC/portunusII.html

Citar
Portunus II

(ARC-1: dp. 1,095 (f.); 1. 203'6"; b. 34'6"; dr. 7'4"; s. 12 k.;
cpl. 59; a. 1 40mm., 4 20mm.; cl. LSM-I).

The second Portunus (ARC-1) was laid down by the Federal Shipbuilding and DryDock Co., Newark, N.J., as LSM2761 August 1944; launched 11 September 1944; and commissioned 6 October 1944.

After shakesdown off Norfolk, LSM-275 steamed for Key West, the Panama Canal, and San Diego before reaching Pearl Harbor 28 January 1945. After a trip to Guam she steamed from Pearl Harbor in TU 51.13.4 via Eniwetok and Saipan to Okinawa to land troops and supplies on the "last stepping stone" to Japan. Departing in TU 51.29.22, 25 April while the battle for Okinawa was still going on, she steamed via Saipan to Ulithi, arriving 5 May. Departing 28 June she then put into Tulagi, the Russells, Eniwetok, Guam, and Saipan, before reaching Pearl Harbor 19 August, 5 days after the war's end.

On 4 December she departed Pearl Harbor for San Diego. She steamed between San Diego, San Pedro, and San Francisco during the first half of 1946, then reported to Com 19th Fleet at San Diego 18 September, underwent inactivation overhaul; and decommissioned 21 April 1947 at San Pedro.

Ordered activated in 1951, LSM-276 was redesignated as a cable laying and repair ship AKC-I on 14 December, and recommissioned 2 July 1952. She operated off California ports for the next 11 months, then, on 1 June 1953, got underway for the east coast. The ship was named Portunus 13 July 1953. Attsehed to the 3rd Naval Distriet, she laid cable off Cape May, N.J., and off Bermuda before eondueting ocean bottom surveys and cable operations off Columbia's Atlantic and Pacific coasts, 13 October to 31 October.

Returning to New York, Portunue underwent overhaul and on 8 March 1954 resumed cable operations, first in the approsches to New York, off Sandy Hook, N.J., then off Bermuda. From 1955 to 1959 she continued to lay cable, off Key West, off Sandy Hook, off Bermuda, off Wood Island, Maine, off Nantucket Island in the Narragansett area, and off Little Creek, Va. During this period she continued to base at the New York Shipyard, Brooklyn, and to periodically pick up cable at Newington N.H. She decommissioned at New York 30 April 1959, and Ler name was struck from the Naw~ List 1 May 1959.

She was transferred to Portugal under the Military Assitance Program, delivered on 16 November 1959; and commissioned 18 November as Medusa (A 5214). Into 1970 she serves in the Portuguese Navy.

Portunus earned one battle star for World War II service.


 :D
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18013
  • Recebeu: 5404 vez(es)
  • Enviou: 5715 vez(es)
  • +7060/-9428
(sem assunto)
« Responder #3 em: Outubro 31, 2005, 11:47:04 am »
Página do USS PORTUNUS no Navsource

 :arrow: http://www.navsource.org/archives/10/14275.htm

Infelizmente não tem nenhuma foto ao serviço da MP.


Portunus (ARC-1) underway in San Francisco Bay in 22 August 1952.
US Naval Shipyard Mare Island photo
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

JLRC

  • Investigador
  • *****
  • 2505
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +4/-85
Re: nrp s. rafael
« Responder #4 em: Outubro 31, 2005, 01:38:10 pm »
Citação de: "luis filipe silva"
Caro P 44 sou um novo utilizador neste fórum, e a minha participação será pautada apenas por tentar desfazer algumas dúvidas acerca de navios da armada.
Saudações Luis Filipe Silva


Caro amigo Luís

É sempre um prazer dar as boas vindas a um vizinho, pois também moro no Feijó. Espero ter boas trocas de impressões consigo.
Já agora vou aproveitar a sua oferta de esclarecimentos. Muitos de nós ficamos intrigados com o que aconteceu a João Belo. Foi rebocada para Lisboa para quê? Vai ser navio-museu?
Um abraço
 

*

luis filipe silva

  • Investigador
  • *****
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #5 em: Outubro 31, 2005, 06:12:59 pm »
Caro JLRC

Claro que estou aberto a quaisquer tipo de informações que possa fornecer. No entanto essas info serão mais orientadas para os navios
do passado, dado que desde há uns tempos que ando arredado da "vida naval". No entanto posso-lhe garantir que o navio se encontra no activo,
pois quando foi rebocado para os estaleiros da Rocha o navio levava a bandeira portuguesa içada a ré, prova que não foi abatida. Hoje estava já em doca seca.Provávelmente, devido às restrições orçamentais o navio se mantenha por mais uns tempos.

Um abraço

Luis Silva
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva
 

*

TOMKAT

  • Especialista
  • ****
  • 1173
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #6 em: Novembro 03, 2005, 01:37:31 pm »
Com tantas despedidas e saudades acrescidas, passou à pouco tempo
(dia 1 nov. creio) um belo documentário sobre o navio GIL EANES,
navio de apoio à nossa frota bacalhoeira de então ( anos 50 a 70 )

Agora nem navios,... nem bacalhau :cry:
IMPROVISAR, LUSITANA PAIXÃO.....
ALEA JACTA EST.....
«O meu ideal político é a democracia, para que cada homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado»... Albert Einstein
 

*

Ricardo

  • Perito
  • **
  • 359
  • +0/-0
Re: NRP São Rafael???
« Responder #7 em: Agosto 27, 2010, 07:08:19 pm »
Artigo sobre o NAVIO DE APOIO "MEDUSA": http://barcoavista.blogspot.com/