Novos Hélis Ligeiros

  • 35 Respostas
  • 15014 Visualizações
*

JMM

  • 89
  • +2/-0
Novos Hélis Ligeiros
« em: Setembro 27, 2008, 10:08:42 am »
Citação da Jane’s Land Forces News Briefs de 26 de Setembro:
"The Portuguese Ministry of Defence (MoD) procurement agency (DGAED - Direcção Geral de Armamento e Equipamentos de Defesa) has confirmed to Jane's that it is to launch a procurement programme for the acquisition of 12 light helicopters in 2009. Six helicopters are for the army UALE (Unidade de Aviação Ligeira do Exército) helicopter unit, and six are to replace the air force's (Força Aérea Portuguesa - FAP) Aerospatiale SE 3160 Alouette III helicopters, which are operated by 552 Squadron (Zangões) based at the Beja Air Base "

Será que é desta????

Saudações a todos
João
 

*

alphaiate

  • Membro
  • *
  • 196
  • Recebeu: 21 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Setembro 27, 2008, 07:35:05 pm »
só seis para substituir os aluette?
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8536/-4167
(sem assunto)
« Responder #2 em: Setembro 28, 2008, 12:23:48 am »
Chegam bem para a missão de treino e ligação.
 

*

FFAP

  • 98
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Setembro 28, 2008, 12:41:14 am »
Boas


   Imaginemos que temos seis helis na FAP. Imaginemos que temos 2 em manutenção e 4 operacionais, desses 4 um está em destacamento SAR em Ovar, ficamos apenas com 3 para treino... Acho um numero demasiado pequeno...
Um abraço

EX MERO MOTU
 

*

JMM

  • 89
  • +2/-0
(sem assunto)
« Responder #4 em: Setembro 28, 2008, 10:14:05 am »
Eu também achei pouco... no caso do UALE, o nº até me parece adequado para o tipo de missões previsto, e.g., ligação, mas no caso da FAP, supondo que a ideia é dar o treino primário a todos os futuros pilotos de hélis e ainda assegurar as outras missões, 6 parece-me um nº demasiado baixo; 10 a 12 parecia-me mais razoável... como a notícia é muito sucinta, das duas, uma:

a) Corresponde a toda a verdade e nada mais que a verdade. Não é um cenário ideal mas mais valem 12 na mão (e a voar :D) que nada

b) O concurso pode ser para 12 aparelhos com mais em opção. Este cenário parece-me viável, porque permitia controlar s custos agora (défice oblige...) e mantém a porta aberta para quando estiverem quase a acabar de serem entregues (nunca antes de 2012/13 suponho) serem complementados por mais 4 ou 6 para a FAP.

Saudações

Um ab
 

*

jmg

  • Analista
  • ***
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Setembro 29, 2008, 06:57:28 pm »
Penso que essa encomanda conjunta já vem preparar a malta em relação a Pool conjunta de helicopteros, que vai juntar os três ramos.
Sendo assim até a instrução será conjunta sobre o mesmo modelo.
Assim são menos aparelhos cativados para instrução.
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ
 

*

cromwell

  • Especialista
  • ****
  • 1100
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #6 em: Setembro 29, 2008, 09:52:12 pm »
Gente, segundo o que vi numa notícia de 2004, o número de helicopteros para subsituir os allouete eram 20 e os helicopteros ligeiros para o exército eram 8.
Parece que agora para o exército diminui para o número de helis a adquirir de 8 a 6 e diminui o número de helicópteros para a força aérea de 20 para 6. :shock:  :wink:
"A Patria não caiu, a Pátria não cairá!"- Cromwell, membro do ForumDefesa
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8536/-4167
(sem assunto)
« Responder #7 em: Setembro 29, 2008, 09:54:43 pm »
Citação de: "cromwell"
Gente, segundo o que vi numa notícia de 2004, o número de helicopteros para subsituir os allouete eram 20 e os helicopteros ligeiros para o exército eram 8.
Parece que agora para o exército diminui para o número de helis a adquirir de 8 a 6 e diminui o número de helicópteros para a força aérea de 20 para 6. :shock:  :wink:


Então iamos usar um Phanter para instrução?  Tem de ser algo mais leve e barato caro amigo. Tipo A-109M ou EC-635..
 

*

ShadIntel

  • Investigador
  • *****
  • 1509
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #8 em: Setembro 29, 2008, 10:05:12 pm »
Quanto a mim, não mudei de ideia desde o início do programa GALE/UALE: a dupla A109/A119.
 

*

alphaiate

  • Membro
  • *
  • 196
  • Recebeu: 21 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #9 em: Setembro 30, 2008, 12:34:45 am »
sinceramente continuo a sonhar com o nh90! ficava tão lindo com os merlin!
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8536/-4167
(sem assunto)
« Responder #10 em: Setembro 30, 2008, 01:07:11 am »
Citação de: "alphaiate"
sinceramente continuo a sonhar com o nh90! ficava tão lindo com os merlin!


E irão vir 10 NH-90 para o Exército.
 

*

alphaiate

  • Membro
  • *
  • 196
  • Recebeu: 21 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #11 em: Outubro 01, 2008, 05:41:19 am »
admito claramente a minha ignorancia nestes (e em tantos outros :(
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5341
  • Recebeu: 725 vez(es)
  • Enviou: 725 vez(es)
  • +509/-2608
(sem assunto)
« Responder #12 em: Outubro 01, 2008, 09:01:38 am »
O objectivo é ter três tipos de helicópteros:

- Pesados: EH101
- Médios: Nh90
- ligeiros: falta escolher ainda
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

JMM

  • 89
  • +2/-0
(sem assunto)
« Responder #13 em: Outubro 01, 2008, 02:40:10 pm »
Meus caros,

O Nelson tem razão. Só falta escolher o héli ligeiro que vai ter que servir tanto para instrução como para funções de ligação, por isso tem que ser barato e simples de operar. Além disso, não convém nada estarmos a multiplicar cadeias logísticas porque já assim vamos ter quatro (as três mencionadas mais os Lynx da Armada). Não sei se está previsto que de entre as missões dos do UALE esteja o apoio de fogo; alguém me pode elucidar?

De qualquer maneira, concordo com o Typhoonman e penso que as opções óbvias e lógicas são os A-109/129 ou o EC 635 (que já está certificado para levar armamento).

saudações

João
 

*

cromwell

  • Especialista
  • ****
  • 1100
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #14 em: Outubro 01, 2008, 03:14:27 pm »
Realmente, dá para ver que Portugal não se dá bem com helicópteros.
"A Patria não caiu, a Pátria não cairá!"- Cromwell, membro do ForumDefesa