Os 30 F16A/B MLU da FAP

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typhonman

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1395 em: Fevereiro 05, 2019, 12:49:57 am »
Pelo que parece lá vamos para a versão Viper, valha-nos isso !!


Qual é a fonte oficial ?

Parece-me um vídeo amador feita por alguem aqui do FD, mas espero que eu esteja enganado !

Abraços

Abraços

parece mas não é.

https://www.facebook.com/portuguesearmy/



Continua a não ser um orgão oficial !

Além disso "substituição do Bérrio" parece colado aqui do fórum.

Mas o que mais me continua a espantar é a "modernização da G-3", nem nisso conseguimos pensar em conjunto com os 3 ramos...
 

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NVF

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1396 em: Fevereiro 05, 2019, 03:24:42 am »
Uma vozinha disse-me que era tão óbvia a autoria do video que até saltava à vista. Ainda estou para perceber o significado...
Talent de ne rien faire
 

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asalves

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1397 em: Fevereiro 05, 2019, 10:28:15 am »
Pelo que parece lá vamos para a versão Viper, valha-nos isso !!


Qual é a fonte oficial ?

Parece-me um vídeo amador feita por alguem aqui do FD, mas espero que eu esteja enganado !

Abraços

Abraços

parece mas não é.

https://www.facebook.com/portuguesearmy/



Continua a não ser um orgão oficial !

Além disso "substituição do Bérrio" parece colado aqui do fórum.

Mas o que mais me continua a espantar é a "modernização da G-3", nem nisso conseguimos pensar em conjunto com os 3 ramos...

O vídeo descreve a LPM e os concursos que há anos foram anunciados ou ainda duram, e vale tanto como as antigas LPM, que se tivessem sido cumpridas no passado quase 70/80 % desses meios já deviam cá estar com vários anos de uso
 

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1398 em: Fevereiro 05, 2019, 10:46:35 am »
Uma vozinha disse-me que era tão óbvia a autoria do video que até saltava à vista. Ainda estou para perceber o significado...

Por acaso até parece sim senhor, se bem que continue a afirmar que o que lá vem [no vídeo] é mais produto de wishful thinking do que realidade, muito embora de facto a LPM 2019-2030 mencione praticamente tudo isso.


Pois estava de facto a referir-me aos F110 que são completamente distintos dos F100-220E. Se fossem Block 52 com o F100-229 ficava já com eles (resposta ao tenente) já que são um evolução do F100-200 e, certamente, a FAP rapidamente se adaptaria a esta turbina.

Não há emergência nenhuma CG  c56x1

 c56x1

Estes 18 F-16CM/DM Block 50D, mais o C-130J-30 eram apesar de tudo bem internados sim senhor. :mrgreen: O problema é, e que tu bem salientaste, que qualquer uma delas deve ter em cima uns bons milhares de horas de voo, mas com o CCIP já efectuado e o futuro SLEP para estender até 12 mil HV a vida útil na célula, até dariam muito jeito.

Eu gosto muito do Pratt & Whitney nos F-16 por uma característica engraçada que possuem que é o seu assobio. Esse "assobio", normalmente ouvido quando o piloto sobe e desce a potência no, ou junto, ao solo é característico dos F100 (até do -229) e causado pelo CENC ou Convergent Exhaust Nozzle Control. Movido por um motor a ar comprimido, este sistema ajusta o bocal do motor da aeronave para maior ou menor abertura consoante o pretendido, e há até quem afirme que a designação "Eagle" para o F-15 se ficou a dever a esse assobio ou grito particular deste motor.



Neste último vídeo ouve-se e vê-se bem em dois aparelhos nacionais, mas o assoar de nariz no final não é feito pelo F-16. Fica a nota.  :mrgreen:


« Última modificação: Fevereiro 05, 2019, 01:28:11 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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tenente

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1399 em: Fevereiro 05, 2019, 12:47:52 pm »
Uma vozinha disse-me que era tão óbvia a autoria do video que até saltava à vista. Ainda estou para perceber o significado...

Pensando melhor até me cheira a uma acção para desestabilizar aqui o FD, ver os comentários e reacções do pessoal.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1400 em: Fevereiro 05, 2019, 01:43:29 pm »
Uma vozinha disse-me que era tão óbvia a autoria do video que até saltava à vista. Ainda estou para perceber o significado...

Pensando melhor até me cheira a uma acção para desestabilizar aqui o FD, ver os comentários e reacções do pessoal.

Abraços

Ui, as chefias militares nacionais nem dormem, a pensar no que nós andamos para aqui a postar  :mrgreen:
 

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tenente

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1401 em: Fevereiro 05, 2019, 02:15:04 pm »
Uma vozinha disse-me que era tão óbvia a autoria do video que até saltava à vista. Ainda estou para perceber o significado...

Pensando melhor até me cheira a uma acção para desestabilizar aqui o FD, ver os comentários e reacções do pessoal.

Abraços

Ui, as chefias militares nacionais nem dormem, a pensar no que nós andamos para aqui a postar  :mrgreen:

Ui sr Vicente, é melhor jogar no Euromilhões agora também adivinha sobre quem eu me referia, muito bom !!

Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1402 em: Fevereiro 05, 2019, 04:12:39 pm »
Uma vozinha disse-me que era tão óbvia a autoria do video que até saltava à vista. Ainda estou para perceber o significado...

Pensando melhor até me cheira a uma acção para desestabilizar aqui o FD, ver os comentários e reacções do pessoal.

Abraços

Ui, as chefias militares nacionais nem dormem, a pensar no que nós andamos para aqui a postar  :mrgreen:

Ui sr Vicente, é melhor jogar no Euromilhões agora também adivinha sobre quem eu me referia, muito bom !!

A brincar, a brincar dizem-se umas grandes verdades, isto já para não falar na quantidade de pessoal que vem aqui "beber" informação e depois a vai colocar e difundir um pouco por todo o lado como se tivesse partido deles próprios. ::)

No saudoso fórum 9G's, do qual fui moderador durante algum tempo, resolveu-se um pouco a questão limitando o acesso apenas a utilizadores registados, algo que não acontece com o FD. Tínhamos lá muitos militares inscritos, particularmente da Força Aérea como é óbvio, e raramente tivemos problemas graves com quem quer que fosse. É verdade, uma vez por outra ouvíamos umas "bocas" e uns reparos porque determinado assunto seria de natureza mais sensível e "podia cair nas mãos do inimigo" - o que eu me ria nessas alturas -, porém as questões mais sérias até partiram sempre de civis que tomavam por sua a informação divulgada e/ou utilizavam imagens sem consentimento.

Aqui no nosso caso em particular, se algum carreirista de galões ou engravatado anda a ficar com alguma azia ou azedume em relação ao que anda aqui a ser discutido tem bom remédio: adopte um cão e vá passeá-lo, ou então dedique-se ao modelismo numa temática à sua escolha; em relação a este último digo por experiência própria que faz maravilhas.  >:D
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1403 em: Fevereiro 05, 2019, 04:53:13 pm »
Uma vozinha disse-me que era tão óbvia a autoria do video que até saltava à vista. Ainda estou para perceber o significado...

Pensando melhor até me cheira a uma acção para desestabilizar aqui o FD, ver os comentários e reacções do pessoal.

Abraços

Ui, as chefias militares nacionais nem dormem, a pensar no que nós andamos para aqui a postar  :mrgreen:

Ui sr Vicente, é melhor jogar no Euromilhões agora também adivinha sobre quem eu me referia, muito bom !!

A brincar, a brincar dizem-se umas grandes verdades, isto já para não falar na quantidade de pessoal que vem aqui "beber" informação e depois a vai colocar e difundir um pouco por todo o lado como se tivesse partido deles próprios. ::)

No saudoso fórum 9G's, do qual fui moderador durante algum tempo, resolveu-se um pouco a questão limitando o acesso apenas a utilizadores registados, algo que não acontece com o FD. Tínhamos lá muitos militares inscritos, particularmente da Força Aérea como é óbvio, e raramente tivemos problemas graves com quem quer que fosse. É verdade, uma vez por outra ouvíamos umas "bocas" e uns reparos porque determinado assunto seria de natureza mais sensível e "podia cair nas mãos do inimigo" - o que eu me ria nessas alturas -, porém as questões mais sérias até partiram sempre de civis que tomavam por sua a informação divulgada e/ou utilizavam imagens sem consentimento.

Aqui no nosso caso em particular, se algum carreirista de galões ou engravatado anda a ficar com alguma azia ou azedume em relação ao que anda aqui a ser discutido tem bom remédio: adopte um cão e vá passeá-lo, ou então dedique-se ao modelismo numa temática à sua escolha; em relação a este último digo por experiência própria que faz maravilhas.  >:D

E até tens uns quantos à venda! lol

Desde de que me conheço sempre se disse que em Portugal faltam pilotos, eu quando me candidatei a esse cargo o número de candidatos suplantava largamente as  vagas.

Agora dizem que a FAP só precisa de 4 pilotos por ano, ou seja, na realidade o problema está nas chefias e não no número de candidatos!
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1404 em: Fevereiro 05, 2019, 06:38:11 pm »
Isto é como na indústria, é preciso é gajos para mandar!!!!
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1405 em: Fevereiro 05, 2019, 11:42:06 pm »
Agora dizem que a FAP só precisa de 4 pilotos por ano, ou seja, na realidade o problema está nas chefias e não no número de candidatos!

4 Pilotos por ano para frequentar o curso avançado de jactos para a seguir integrar as esquadras de F-16, mas a FAP tem mais esquadras.
 

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asalves

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1406 em: Fevereiro 06, 2019, 09:31:55 am »
Uma vozinha disse-me que era tão óbvia a autoria do video que até saltava à vista. Ainda estou para perceber o significado...

Pensando melhor até me cheira a uma acção para desestabilizar aqui o FD, ver os comentários e reacções do pessoal.

Abraços

Ui, as chefias militares nacionais nem dormem, a pensar no que nós andamos para aqui a postar  :mrgreen:

Ui sr Vicente, é melhor jogar no Euromilhões agora também adivinha sobre quem eu me referia, muito bom !!

A brincar, a brincar dizem-se umas grandes verdades, isto já para não falar na quantidade de pessoal que vem aqui "beber" informação e depois a vai colocar e difundir um pouco por todo o lado como se tivesse partido deles próprios. ::)

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Aqui no nosso caso em particular, se algum carreirista de galões ou engravatado anda a ficar com alguma azia ou azedume em relação ao que anda aqui a ser discutido tem bom remédio: adopte um cão e vá passeá-lo, ou então dedique-se ao modelismo numa temática à sua escolha; em relação a este último digo por experiência própria que faz maravilhas.  >:D

E até tens uns quantos à venda! lol

Desde de que me conheço sempre se disse que em Portugal faltam pilotos, eu quando me candidatei a esse cargo o número de candidatos suplantava largamente as  vagas.

Agora dizem que a FAP só precisa de 4 pilotos por ano, ou seja, na realidade o problema está nas chefias e não no número de candidatos!

Eu quando fui lá parar também havia mais candidatos que vagas, e o mais estranho foi mesmo depois de chumbar nos testes (testes esses que com algum treino passava, pois cai lá de paraquedas) não me voltaram a contactar nem para outros ramos/"cargos", podiam ter feito uma reciclagem do pessoal que não serve para um cargo para daria para outro.

Isto só para dizer que o processo de recrutamento pelo menos na altura estava muito fraquinho.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1407 em: Fevereiro 06, 2019, 03:21:39 pm »
E até tens uns quantos à venda! lol

Xiuuu, isso são outros negócios.  c56x1


Agora dizem que a FAP só precisa de 4 pilotos por ano, ou seja, na realidade o problema está nas chefias e não no número de candidatos!

Isso diz respeito apenas às Esquadras de Caça. E mesmo esse objectivo anual não será atingido com a actual situação encontrada de enviar os pilotos para os Estados Unidos dadas as dificuldades que estão a ser encontradas em lá colocá-los, obrigando muito provavelmente ao tal recurso à SkyTech e seus aviões de treino a reacção. Mas como bem disse o Lightning, os pilotos a serem formados na FAP não são exclusivamente para as Esquadras de Monte Real, e continua a haver uma falta crónica dos mesmos.

Colocando este tópico de volta aos eixos, eis que o pessoal de Spangdahlem já começa a dar um ar da sua graça.  :)

Citar
Spangdahlem Air Base
4 de fevereiro às 11:48

Adeus neve, olá Portugal! The 480th Fighter Squadron headed south this weekend for a flying training deployment in #Portugal, where they'll fly and train together with the Força Aérea Portuguesa. FTDs provide a great opportunity to improve our working relationships and ability to integrate with #NATO allies across Europe.





https://www.facebook.com/SpangdahlemAirBase/?__tn__=kC-R&eid=ARCsVVRXK4tat1Uomhln3ctgjX2hDPaCPYLTlq_kaL54mX2Fw_rIwVjou2XzehJ6HPyFUH9ZPNp8XXc9&hc_ref=ART6PEtkEdYWGjD3HAGYUl2T_8ykIPE7xd2pMUpKZdYyzEVEA8AoQrU51YtWZp4-DjE&fref=nf&__xts__%5B0%5D=68.ARBdmkOFDTMtbjO-I8RQYSwcqyL1M-v8SX8vGEijuDGG_ZAwPgIYQoyEUpRXWzE1S8_hRCPw6lbFQB1na6wW2ztzV29t32_K_wR-OFrxtX51NrZag7_PTaRGjM64EAQg6FqjFkGd2W_5fVBauuhPlvVOAtkwKw86CBVWqQQrN4O6rUZTzczCeY9ff4B3t1RTzcQ-EUgn8zYuxYU-XivRtSZ7BMWity9olNK_THOBaMLnQRUlr3dusyzKZX_QnuO7Nc-npuTCuZqXvdRuS-Tm5ISxDNh7lnZpaUcNzr5oRv_fJjvm2lQZiwhVnIpfpXBr5DSX9q6CNs6sLwbyCjsi

Citar
F-16 NORTE AMERICANOS TREINAM EM PORTUGAL [M2020 - 07/2019]
terça-feira, 5 de fevereiro de 2019 às 21:57



http://www.passarodeferro.com/2019/02/f-16-norte-americanos-treinam-em.html
Saudações Aeronáuticas,
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"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1408 em: Fevereiro 07, 2019, 11:35:07 am »
Agora dizem que a FAP só precisa de 4 pilotos por ano, ou seja, na realidade o problema está nas chefias e não no número de candidatos!

4 Pilotos por ano para frequentar o curso avançado de jactos para a seguir integrar as esquadras de F-16, mas a FAP tem mais esquadras.

Daquilo que me lembro, na FAP haviam dois concursos por ano, um para PIL e outro para PILAV.

Daquilo que me lembro o PIL apenas podia voar nos helis enquanto que os PILAV podiam voar nos F16.

E que se o PIL for bom, pode ser convidado a voar nos F16.

Agora em ambos os cursos haviam sempre mais candidatos aprovados do que vagas, na altura a Academia só abria 20 vagas por ano, ou seja, uma vez há tanta falt a de pilotos não fazia sentido aumentar esse número de vagas.
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1409 em: Fevereiro 07, 2019, 01:45:46 pm »
Agora dizem que a FAP só precisa de 4 pilotos por ano, ou seja, na realidade o problema está nas chefias e não no número de candidatos!

4 Pilotos por ano para frequentar o curso avançado de jactos para a seguir integrar as esquadras de F-16, mas a FAP tem mais esquadras.

Daquilo que me lembro, na FAP haviam dois concursos por ano, um para PIL e outro para PILAV.

Daquilo que me lembro o PIL apenas podia voar nos helis enquanto que os PILAV podiam voar nos F16.

E que se o PIL for bom, pode ser convidado a voar nos F16.

Agora em ambos os cursos haviam sempre mais candidatos aprovados do que vagas, na altura a Academia só abria 20 vagas por ano, ou seja, uma vez há tanta falt a de pilotos não fazia sentido aumentar esse número de vagas.

Para aumentar vagas é preciso haver disponibilidade de aviões de instrução e principalmente de instrutores para isso. O problema maior da falta de pilotos é a saída de muitos justamente na fase em que atingem mais experiência e capacidade. Resolver o problema da falta de pilotos deveria passar mais por melhorar a retenção do que em admitir maior número, transformando a FAP numa mera escola de aviação. Mais valia melhorar a remunerações dos pilotos para diminuir a diferença para a aviação civil e deixar cargos burocráticos não diretamente relacionados com a aviação para outras especialidades, seria certamente mais barato e efectivo.
 
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