A doca inundavel é dispensavel. Poupamos espaço e dinheiro.
É importante um grande convés de Voo que permite levar muitos helicopteros, e de preferência pesados ou plataformas aéreas do tipo MV22.
Seria ideal que o navio consegui-se reabastecer 2 navios ao mesmo tempo, no entanto, se for só um também serve.
É Importante é ter um bom convés de voo. As nossa tipologia de forças é leve e agil:
- colocar Fuzileiros na praia, num porto ou numa zona ribeirinha de botes e lanchas rápidas
- colocar Para-quedistas e Comandos em zonas estratégicas por meios aéreos (nossos ou de outros),
- helitransportar meios mais pesados como a artilharia da BRR
- apoiar Operações Especiais
- desembarcar meios mais pesados e logisticas ( mas nunca em situação de 1ª linha)
MISSIONS
• Replenishment at sea;
• Strategic transport;
• Joint operations headquarters;
• Helicopter operations;
• Humanitarian aid and disaster relief;
• Repair and maintenance support;
• Training.
TRANSPORT CAPACITY
• Large helicopter flight deck (Chinook capable) with space for two aircraft;
• Storage space for six medium size or two Chinook helicopters in hangar;
• 7,700 m² fuel;
• 1,000 m² helicopter fuel;
• 400 m² fresh water;
• 2,350 m² roll-on roll-off cargo deck;
• Ample stores for cargo and ammunition;
• Steel beach enables safe ship-to-shore transfer;
• 2 x davit-launched Landing Craft Vehicle Personnel (LCVP) units.
ACCOMMODATION
• Air conditioned facilities for up to:
- 175 crew;
- 125 specialist personnel.
• Hospital consisting of:
- 2 x operating theatres;
- Intensive, medium and low care units;
- Quarantine complex.