Os 30 F16A/B MLU da FAP

  • 3383 Respostas
  • 633188 Visualizações
*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2867
  • Recebeu: 579 vez(es)
  • Enviou: 354 vez(es)
  • +153/-469
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1425 em: Fevereiro 13, 2019, 09:12:02 pm »
Só a titulo de curiosidade, não haveria a possibilidade de o Meteor ser integrado no F16V!?
 ???

Muito pouco provável essa hipótese infelizmente. Com a disponibilidade do AIM-120D e AIM-9X as aeronaves de combate de origem norte-americana não deverão adoptar outro armamento que não o Made in USA. Aliás, corrigindo uma informação que dei no post anterior, o MBDA Meteor só será integrado nos F-35B da RAF, não estando previsto que seja incorporado em mais qualquer outra versão a não ser que a Royal Air Force porventura acabe por adquirir alguns F-35A também.

Ainda para os F-35 e F-22 o único novo armamento ar-ar digno desse nome deverá ser o Lockheed Martin Cuda, alcunhado de "Half-raam": https://www.aereo.jor.br/2019/01/23/usaf-financia-testes-de-misseis-cuda-half-raam-da-lockheed/

O Meteor andou a ser estudado pela USN para os Super Hornet como uma espécie de futuro AIM-154 Phoenix, assim como para os F-15C/D da USAF e ANG, porém a escolha recaiu no AIM-120D que possui 50% mais de alcance face ao -120C7: http://www.thedrive.com/the-war-zone/4678/is-the-european-meteor-air-to-air-missile-really-the-best-in-the-world

Já que a Noruega adquiriu AIM-9X Block II e mais AIM-120 para os seus F-35A, bem nos podiam vender o lote de IRIS-T após o phase-out dos seus F-16 MLU. Apesar de tudo, se ficarmos equipados com o Super Sidewinder e o AIM-120D não ficaríamos mal de todo; o AIM-9Li está a ficar ultrapassado face ao M e obviamente ao X, e o AIM-120C5 tem um desempenho inferior ao C7 e ao D. Portanto arriscar-me-ia a dizer que todo o armamento ar-ar que vier daqui para a frente será certamente melhor que aquele que actualmente possuímos.

A integração é possível resta saber se alguém se chega a frente e patrocina.

Os F-35 Japoneses também vão operar uma versão local do Meteor(Corpo do Meteor e Seeker japonês)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5377
  • Recebeu: 4014 vez(es)
  • Enviou: 9969 vez(es)
  • +8451/-245
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1426 em: Fevereiro 13, 2019, 10:07:04 pm »
Os noruegueses devem ter mais de uma centena deles em stock. Vinham mesmo a calhar.
Talent de ne rien faire
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5524
  • Recebeu: 5498 vez(es)
  • Enviou: 3614 vez(es)
  • +10065/-2645
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1427 em: Fevereiro 13, 2019, 10:08:08 pm »
A integração é possível resta saber se alguém se chega a frente e patrocina.

Os F-35 Japoneses também vão operar uma versão local do Meteor(Corpo do Meteor e Seeker japonês)

Sim, a integração é possível como se pode ver pelo caso dos F-35B britânicos. Creio que a única coisa para isso é ter de criar uma versão com winglets mais curtas para que caiba sem problemas no porão de armas do aparelho.

Acredito que a médio prazo possamos vir a assistir ao surgimento de uma versão americanizada do Meteor até porque o AIM-120D será o derradeiro AMRAAM de acordo com a Raytheon, contornando assim aquela visão proteccionista e bacoca norte-americana (e agora reforçada com o Trump na Casa Branca) que tudo deve ser fabricado nos EUA. Aliás, como dita a História, sempre que tal foi preciso olharam para o lado e casos como o do Harrier não foram o único.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2867
  • Recebeu: 579 vez(es)
  • Enviou: 354 vez(es)
  • +153/-469
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1428 em: Fevereiro 13, 2019, 11:29:49 pm »
A integração é possível resta saber se alguém se chega a frente e patrocina.

Os F-35 Japoneses também vão operar uma versão local do Meteor(Corpo do Meteor e Seeker japonês)

Sim, a integração é possível como se pode ver pelo caso dos F-35B britânicos. Creio que a única coisa para isso é ter de criar uma versão com winglets mais curtas para que caiba sem problemas no porão de armas do aparelho.

Acredito que a médio prazo possamos vir a assistir ao surgimento de uma versão americanizada do Meteor até porque o AIM-120D será o derradeiro AMRAAM de acordo com a Raytheon, contornando assim aquela visão proteccionista e bacoca norte-americana (e agora reforçada com o Trump na Casa Branca) que tudo deve ser fabricado nos EUA. Aliás, como dita a História, sempre que tal foi preciso olharam para o lado e casos como o do Harrier não foram o único.

O Meteor cabe nos slots de air-to-ground, agora falta conseguir que caiba nos slots de air-to-air.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5524
  • Recebeu: 5498 vez(es)
  • Enviou: 3614 vez(es)
  • +10065/-2645
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1429 em: Fevereiro 14, 2019, 03:16:41 pm »
O Meteor cabe nos slots de air-to-ground, agora falta conseguir que caiba nos slots de air-to-air.

Sim, é verdade, mas não é aí que é suposto, e com a cobertura dos Typhoon não deve haver necessidade de um F-35B "beast mode" ar-ar com 8 Meteor e 2 ASRAAM. Por isso é que a MBDA e a RAF estudaram e irão fazer alterações ao míssil que lhe permita ser carregado sobretudo onde é suposto, isto é, nos pontos de fixação internos para armas ar-ar. Já nos externos não há problema e por isso poderão ser montados 4 sob as asas, 2 por cada mais os ASRAAM.


Meteor to be carried by the F-35 from 2024. Note the clipped tail fins required for internal carriage. Illustration: MBDA

https://defense-update.com/20170421_f35_meteor.html


Voltando aos nossos F-16, e neste caso à presença do destacamento norte-americano em Monte Real, surgiu na net um pequeno vídeo do pessoal de armamento da 52nd FW a preparar bombas inertes BDU-50 (Mk.82 de 500lb sem carga explosiva) para uso pelos F-16CM/DM vindos de Spangdahlem. Aquilo no CTA deve andar concorrido.  :mrgreen:

https://www.bitchute.com/video/0XkHAJ6MUp3Y/
« Última modificação: Fevereiro 14, 2019, 07:33:28 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1672
  • Recebeu: 391 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +99/-45
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1430 em: Fevereiro 14, 2019, 04:35:14 pm »
É no ar e no solo... também é para isso que serve o CT.
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1431 em: Fevereiro 14, 2019, 05:43:30 pm »
O Meteor cabe nos slots de air-to-ground, agora falta conseguir que caiba nos slots de air-to-air.

https://www.bitchute.com/video/0XkHAJ6MUp3Y/

Bonitos capacetes de trabalho
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5524
  • Recebeu: 5498 vez(es)
  • Enviou: 3614 vez(es)
  • +10065/-2645
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1432 em: Fevereiro 14, 2019, 07:34:43 pm »
Bonitos capacetes de trabalho

Já estou como o NVF: o que foi feito de ti rapaz?  :) ;)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2867
  • Recebeu: 579 vez(es)
  • Enviou: 354 vez(es)
  • +153/-469
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1433 em: Fevereiro 14, 2019, 08:00:14 pm »
O Meteor cabe nos slots de air-to-ground, agora falta conseguir que caiba nos slots de air-to-air.

Sim, é verdade, mas não é aí que é suposto, e com a cobertura dos Typhoon não deve haver necessidade de um F-35B "beast mode" ar-ar com 8 Meteor e 2 ASRAAM. Por isso é que a MBDA e a RAF estudaram e irão fazer alterações ao míssil que lhe permita ser carregado sobretudo onde é suposto, isto é, nos pontos de fixação internos para armas ar-ar. Já nos externos não há problema e por isso poderão ser montados 4 sob as asas, 2 por cada mais os ASRAAM.


Meteor to be carried by the F-35 from 2024. Note the clipped tail fins required for internal carriage. Illustration: MBDA

https://defense-update.com/20170421_f35_meteor.html


Voltando aos nossos F-16, e neste caso à presença do destacamento norte-americano em Monte Real, surgiu na net um pequeno vídeo do pessoal de armamento da 52nd FW a preparar bombas inertes BDU-50 (Mk.82 de 500lb sem carga explosiva) para uso pelos F-16CM/DM vindos de Spangdahlem. Aquilo no CTA deve andar concorrido.  :mrgreen:

https://www.bitchute.com/video/0XkHAJ6MUp3Y/

É verdade que a integração do meteor no slot air-to-air só esta previsto para o Block 4(2024), mas logo para o Block 5 esta prevista a dupla integração do meteor no slot air-to-ground.
Um F-35 em modo totalmente stealth com 6 Meteor mete medo, em teoria. c56x1
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5524
  • Recebeu: 5498 vez(es)
  • Enviou: 3614 vez(es)
  • +10065/-2645
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1434 em: Fevereiro 14, 2019, 10:11:24 pm »
Pilotos de "caças" recordam missões contra o Estado Islâmico

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5377
  • Recebeu: 4014 vez(es)
  • Enviou: 9969 vez(es)
  • +8451/-245
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1435 em: Fevereiro 14, 2019, 11:00:44 pm »
O Meteor cabe nos slots de air-to-ground, agora falta conseguir que caiba nos slots de air-to-air.

https://www.bitchute.com/video/0XkHAJ6MUp3Y/

Bonitos capacetes de trabalho

São fáceis de arranjar por aqui. Se quiseres mando-te um.  ;D
Talent de ne rien faire
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5524
  • Recebeu: 5498 vez(es)
  • Enviou: 3614 vez(es)
  • +10065/-2645
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1436 em: Fevereiro 15, 2019, 08:20:58 am »
É verdade que a integração do meteor no slot air-to-air só esta previsto para o Block 4(2024), mas logo para o Block 5 esta prevista a dupla integração do meteor no slot air-to-ground. Um F-35 em modo totalmente stealth com 6 Meteor mete medo, em teoria. c56x1

Onde enfias o 5º e 6º Meteor dentro das weapons bays do Lightning II?  ???


De volta ao tópico: lá vão as BDU-50 a caminho de Alcochete, TERs completos. c56x1





O nosso pessoal, pelo contrário, anda a aproveitar para limpar o pó às Mk.82 e fazer largada de armamento real.



« Última modificação: Fevereiro 15, 2019, 09:30:11 am por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5377
  • Recebeu: 4014 vez(es)
  • Enviou: 9969 vez(es)
  • +8451/-245
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1437 em: Fevereiro 15, 2019, 12:09:31 pm »
Já devem ter passado do prazo  ;D
Talent de ne rien faire
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2867
  • Recebeu: 579 vez(es)
  • Enviou: 354 vez(es)
  • +153/-469
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1438 em: Fevereiro 15, 2019, 07:40:34 pm »
É verdade que a integração do meteor no slot air-to-air só esta previsto para o Block 4(2024), mas logo para o Block 5 esta prevista a dupla integração do meteor no slot air-to-ground. Um F-35 em modo totalmente stealth com 6 Meteor mete medo, em teoria. c56x1

Onde enfias o 5º e 6º Meteor dentro das weapons bays do Lightning II?  ???


De volta ao tópico: lá vão as BDU-50 a caminho de Alcochete, TERs completos. c56x1





O nosso pessoal, pelo contrário, anda a aproveitar para limpar o pó às Mk.82 e fazer largada de armamento real.





No Block 5 esta previsto uma alteração as weapons bays e parece que o outro pode estar preso a porta exterior. Mas vamos ver, primeiro tem que resolver o problemas das entradas de ar do motor do ramjet do meteor.



« Última modificação: Fevereiro 15, 2019, 07:41:55 pm por Red Baron »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5524
  • Recebeu: 5498 vez(es)
  • Enviou: 3614 vez(es)
  • +10065/-2645
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Red Baron