A unidade militar mais "dura"

  • 17 Respostas
  • 11861 Visualizações
*

Yosy

  • Especialista
  • ****
  • 1079
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #15 em: Maio 25, 2005, 04:12:23 pm »
Citar
Yosy a DAE tem uma grande vantagem sobre todas as outras unidades especiais: estão perfeitamente à vontade na água (faz parte da sua formação base). Aquela história dum DAE a sair por um tubo de torpedo dum submarino é elucidativa. Não sei se um Ranger está capacitado para isso.


Talvez. Só quem está dentro do assunto é que sabe.

Os mergulhadores acabaram quando a Guerra Colonial acabou, mas a Escola de Mergulhadores continuou em actividade. Em 1988 foi criado o  Destacamento de Mergulhadores Sapadores Nº1; em 1995 criou-se o Nº2, retirando assim á Escola de Mergulhadores tarefas operacionais, ficando esta dedicada exclusivamente á instrução.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20052
  • Recebeu: 2925 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1225/-3447
Dureza
« Responder #16 em: Julho 09, 2005, 03:07:37 pm »
Quando vi este tema ia tendo uma coisinha má!
Eu pessoalmente não acredito que se pode comparar treinos de unidades tão diferentes como os Mergulhadores-Sapadores e os Comandos. Esse tipo de comparações só é possível em unidades com missões semelhantes, como os nossos Comandos com os Rangers Americanos, ou as nossas Operações Especiais com os GOE Espanhóis, etc.
Os Portugueses são de todo um caso que demonstra que é possível misturar várias escolas para atingir o máximo de operacionalidade. Passo a explicar , a marinha teve no passado uma forte ligação/influência Britânica (se calhar ainda se mantém), por isso quando reorganizou os Fuzileiros e os Mergulhadores recorreu-se à Grã-Bretanha e enviou-se pessoal da Marinha para lá. No entanto hoje em dia os Fuzos têm muitos mais contactos com as unidades congéneres Espanhola e Americana do que com a Britânica. O mesmo aconteceu com os Mergulhadores, quando recentemente compraram material novo para puderem operar a 91 metros de profundidade, não tiraram o curso na GB mas sim no Canadá. Por outro lado os Pára-quedistas têm ligações históricas com Espanha, França, Brasil e com os EUA. Por exemplo qd o pessoal chega ao curso de Pára-quedismo aprendem a saltar da torre Americana e da Torre francesa, a parte técnica do curso é Francesa, mas a parte física (calistenias, Toros, etc.) é escola americana, mas aprendeu-se isso com os Brasileiros.
Os Comandos pelo que me disseram foram uma mistura de ensinamentos entre oficiais com o curso de Operações Especiais, um ex-sargento da Legião Estrangeira Italiano (por isso é que no inicio de cada curso de Comandos faz-se ouvir a canção francesa Donnez moi ma chance) e a própria experiência da Guerra (os cursos eram dados nas colónias).
As Operações Especiais em primeiro lugar eram da escola francesa (oficiais enviados para a Algéria), mas depois com o envio em massa de oficiais aos EUA para tirarem o curso Ranger as coisas mudaram. É por isso é que hoje em dia a unidade chama-se Operações Especiais, mas o militar tem a designação Ranger. No entanto desde dai já fizeram estes cursos no estrangeiro:
AIRBORNE - EUA
RANGER - EUA
SPECIAL FORCES - EUA.
CURSO SNIPER - REINO UNIDO.
WINTER PATROL COURSE - ALEMANHA.
CURSO OPERAÇÕES ESPECIAIS - ESPANHA.
CURSO ESCOLA PATRULHA RECONHECIMENTO LONGO RAIO DE ACÇÃO - ALEMANHA.
CURSO DE GUERRA NA SELVA – BRASIL

Eu pessoalmente acredito que unidades como a companhia de Precursores e o DAE, podem tirar mais rendimento dos seus homens porque quando finalmente vão fazer os cursos que lhes permite aceder a essas unidades já têm anos de casa e não sei quantas missões em cima. Como tal como homens e como militares são muito mais calejados! Mas isso não quer dizer que os Rangers e os Comandos sejam uns amadores, apenas que são diferentes! Não me posso deixar de recordar que um grande amigo meu mostrou-me uma revista à pouco tempo de um exercício em Espanha no qual das várias unidades dos vários países, os únicos a conseguir chegar ao fim com todos os seus elementos foram os espanhóis e os portugueses (Rangers).
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Yosy

  • Especialista
  • ****
  • 1079
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #17 em: Julho 09, 2005, 06:05:45 pm »
Grande post  :Palmas:

Bem vindo aos foruns