Quanto à questão dos radares de superfície, julgo que a questão deve ser a de terem que melhorar a capacidade de lidar com ameaças assimétricas em ambiente litoral (ver o que aconteceu ao Cole americano no Yémen). Sendo as LCF fragatas/destroyers AAW, são mais eficazes em águas abertas (tanto que a Marinha Holandesa vai equipar 2 com Tomahawk e outros dois com SM-3) e, além disso, não me parece que os holandeses queiram arriscar um navio de quase um bilião de euros (nomenclatura americana) em águas confinadas. Portanto, julgo que a ideia será a de utilizar as KD nesse ambiente. Digo eu, não sei...
Quanto aos sonares, embora o SQS510 das VdG seja equivalente (ou mesmo melhor) que o Thales PHS-36 das KD, estas têm vantagem ASW clara, já que têm um sonar passivo rebocado Thales DSBV 61. As VdG têm espaço para um, mas nunca foi instalado por questões (surpresa!) orçamentais.
Por outro lado, as VdG têm espaço para 2 Lynx (enquanto as KD só têm para um) mas raramente são embarcados ambos por (acertaram...) razões orçamentais! De qualquer modo, julgo que por razões políticas, tal como vamos ter que levar com os NH90 no GALE, também vamos acabar por substituir os Lynx por NFH90 e aí acho que as VdG só vão ter espaço (hangar e pista) para um porque o NFH90 é bem maior que o Lynx. Mais alguém tem este feeling?