:lol: .
E saliento que nunca estive nem na BA5, BA6 ou BA11, estive noutras.
Mas é a minha maneira de ver
.
Fez-me lembrar um artigo de jornal que vi em que falava dos sargentos da BA5 em que salientava que a BA5 era a base mais operacional da Força Aérea (no coment), e que todos os sargentos eram especialistas e muitos deles mecanicos da linha da frente e por isso queriam uma coisa qualquer, só quem não sabe é que pode levar uma coisa dessas a sério porque a mim só dá vontade de rir, é verdade que todos os militares da FAP tem a sua especialidade mas já não existem especialistas, isso era nos anos 70 e 80 em que havia a PA, o SG(Serviço Geral) e os Especialistas (mecanicos, operadores, e mais uma ou outra especialidade), mas havia uma grande diferença, era que nessa altura os especialistas tinham um subsidio de especialista e quando um 1ºCabo mecanico ganhava 500 escudos de ordenado e 900 escudos de subsidio de especialista vê-se a importancia que havia entre especialistas e os outros, até chegava ao estado em que no Clube de Especialistas só podiam entrar militares daquelas especialidades e os restantes só por convite independentemente do posto, por exemplo um sargento SG ou PA não podia entrar no clube de especialistas apesar de um praça mecanico lá entrar à vontade, resumindo não existe subsidio de especialista por isso não existem especialistas.
A linha da frente (o nome oficial penso que seja Area de Aprontamento de Aeronaves) é algo que existe em todas as esquadras de aviões da FAP, é uma secção de alguns mecanicos, varia conforme o nº de aeronaves que a esquadra possui e são responsáveis por fazer as inspecções antes e depois de voo, dão apoio aos pilotos na saida e recepção de aeronaves da placa de estacionamento, e outras coisas relacionadas com os aviões que são considerados prontos a cumprir missões, os aviões que estão em manutenção estão entregues à Area de Reparações e Inspecções e é aqui que está o grosso dos mecanicos incluindo mecanicos de electronica, mecanicos de armamento e equipamentos, mecanicos de electricidade de aviões, e são estes que arranjam as avarias e fazem as inspecções dos aviões.
Em todas as bases aéreas existem mecanicos da linha da frente por isso é algo muito esquisito fazer disso algo de especial na BA5, o que tem de especial é que existam mais mecanicos de linha da frente na BA5 em comparação com as outras, na BA5 existem 2 mecanicos atribuidos a cada F-16 enquanto que nas outras bases existe X mecanicos, se amanhã forem voar Y aviões são escalados Y mecanicos (1 por avião) para fazer linha da frente mas é indiferente qual é o avião.
Pronto acabei por fazer outro testamento, sinceramente, não havia necessidade...