E-Governance: Portugal 5º mais progressista da UE

  • 0 Respostas
  • 1427 Visualizações
*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
E-Governance: Portugal 5º mais progressista da UE
« em: Junho 29, 2006, 10:11:24 am »
Citar
Governo electrónico: Portugal é 5º mais progressista da UE

Um relatório sobre Administração on-line na União Europeia (UE) coloca Portugal no 11 º lugar entre os Vinte Cinco a nível de sofisticação de serviços públicos disponibilizados na Internet. De acordo com o estudo que é publicado esta quinta-feira sobre a informatização dos serviços públicos da UE, Portugal é o 5º entre os que mais progrediram nos últimos dois anos.


De acordo com o relatório, cerca de 60% dos serviços públicos em Portugal estão totalmente disponíveis na Internet, quando em Abril de 2004 esse valor ficava aquém dos 40%.

O relatório indica que o nível de interactividade e oferta de transacções on-line (Administração Pública), atingiu os 75% em Abril de 2006 no cômputo da União Europeia, e Portugal ficou acima da média comunitária, surgindo em 11º da lista com um valor de sofisticação a rondar os 80% (em Abril de 2004 ficava abaixo dos 70%).

O primeiro-ministro, José Sócrates, congratulou-se quarta-feira pelo facto de Portugal ser o quinto país da UE que mais evoluiu nos últimos dois anos em termos de «sofisticação nos serviços on- line».

«Portugal está em 11º, acima da média europeia, quer em termos de sofisticação on-line, quer em termos de número de oferta de serviços públicos on-line», disse José Sócrates, durante a apresentação da bolsa de emprego electrónica Netemprego.

O estudo, que compreendeu o exame de 14.000 sítios de Internet nos 25 Estados-membros mais Noruega, Islândia e Suíça, indica ainda que quase 50 por cento dos serviços públicos analisados estão totalmente disponíveis na Internet, e também neste parâmetro Portugal regista um valor acima da média comunitária, ocupando o 10º lugar entre os Vinte Cinco.

29-06-2006 8:51:20